terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Um Ruim Papo Chato, Mas Realista

Homem Bom, Alegre e Bem Humorado: Sabe, meu amigo, adoro ajudar os outros.

Homem Egoísta, Vulgar e Mal Humorado(Este homem, sou eu): E como você ajuda os outros?

HBABH: Visito as pessoas doentes em hospitais- costumo até a ser acompanhante; empresto dinheiro para os meus amigos; já socorri diversas pessoas acidentadas nas estradas; é comum eu consolar pessoas desamparadas, tristes, passando por sérios problemas. Isso me traz uma alegria imensa!

HEVMH: Interessante, é preciso haver sofrimento, necessidade para vc se sentir alegre, não é?

HBABH: Que isso , meu amigo! Não exagere. Sou um homem muito alegre, gosto de dar minhas gargalhadas.

HEVMH: Mas, o que o faz rir, o que o faz alegre?

HBABH:  Uma comédia no cinema; programas humorísticos; uma reunião com os amigos, quando entre um papo, alguém  dá um fora, diz alguma coisa errada; quando ficamos falando da vida dos outros; quando alguém deixa algo cair no chão, ou está com uma roupa ridícula, um cabelo com o penteado estranho. Adoro futebol, luta de box e outros esportes; curto muito uma novela; e gosto de filmes policiais , de guerra e de terror-quanto mais sangue e morte, melhor. São muitas as alegrias no mundo, fica até enfadonho citar todas.

HEVMH:  Mais uma vez, digo, que tem que haver erro, necessidade, problemas, limitações, sendo que a presença do mal é constante. No futebol e no boxe, tem que haver uma derrota, para o vencedor se sentir feliz. Quem assistiria uma novela ou filme, em que não  houvessem conflitos,sofrimentos dos personagens?

HBABH: Mas, você, hein?  A vida é boa demais, meu amigo!

HEVMH:  Você se considera um homem de sorte?

HBABH:  Muito! E até hoje, tenho a sorte de achar dinheiro na rua, perdido por algum transeunte.
Já achei altas somas...

HEVMH; É, você fica muito feliz com isso, mas o transeunte que perdeu a grana...

HBABH: Ora, eu não posso queixar da vida. Tenho uma empresa, uma casa muito confortável; imóveis alugados; dois carros; uma mulher maravilhosa e dois filhos que amo.

HEVMH:  Você tem empregados na sua empresa?

HBABH:   Muitos.

HEVMH: Pode me informar o salário deles?

HBABH:  Quase todos ganham salário mínimo. Só uns poucos, recebem dois salários.

HEVNH:  Eles devem morar em periferia, não? Sem conforto algum?

HBABH:  Alguns são até meus inquilinos. Eles têm em média 4 filhos, cada casal, e moram em barracões de poucos cômodos.

HEVNH: Trabalham mais de 40 horas semanais, suponho, para ganharem pouco e morarem em lugares precários... E você bem de vida...

HBABH: Peraí, meu amigo, hoje, tenho uns empregados de confiança e posso deixar tudo por conta deles, enquanto descanso, não precisando ficar horas na empresa. Mas, já "ralei" muito, sofri como um condenado, trabalhando o dia inteiro e fazendo cursos à noite. Depois de tanto sofrimento, não posso ter um conforto?  E empregado custa caro para um patrão; ainda tenho que pagar impostos, muito caros. Eu sonego, senão não daria conta...

Estávamos numa lanchonete, então, passa um carro e um sujeito chama o Homem Bom de "careca".

HEVNH: Que cara filho da p.., que falta de respeito! Por que você não aproveitou que o carro estava parado no sinal, e o mandou para aquele lugar?

HBABH:  Amigão, você acha que eu vou ficar irritado e brigar por causa disso, uma coisa tão banal? E , afinal, sou careca mesmo? hehe

HEVNH: Cara, mas ele nem te conhece, te faltou ao respeito, debochou de vc!

HBABH: Não ligo a mínima!  Amigão, agora tenho que ir. Estou com um filho doente, ele até é excepcional; constantemente tem problemas de saúde... tenho que dar uma força para minha mulher. E ela está sem carro, que está em manutenção.

HEVNH: E seu outro filho? É homem, mulher?

HBABH: É homem. E vou te fazer uma revelação: ele é gay.

HEVNH: Poxa, mas como você conseguiu lidar com isso?

HBABH; No começo, foi difícil, ainda mais pelo fato de eu ser um mulherengo inveterado, que tive até problemas com homens casados, por causa de suas mulheres(hehe). Entretanto, hoje aceito mais, apesar de eu ficar chateado pelo fato dele ser ridicularizado pela sociedade e ser explorado por outros homens.
Mas, a vida é boa demais, meu amigo!  Deixa de ser negativo, ok?  Ai, ai, que dor!

HEVNH: É, e você está casado pela segunda vez. Seu primeiro casamento, durou muito pouco, pq sua esposa não tolerou suas escapadas. E não esqueço que ela te deu muita dor de cabeça, quando do divórcio. Que dor é essa, cara?

HBABH: É minha úlcera crônica. E... tenho que ir ao banheiro... ando com o intestino muito ruim... tenho que consultar um médico.

HEVNH: Vai, eu te espero.

HBABH: Ufa, agora estou mais aliviado.

HEVNH:  Antes de vc ir, me responda: como vão seus pais?

HBABH: Minha mãe está completamente esclerosada, perdeu a noção de tudo. Está dando muito trabalho, mas pago quem cuide dela durante 24 horas. Meu pai , morreu de câncer, há dois anos. O velho sofreu...

HEVNH: Lamento muito!  Foi um prazer te reencontrar. Tudo de bom pra vc!

HBABH: O prazer foi meu! Mas, alegria, homem, a vida é boa demais!

 Três morais óbvias, penso eu,  da história: 1) para se sentir bem, é preciso haver o mal.
2)Talvez eu saiba, melhor do que ninguém, por que o homem é o único animal que ri: ele, e só ele, sofre de uma maneira tão excruciante, que foi obrigado a inventar o riso".(Nietszche)
3) Quando alguém ferir a sua vaidade, não pense que sua honra foi atacada(Provérbio persa)

2 comentários:

  1. Foram muito boas as suas observações Ro,te adimiro,e eu falaria o mesmo.Interessante que ele confrontado com os dois lados de uma moeda sempre mudava de assunto e isso só reforça minha opinião que as pessoas apenas veêm oque querem ver.As pessoas dizem que se esforçam muito para estar onde estão mas se esquecem que há pessoas que se esforçaram tanto quanto elas e não chegaram onde queriam.As pessoas não tem honestidade e fazem disso uma qualidade comparando-a a esperteza e tem a necessidade incansavel de te fazer acreditar no ponto de vista delas,especialmente quando o assunto é vida.Eu acho(suposição)que elas tentaram auto firmar um ponto de vista sobre tudo tão positivista das coisas que qualquer sinal de negativismo é repudiado imediatamente.Oque voce disse sobre a felicidade dele não foi um ponto de vista pra mim,foi um fato.Foi necessario que alguem "se desse mal"pra que ele "se desse bem" e eu não vejo nada de errado nisso pois como eu gosto de falar:-A vida tem dessas coisas!Mas oque me dá nervo(e isso é um problema meu que luto pra consertar)é quando alguem nega um fato e não te oferece uma explicação mas muda de assunto.Voce quer ver eu perdendo minha classe é alguem faz isso varias vezes numa conversa.Mas,eu estou errada,pois cada um vê oque quer e não é pq alguem por algum motivo se nega a ver fatos eu deveria tentar convence los disso.Cada um sabe de si.Nosso cerebro tem disposição a ser otimista e sei que não é qualquer pessoa que consegue ser niilista ou ver os pontos negativos de uma atitude e considera los.Bem vindo a selva(pra mim,pq vc já conhece essa selva a muito mais tempo kkkkk sem piadas sobre idade u.u)Bjs *-----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Jinex, praticamente concordo com tudo que vc disse. A lei da vida é essa, mas, eu, particularmente, não me conformo com essa lei, que é a lei do mais forte, do mais esperto...

      Já fui espírita, e, um dia, nos anos 80(minha idade, hein? rs), um senhor idoso , espírita experiente, ao eu questionar as tais leis , que segundo o kardecismo, são verdadeiras, me disse: "é a lei". Não tenho forças para mudar a lei, mas não sou obrigado a me conformar com ela.

      E sou um dos poucos, que tem o cérebro nada disposto a ser otimista.rs

      Beijos!

      Excluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores