terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Questão dos Comentários

Hoje , li , num blog que sigo, um blogueiro, que também sigo, dizendo achar desnecessário responder aos comentários existentes nos blogs, porque muitos, como ele, não retornam para ler as respostas dos mesmos.
Cada qual com sua opinião, e o tal blogueiro costuma proferir comentários bem pertinentes, mas , desta vez, não concordo com o mesmo.

Foi bom eu ter lido isso, porque tive a impressão de não ser bem entendido pelos frequentadores dos meus blogs, a respeito do que penso sobre comentários na blogosfera.

Se muitos não retornam para ver as respostas dos mesmos, por que, então, comentar?  Primeiramente, temos que esclarecer que a maioria dos blogueiros não respondem os comentários, contudo, não é uma maioria esmagadora, e tenho notado que o número de blogueiros que respondem comentários tem aumentado.
Fiz a pergunta, no começo deste parágrafo, porque, principalmente quando no blog há moderação de comentários, o correto é o comentarista checar se seu comentário foi publicado. O comentário corre o risco de não ser publicado por vários motivos: o blogueiro não gostou de discordarem do seu texto; o blogueiro não gostou da sua piadinha; houve um bug e o comentário não apareceu, etc... E quando o comentarista sabe que o blogueiro tem o costume de responder, é mais lógico ele voltar ao blog, lendo a resposta; valendo lembrar que a maioria dos que respondem os comentários, respondem assim que publicam o comentário do navegante.  Já testemunhei, sim, casos de quem não volta para olhar as respostas, aliás, nem conferem se seus comentários foram publicados, mas penso que isso, no mínimo, é uma displicência, sendo assim, preferível nem comentar.

Outra coisa, mesmo que o blogueiro não responda nossos comentários, acho melhor voltar ao blog  enquanto  não pintar outro texto do autor, pois costuma a  aparecer quem diga algo a respeito do nosso comentário. No meu caso, já houve concordâncias com minha opinião; uma pessoa, me chamou, numa boa, de radical(rs) e fui até ofendido algumas vezes...

E, nos meus próprios blogs, alguns assuntos renderam, devido minhas respostas. Felizmente, na maioria dos diálogos, foi com interações agradáveis.

E , esclarecendo aos que me interpretaram mal, eu não critico os que não respondem aos nossos comentários, pois sei que muito nem tempo tem para isso e/ou tal atitude não faz parte dos seus costumes. Critico os que respondem a alguns e ficam em silencio com outros. Critico aos que não respondem a uma simples pergunta...

Uma blogueira, segue este e o blog do eremita. Sigo o dela. Vez ou outra, comento no seu blog. Ela nunca comentou no meu.  Um blogueiro, que se apresenta como deprimido, tem seu blog seguido por minha humilde pessoa. Ele não segue o meu blog. Eu comento no seu. Não censuro a postura dos dois, pois sei que eles não comentam nos blogs alheios.E ambos não respondem os comentários(nem o meu  e nem o dos outros).

Todavia, admiro muito aos que respondem os comentários. Acho isso de uma elegância extrema, principalmente quando no blog há até mais de trinta pessoas a opinar. E olha que nem todos que fazem isso, são vagabundos como eu; muitos trabalham, tem uma vida social bem mais ativa do que a minha(eu tenho vida social?rs). São blogueiros que tem meu apreço em especial, embora, repito, nada contra aos que não respondem os comentários, tirante nos casos que expliquei acima.

A meu ver, a interação fica mais completa,mais rica, com as respostas dos blogueiros aos comentários.


21 comentários:

  1. Acho importante responder é um gesto de respeito.
    Pra que vou comentar ou dizer algo se autor não vai dar mais importância ao assunto.
    Já passei por um blog que li algo mais ou menos assim.
    É bom saber que blog é este já que não terei importância nele.
    beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artistas ingleses boicotam Israel enquanto 1 milhão de meninas inglesas são estupradas por gangues muçulmanas
      http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2015/02/artistas-ingleses-boicotam-israel.html

      Excluir
  2. E você, sem dúvida, Janice, é uma das pessoas mais atenciosas e simpáticas da blogosfera.

    Muito obrigado!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Bom meu amigo, confesso que eu não respondo aos comentários, bem, não no meu próprio blog, prefiro carinhosamente ir no blog da pessoa que fez o comentário, lê-lo (que fique bem claro, leio sempre, independente se comento em todos ou não, se as pessoas comentam ou não no meu blog). Houve a época que eu não consegui postar em nenhum blog, ai muitas vezes o fiz no meu blog, mas agora o google me deu uma trégua, sempre que dá comento. Realmente é uma forma simpática do(a) amigo(a) saber que o outro se importá nÉ/ Admiro você viu? E não tem essa de vagabundo não, você é sim, uma pessoa muito gentil e educada.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris. Tudo bem contigo?

    Já notei que você não responde , mas comenta nos blogs alheios, como no meu. Acho isso muito válido. Te entendo.

    Sobre comentar ou não, algumas vezes não temos opiniões formadas a respeito de determinado assunto, podemos também estar sem inspiração, ou nada temos a acrescentar comentando sobre um determinado tema, e, algumas vezes,nem entendemos o texto, daí não comentamos. Acho tudo isso normal.

    Gentil e educada é você, que me parece uma pessoa doce(até mesmo pela sua foto-rs).

    Muito obrigado pelo comentário.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você Roderick e eu tenho gostado de responder comentários ( estou em falta pois já tem dois textos que não respondi ainda ) como forma de ampliar o assunto.

    Dá trabalho e fico navegando mais devagar na blogosfera, mas eu gosto que os assuntos de meu blog sejam ampliados e quando comento é porque quero dizer mais alguma coisa.

    Eu sempre assino os comentários por email e se tem uma resposta para mim eu leio e se me fazem perguntas no comentário do blog alheio volto e respondo, mas como acho que todo mundo é livre para blogar da forma como se sente melhor, se não respondem também não dou importância.

    Agora mesmo, estou atrasada para o trabalho e queria comentar os comentários que estão atrasados no meu blog, mas fiquei tão "morrendo" para postar que não deu tempo ainda.

    Eu penso que o responder comentários é útil pois assim atendemos todos os que nos visitam sem a obrigação ( e eu detesto comentar por obrigação ) de ter que ir no blog alheio devolver a visita. Assim comento onde quero, posso e consigo.

    Ainda tenho que dar uma ampliada naquele post: "Direito de Morrer" comentando...

    Tudo de bom Roderick!

    ResponderExcluir
  6. Você disse tudo, nada a acrescentar.rs

    Na espera que você amplie o post citado, que é muito interessante.

    Grato por sua presença, Iza.

    Tudo de bom pra você também!

    ResponderExcluir
  7. Bom eu não tenho o costume de responder (na verdade é preguiça) mas como você é quem mais, praticamente o único, que comenta em meu blog , se você quiser eu respondo. Eu sempre volto ver suas respostas.
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M.R.B.,

      Acho que não me fiz entender. Suspeito que estou bem ruim para me expressar.rs
      Não estou criticando os que não respondem, eu disse isso no post. O que vale além da intenção, a espontaneidade. Se possível, leia com mais atenção o que escrevi.
      Já que não é seu costume, não precisa responder. Gosto de ir até seu blog e comentar, assim como gosto muito da sua presença aqui.

      Muito obrigado!

      Tudo de bom!

      Excluir
  8. Boa noite parceiro. Presumo que, por questão de ética que é algo que presenciei diversas vezes neste blogue, não tenha mencionado meu nome desta vez,(ao contrário de alguns posts que são favoráveis, citando minhas Blogagens Coletivas), expondo que em verdade o blogueiro em questão sou eu. Isto não foi trollagem, portanto, não vi mal algum que meu nome fosse mencionado.
    Apenas assumo que se trata de meu comentário, porque o mesmo pode ser claramente conferido no Diário de Um Ano Bom da nossa parceira Isa E, no post onde ela, por consideração aos seus leitores, afirma não estar dando conta de responder aos comentários como gostaria, optou pelo método de muitos blogueiros que é, acima de tudo, não ignorar o post de quem escreve e só depois responder ao comentário recebido no próprio blogue de quem comentou.
    O que esqueceu de citar, é que não generalizei ao dizer que não retorno aos blogues para ler as respostas, tanto que citei a própria Isa E, minhas outras grandes parceiras Ligéia e Bia Hain e, só não citei mais pessoas que retorno para ler porque isto sim, achei desnecessário.
    Afirmei no mesmo comentário que fiz uso de ambos os métodos. Com meu blogue literário respondia na própria caixa de comentários, porque eu e os leitores trocávamos ideias sobre a estória gótica (que irei retornar por respeito aos mesmos que acompanhavam, não me importando que sejam poucos) e ali esclarecia dúvidas se alguém as tinha, a respeito da trama.
    No caso dos Lisérgicos, complementando o comentário da parceira Iza, não me atenho somente a retribuir as visitas que recebo (que também não são poucas) por lá, do contrário, eu não estaria aqui e em nenhum de seus espaços, onde você já teve provas concretas de que retorno para ler suas respostas, onde interagi em posts onde posso me enquadrar nas interações agradáveis citadas. Continuo lhe acompanhando e comentando no que acho que posso acrescentar algo.
    Você não é o único blogueiro que visito que não comenta no meu blogue, tal como alguns visitantes dos Lisérgicos os quais não sei o que comentar, como é o caso dos poetas que estão mais do que cientes que sou péssimo em comentar poemas, acabo me silenciando. Se é para escrever bobagem, prefiro me abster e apenas apreciar seus trabalhos, algo que, acredito, eles estejam cientes também.
    Se eu retorno a um blogue que sei que responde com atenção, é pelo blogueiro em si, a mim não importa quem concorde ou não com minha opinião. Eu exponho ao autor do post. Se isto é certo ou errado, é o meu modo de interagir.
    Ficar stalkeando comentários não é muito o meu jeito, gosto de ler os comentários sim, mas não com a preocupação se há divergências ou não com minha opinião, pois penso que aprendemos muito com divergências também.
    Respeito sua opinião, tal como respeito a dos que usam do outro método, apenas não posso respeitar que generalize que pessoas que por algum motivo como falta de afinidade com um blogueiro, não ter conhecimento que o mesmo responda, (acho digno o proprietário avisar que responde em seu espaço no formulário de comentários), não dar conta de conferir a todos, porque isto realmente acontece, entre outros motivos, sejam blogueiros displicentes.
    Todos os meus parceiros sabem que, em termos de blogar, a última coisa que ajo é com displicência e isto pode ser conferido em meu post onde falo sobre santuários virtuais. Eu sei que faço o melhor que posso e penso que todos os meus parceiros que tampouco respondem no próprio blogue, façam o mesmo e já conheçam minha postura perante a blogosfera.
    E a atitude de comentar, mesmo que no fim não ocorra um debate, penso que demonstra que você leu, deu atenção a quem disponibilizou de seu tempo escrevendo o post, emitindo sua opinião e isto faça diferença.
    Muitos blogueiros desistem de seus blogues, mesmo sendo lidos, por falta de feedback, portanto, seja de que modo for, eu ainda acredito que seja preferível e digno comentar se tenho algo relevante a dizer, mesmo que eu não possa voltar por alguma razão, o autor do post tem consciência que não esteve sozinho quando publicou.
    Até mais parceiro!

    ResponderExcluir
  9. Christian,

    Antes de tudo, achei melhor não colocar seu nome porque existem pessoas que não gostam da citação de seu nome, quando são alvos de críticas. Contudo, ao não citar seu nome, não cometi um ato de covardia, até mesmo porque baseado em alguns de seus comentários em blogs alheios, dei conta que você segue dois dos meus blogs, o que muito me honra.

    E a crítica, bem, acho que nem chegou a ser uma crítica, e, sim, uma discordância, foi construtiva, eu penso.

    "Eu acho desnecessário responder em posts, pois muitos, como eu, nem retornam para ler as respostas dos mesmos. Claro que abro exceções como o seu, o da Ligéia, da Bia Hain... mas são poucos."

    Isso que está entre aspas, que discordei. Como você disse que eram exceções, então afirma que no geral é desnecessário responder em posts. Quem não sabe que em toda regra existem exceções? E exceções costumam serem poucas mesmo.
    Por isso, reitero que é, no mínimo, uma displicência não voltar para ler a resposta do blogueiro e mesmo para conferir se seu comentário foi publicado. A meu ver, é como se deixasse a pessoa falar sozinha...

    Infelizmente, não tenho comentado no seu blog. Não sei se você leu meu post, "Aviso". Não estou comentando em seu blog, devido minha ex-paixão navegar por lá. Eu pedi a uma blogueira que te avisasse. Ela disse que falou contigo.

    Aprovo sua postura de comentar em blogs como o meu, e que não comentam no seu. Como eu disse no post, também faço isso.
    Comentar , só para retribuir, não é legal. Temos que comentar, quando temos algo a dizer. Já notei que alguns , só comentam em nosso blog, porque comentamos nos deles...

    Espero que tenha me feito entender. Se tiver alguma dúvida, pode falar. Qualquer discordância, exponha-a. Sinceridade e boa educação são duas coisas que muito admiro, e isso você possui.

    Apareça sempre, pois és bem-vindo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia parceiro.
    Eu sei que na web, quando fica registrado, a coisa pode parecer maior do que é, mas quem realmente me acompanha e conhece meu trabalho literário sabe que minha postura na blogosfera levo com seriedade e gosto de deixar tudo esclarecido para que não fiquem lacunas.
    Para mim blogar é muito mais do que um mero entretenimento, é, mesmo que muitos não considerem, um trabalho literário e há blogues que escrevem colunas de cunho jornalístico bem melhor que muitos colunistas "de elite" que lemos por aí.
    Por este motivo, respeito muito aos blogueiros que realmente levam seus escritos a sério, por mais "simples" que pessoas possam considerá-los.
    Uma palavra distorcida ou mal interpretada, pode mudar todo um contexto, como sabe, sei que é uma pessoa inteligente.
    Quando escrevi que abria exceção para poucos, posso ter sido mal interpretado ou me expressado mal. Eu abro estas exceções exatamente porque são exceções, ou seja, são poucos os meus parceiros que tenho conhecimento (afinal, como disse, eu penso que quem responda na própria caixa de comentários deveria avisar aos visitantes) que respondem em seus próprios blogues. Os que respondem, geralmente também comentam no meu e a interação sempre flui muito bem, se ainda lê os Lisérgicos e lia o outro blogue, você deve ter percebido.
    Em momentos de ausência, quando posso avisá-los sempre o faço e apenas comentei este post para esclarecer algumas coisas a quem me lê e também lhe acompanha, que a sua colocação de displicência, ou seja, descaso, não confere. Considerei o termo não uma crítica construtiva, eu não sou nenhum ditador e sempre posto as críticas construtivas que chegam em meu blogue, mas sim, um termo mal colocado no que diz respeito ao meu trabalho.
    Sei que não sou e nunca serei o dono da absoluta verdade, por esta razão preciso das opiniões dos parceiros, pois isto de "escrevo apenas para mim" e publica, não me convence, porque quem não quer ser lido, não publica. Ou possui um blogue fechado para escrever o que quer escrever a si mesmo ou arquiva no Word. E claro que não estou lhe incluindo, afinal, você deixou claro que gosta muito de interagir. Tal como eu.
    E confirmo, fui avisado do motivo que não comenta mais lá, não achei legal apenas comentar com você porque certas coisas não se expõem, se quisesse se expor teria comentado diretamente e não precisado de uma intermediária. Apenas quero que saiba que não o recrimino por isto porque não é o único blogueiro que eu comento e não retribui, os motivos das atitudes dos demais não são da minha conta.
    Para muitos da blogosfera esta sua atitude é considerada displicente, eu não considero. Tal como você, já notei que há gente que aparece só quando eu comento, isto para mim também é indiferente se gosto do que escrevem, o importante para mim é não deixar os blogueiros que curto falando sozinhos e isto eu sei que eu não faço.
    E, por fim, eu penso que cada um tenha uma forma de blogar e cabe a nós respeitarmos uns aos outros.
    Temos que saber bem as razões antes de julgar e fazer uma crítica, não somente nos basear em alguns trechos soltos do que pessoas escrevem antes de formar um conceito.
    É apenas minha opinião e tampouco acredito que tenha feito isto para se "protagonizar", se fosse outro blogueiro até acreditaria, mas do que já li, é um eremita virtual e não quer "popularidade", muito menos negativa.
    Independente do que pense ou não, acredito que também tenha feito me entender e sempre que achar que terei algo a dizer, continuarei comentando seus posts.
    Até.

    ResponderExcluir
  11. Christian, não coloco que respondo os comentários na caixa de comentários, mas repito o que disse a respeito disso, agora, coloquei neste blog, como coloquei no do eremita, que respondo os comentários. E o outro blog, o das beldades,que é bem mais visitado que estes dois, nem aviso, coloquei, mas houve uma época que havia muitos comentários... Todo mundo, ou quase todos, sumiram... Coisas de uma coisa chamada raça humana, da qual, minha humilde pessoa faz parte.

    "E confirmo, fui avisado do motivo que não comenta mais lá, não achei legal apenas comentar com você porque certas coisas não se expõem, se quisesse se expor teria comentado diretamente e não precisado de uma intermediária."

    Pode ser que eu tenha entendido mal o que você disse. Meu estilo, mesmo não agradando a muitos, é dar satisfação, explicação, por isso fiz até um post, com respeito a tal fato. E falei com a blogueira, porque talvez você não tenha visto tal post.

    Displicência?! Não entendi, sinceramente.

    Mas muitos me acham fresco, sentimentaloide e tantas coisas mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo nada de errado em pessoas que dão explicações, cada um tem seu jeito e há coisas que precisam mesmo ser esclarecidas, como disse, para que não fiquem lacunas às pessoas que respeitam nossos escritos e se dedicam a comentar.
      Isto não é, como muitos vêem,"dar satisfações", tomar a postura tosca de "Foda-se o que os outros pensam", mas uma questão de consideração com quem faz uso de parte do seu tempo para dar atenção ao que escrevemos e comentar.
      Assim como esclareço que não são todos os posts de todos os blogues que consigo acompanhar, por vezes por estar offline, por vezes por não conseguir acompanhar a tudo mesmo. Tenho parceiros que atualizam mais de uma vez por dia.
      Admito que não li o post mencionado. Por outro lado, há muitos posts que leio e fica a impressão que não li porque não comento quando não tenho o que comentar.
      Sobre displicência, esclarecendo sua dúvida, o que eu quis dizer é que, para muitas pessoas da blogosfera, esta atitude que você tem comigo (ou com outros talvez, não sei) de somente responder em seu blogue o que o autor comenta a respeito de seu post e não dar um feedback nos posts dele, não é considerada também atitude elegante (já que o debate do post possui esta conotação e já vi debates semelhantes em fóruns de blogueiros), ou seja, ninguém consegue ser 100% aqui ou só faria isto na vida.
      Contanto, como já escrevi e para não ter nada desvirtuado, reforço que fui avisado e que compreendi e respeito sua postura.
      Por este motivo, eu penso que antes de formarmos um conceito, devemos saber as razões. Encerro este debate aqui, penso que já esclareci o que deveria esclarecer.
      Agradeço pela atenção de sempre.
      Bom feriado parceiro.

      Excluir
    2. Ok, Christian, tudo esclarecido.

      Eu que agradeço a sua presença.
      Apareça sempre!

      Bom feriado para você também .

      Excluir
  12. Muitas vezes os comentários não pedem resposta expressa. Quando me perguntam algo, deixo a quem o fez, diretamente, em seu blog, minha opinião. Não dá tempo, meu amigo, de voltar a todos os blogs, por mais consideração e afeto que tenhamos pelos amigos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Te entendi, Marilene. Espero que tenha me entendido também.

    Grato por sua presença.

    ResponderExcluir
  14. Prefiro quando responde no mesmo blog do comentário, assim o assunto não foge. Há momentos que parece um debate, é interessante.
    Concordo em respostas pessoais ir até o blog e responder.
    Mesmo quando não necessário uma resposta, um toque de agradecimento pela visita, até porque é como se eu fosse até a casa da outra pessoa.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Concordo contigo. Eu, mesmo quando não tenho bem o que responder, até mesmo se estou sem assunto, agradeço a visita, assim como você diz.

    Muito obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo com a Marilene, muitas vezes os comentários não pedem resposta expressa e eu acabo não respondendo, também me pergunto se as pessoas voltam para responder. No seu caso Sr. Tio Verden, cada vez que comento marco em baixo "Inscrever-se por e-mail" e passo a receber os comentários do post em meu e-mail :) Depois que o senhor me responder eu cancelo, algumas vezes volto para responder, outras vezes passa batido.

    Mas cada blogueiro tem sua forma de interagir e eu respeito.

    Cheros, cheros!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores