segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Não Sei Ser Amigo E, Muito Menos, Amar

 Sócrates, o mais sábio dos homens: "Só sei que nada sei"
Roderick Verden, o mais burro dos homens: Quanto mais vivo, menos entendo a vida


Minha progenitora foi uma boa mãe. Teve suas falhas, algumas, penso eu, sérias, mas, no geral, foi uma boa mãe. Foi melhor ainda como filha. Foi uma filha submissa, que nunca teve o reconhecimento merecido, da sua super egoísta mãe.  A mama dizia que minha avó não tinha amor.  E ela, my mother, era uma pessoa amorosa. Cheia de amigas, curtia muito família. Falava que eu era egoísta. Não me considero egoísta; me considero um individualista. O egoísta quer o que é dos outros, quer ser o centro da atenção, quer tudo de melhor para ele, em detrimento de outrem, e eu não sou assim. Sou individualista. Vero que estou longe também de ser um altruísta.rs

Herdei da minha mãe e de minha avó materna, uma coisa chamada " preferência". As duas eram bem mais radicais do que eu no tocante a preferir determinadas pessoas. Dos 5 filhos , que minha avó teve, o querido mesmo, o bem amado, foi a filha caçula. Fui o primeiro neto dela. Ela não dava a mínima para o meu único irmão , e se comportou do mesmo modo com o primeiro filho da sua tão adorada filha caçula, assim como com outros netos, eu era seu preferido, até que a sua filha mais jovem, teve uma filha... perdi a preferência.rs
Minha mãe preferia bem mais meu irmão do que a mim. Do seu casal de netos, a preferida era a filha mais velha do meu irmão. Chegamos a ter, em casa, três papagaios, minha mãe cismou com um deles, só ele que tinha a atenção dela, o Yagoda. Eu, praticamente, não tinha preferência, tratando-os todos com muito carinho, apesar de com o tempo ter gostado mais do Stalin, que era um papagaio mais peculiar: falava grosso, coçava sua própria cabeça, dava rizadas, proferia, "ô negão"rs e era um comilão de marca maior. Porém, mesmo o preferindo, adorava os outros dois também.

Agora, vou tomar um banho.rs

continua...

4 comentários:

  1. Eu acho que quanto mais aprendemos mais duvidas temos. Nao se trata de ser burro! Agora ser individualista realmente não quer dizer que vc seja egoísta!

    ResponderExcluir
  2. Camila Monteiro, a mais sábia das mulheres. rs

    Gostei muito do seu comentário.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muito a ler por aqui até está devidamente atualizada!!! Mas essa coisa de preferencia é meio normal eu acho... Não sei. Também tive um papagaio, Menininho, ele era um fofo, inteligente, só meu pai estragava ele...

    Aff... Meu pai é uma aventura em minha vida, um nada agrada, sem limites, egoísta, ele é daquele tipo que quer tudo para ele, ele está mais certo que todo mundo, é mais habilidoso, mas trabalhador e tudo e tal... E nem ver que está se afogando em cachaça!

    Não acho o senhor egoísta, embora seja machista e individualismo não é bem uma qualidade... Mas quando a gente gosta de uma pessoa não adianta a gente gosta e pronto... Eu gosto do senhor tio Verden e uma coisa é certa o senhor compensa o individualismo com humildade de admitir que não é um mister perfeito!!!

    Cheros tio!!! Matando a saudade!!!

    ResponderExcluir
  4. É, Pandora, dizem o individualista não é mesmo bem visto por muitas pessoas, que consideram o individualismo uma forma de egoísmo.

    Você já me falou do seu papagaio, e pelo que entendi, você e ele tinham algumas divergências, não?rs

    Quanto ao seu pai, lamento muito, muito mesmo!

    Tudo de bom, sobrinha. Sempre é agradável te ver por aqui.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores