sexta-feira, 27 de junho de 2014

O Sentido da Vida



 Quanto mais o tempo passa, mais acho a vida sem sentido. Acho bem mais provável não haver vida após a morte. Mas, não concordo com muitos cientistas e/ou ateístas que proclamam que o Universo não foi criado por um ser. Concordo com o filósofo Voltaire, que disse:" não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro. ". O Universo tem sua organização... até mesmo nosso corpo,com todas as limitações,faz nos crer que há alguém por trás de tudo, algum ser que criou tudo.
Se bem que acho que tal ser nada tem a ver com o Deus dos religiosos, que foi criado pelos homens.
Também não acredito que tal criador seja bom e que se preocupe com suas criações. O criador igualmente não é perfeito, já que o mundo, a vida, é imperfeita. Acho um absurdo culparem o ser humano por nossas mazelas. Temos nossa parcela de culpa sim, mas a natureza é selvagem, ela é violenta, cruel. O leão come a zebra... o homem come vários tipos de animais... o empresário explora do empregado... o político rouba... o mais forte bate no mais fraco... nosso corpo é frágil, perecível...
Caso existir um criador, penso que ele se preocupa é com a espécie, não com o indivíduo. Acredito que este grande arquiteto, ao criar o homem, por exemplo, sabia que ele poderia matar seus semelhantes e matar a si próprio, mas, espertamente, criou muitas ilusões, muitos prazeres, a iludir a vida humana, que as prende à existência. Daí, mesmo com tantos assassinatos, guerras sangrentas, com em cada quarenta segundos  um suicídio no planeta, o homem, a espécie humana ainda sobrevive.
Creio que tanto os suicidas, como os mortos de outra forma, não tem alma... nada de vida além-túmulo.
As religiões servem para frear assassinatos-embora algumas os pratique- e os suicídios. E, por incrível que pareça, condenam mais o suicida que o assassino. Talvez o criador tenha espalhado no ar, temendo um suicídio geral, que este é o maior dos pecados. Afinal, se a raça humana se extinguir, ele(o criador) perde o propósito de continuar com a vida, de continuar se divertindo, regendo um mundo tão contraditório, injusto, fútil, sofrido, imprevisível, etc...

Nunca saberemos o objetivo da vida, mas acho provável que o criador(caso existir) e outras entidades, sabem o propósito, no qual estamos excluídos, depois de mortos. Somos joguetes do destino, de entidades que desconhecemos.Com o ego nas alturas, um medo forte da morte, presos aos prazeres vulgares, fúteis e fugazes, achamos que temos valor, que teremos um final feliz pós morte.
Há quem diga que fomos criados por seres de outro planeta, que nos usam e têm o propósito de um dia se apoderarem da Terra. Acho também possível.
Há muito mistério, muitas coisas que não dão para entender... Por que o criador nos dotou de sentimentos?  Principalmente, devido os sentimentos serem vãos. Se houvesse mesmo vida após a morte, não ficaríamos tão desolados com o fim de uma pessoa querida. Mesmo não sabendo quando nos encontraríamos de novo, estaríamos mais consolados, apesar de triste pela ausência do mesmo, pela certeza de um dia voltar a ver a pessoa querida.
É muita tristeza e crueldade, pro meu gosto! Se fomos criados, o criador seria similar ao Demiurgo , dos gnósticos.

E viva a Copa do Mundo! Viva a Seleção Brasileira! Viva a corrupção! Viva os políticos! Viva o amor! Viva tudo de ruim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores