sábado, 13 de julho de 2013

Brizola, Figueiredo e Eu

Brizola

Houve uma época em que eu me interessava por política, e um dos políticos que eu mais gostava era o Brizola. Cheguei a votar nele, nas eleições em que Fernando Collor foi eleito presidente.

Mas, com o passar do tempo, desgostei do famoso "caudilho", devido suas incoerências, entre elas depois de chamar o Collor de ladrão público, passou a tecer loas para o mesmo, o comparando até a JK; suas coligações me causavam asco. Pouco antes de morrer, estava se aliando ao Garotinho...

No entanto, apesar dos pesares, eu me simpatizava com ele. Gostava do seu jeito. Penso até que Brizola faz falta, ainda mais que ele era ótimo como opositor, aliás, nunca conheci um opositor tão bom assim.

Claro que havia quem gostasse do Brizola. Evidentemente, que ele tinha seus correligionários. Porém, era muito odiado também; decepcionou a muita gente...

Algumas atitudes suas, eu gostei, como quando se recusou a cumprimentar o Maluf, que lhe estendeu a mão e disse: "Como vai?". A velha raposa respondeu: "Você diz que se eu fosse eleito presidente , teria que criar um ministério do jogo do bicho, e ainda vem me cumprimentar?!"
Quando o abominável Garrastazu Médici, criticou o então presidente Figueiredo, por dar anistia a alguns políticos, citou Brizola, dizendo que o mesmo era um bandido. Brizola respondeu: "vindo do Médici, é um elogio".  Eis o que ele falou sobre o falecimento do Médici: "em respeito à família dele, nada vou dizer".

Ele era uma figuraça! Na ocasião em que concorria para a presidência do Brasil, um tio materno, que é galinha e um tremendo de um brincalhão, falou comigo e com a nossa família, em tom bem sério, até com indignação: "um candidato que  nunca receberia meu voto é o Brizola. O homem só abre a boca para atacar os outros!"rs
E nessa mesma ocasião, eu trabalhava numa contabilidade, no setor de pessoal. Ao levar uma costureira num sindicato, para acertar sua rescisão de trabalho, falei que votaria no Brizola. Ela falou que votaria no Lula, e completou, afirmando que tinha medo do Brizola: "eu tenho um medo daquele homem!"rs.

Penso que para quem nunca conheceu o Brizola, nunca tendo ouvido falar da sua pessoa, se deparasse com ele, pela primeira vez, o acharia, antes de ouvir sua voz, que o mesmo parecia ser má pessoa, um homem perigoso, cruel. Contudo, ao ele começar a falar, a pessoa sucumbiria, de principio, com a sua voz mansa, pensando que havia se enganado a seu respeito, que ele parecia ser gente boa. Entretanto, tal impressão acabaria rapidamente, pois seu discurso, sua fala, seria só criticando, só opondo... A pessoa pensaria: que cara chato, só sabe atacar outrem(o mesmo pensamento do meu tio-rs)!!

Sua prolixidade, irritava a muitos. Um jornal francês chegou a se referir a Brizola como um esquerdista provocador.

Foi criticado, praticamente por unanimidade, ao ser contra o Plano Cruzado, no governo do Sarney. Até Lula e seu PT foram a favor do Plano. Foi contra o confisco da Caderneta de Poupança, feita por Collor: "ele confiscou a poupança do povo!".rs

Brizola era muito imitado pelos comediantes. Eu próprio o imitava muito, diante da minha família, da minha ex-mulher, no local de trabalho...

Apesar dos pesares, o polêmico, o prolixo, o contraditório, o provocador,  o chato,e até odiado Brizola, faz falta!
Nunca mais aparecerá um político como ele!

continua...

2 comentários:

  1. Bom, eu acho que o apoio dele ao Collor não foi exatamente ao que ele representava e ao que fez, mas porque muitos golpistas começaram a se articular quando os escândalos surgiram e começou a se falar em impeachment em um país recém saído da ditadura. Essa é a minha leitura.
    Brizola nunca me decepcionou. Não considero garotinho pior do que o atual governador do Rj, que conta com o apoio da presidenta, do prefeito e da grande mídia, por exemplo.
    Gosto de política. Só não me envolvo mais...

    ResponderExcluir
  2. Respeito sua opinião. Mas, cada vez mais, nem diria que estou apolítico, e sim que sou anti-político. Costuma falar muito que se o mundo fosse um bom lugar de se viver, não haveriam políticos.
    Poucos são os que não são corruptos. As coligações meio indigestas até mesmo para quem as faz, são um mal necessário, diria alguns, mas não tolero isso. Os políticos são demagogos, incoerentes...

    Analistas mais imparciais falavam que Brizola fez uma boa gestão, quando governador do Rio Grande do Sul, porém não fez o mesmo, nas duas vezes em que governou o Rio de Janeiro.

    Quanto ao PT, decepcionou a muita gente, e como!

    Neanderthal, muito obrigado por sua presença.

    Apareça sempre!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores