sábado, 1 de setembro de 2012

Calma e Passividade

Já andei falando, no meu blog do eremita, sobre o Jo, que é um velho conhecido meu, que conheci em loja de discos.  Ele é japonês, mede 1,78 cm. de altura. Casado(já se casou duas vezes), pai de três ou quatro filhos; 53 anos de idade(aparenta ser mais jovem).

Ontem, nos encontramos num bar. O motivo de tal encontro, está relatado nos posts, "Roubando..." e "Reposição de Discos", no blog do eremita.

Vivo, vivo, e continuo a me surpreender com o comportamento humano. Ao me encontrar com o Jo, ele não quis ficar no bar, que frequento há anos; ele preferiu ir em outro bar para comer churrasco,  no outro quarteirão. Pouco depois, nos encontramos no bar em que ele estava bebendo e comendo.

Quando estávamos para ir embora, apareceu no bar, um conhecido dele. Ficamos conversando, e, logo depois, surgiu uma turma, na qual um jovem começou a falar com o Jo, em tom alto: "Ô Japonês viado!". Ele disse isso, umas três ou mais vezes. O Jo ficou quieto.  Ao irmos embora, ele, para minha surpresa, revelou que não conhecia o jovem(eu pensei que o babaca fosse seu conhecido,  e estava o zoando) . Aí, fiquei com muita raiva, falei com ele, numa boa, questionando o motivo dele não ter reagido. Jo respondeu que não gosta de briga e que não esquenta a cabeça com provocações. Eu falei com ele, que se eu soubesse que o jovem não era seu conhecido, o agrediria. Mas, como dizem, há males que vem pra bem, se eu fizesse tal coisa, poderia me dar mal, ainda mais que eu carregava  uma sacola de discos, e o filho da p. estava com turma...

E o Jo não é um bobão. É uma pessoa inteligente, equilibrada e muito esperta para negociar. Contudo, fiquei impressionado com sua passividade, e, mais uma vez, indignado com o comportamento de certas pessoas, como a tal praga que o insultou.  Como de costume, joguei pragas na praga... mas elas não pegam...

Paz para todos!

15 comentários:

  1. Roderick,
    Que bom você ter recuperado quase todos os discos!
    Sabe, a passividade precisa ser muito bem dosada. Se for excessiva, gera submissão. Se não existir, pode gerar alguns prejuízos.
    Difícil mesmo é encontrar esse tal equilíbrio. Gostaria de descobrir como. Rs
    Quanto ao rapaz do bar, o que ofendeu o Jo...Bem, diante de tanta ignorância, não seria nada mal se a vida ensinasse algumas coisinhas para ele, não é? Quem sabe?

    ResponderExcluir
  2. Nosso mundo está cada vez mais torto, as pessoas perderam seus valores, talvez pais preocupados tantos com o trabalham estejam se esquecendo de educar seus filhos com valores. Educação tá ficando cada vez mais raro..daqui um tempo qdo alguem perguntar - o que vc busca em uma pessoa -a outra ao inves de responder (o que se é falado hoje: beleza, dinheiro...) fale - EDUCAÇÃO, respeito, honestidade... E sinceramente, talvez a passividade hoje em dia seja a melhor coisa a se fazer, se matam por tão pouco...
    Forte abraço. Bom final de semana! NA PAZ!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post, realmente, isto é sinal de maturidade. E maturidade nada tem a ver com a idade, é uma questão de ter percepção maior das coisas. Por que se encrencar por quem não vale a pena? Isto é demonstrar que algo está lhe afetando e isto é exatamente o que pessoas escrotas querem.
    Bom fim de semana parceiro!

    ResponderExcluir
  4. Um japonês com 1,78m ???
    Quem sabe não passou um anjo e tocou harpa?
    Neste caso a praga pode pegar.
    São pessoas de pensamentos pobres e ideias medíocres.
    BEIJOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janice, vou te responder a parte porque seu comentário , além de ser muito pertinente, foi engraçado.rs
      De fato, é raro um japonês alto. E ele não é branquelo, é bem mais moreno do que eu.rs
      Ah, Janice, como eu gostaria que a praga pegasse...

      Muito obrigado!
      Tudo de bom!

      Excluir
    2. Não se preocupe, a resposta ele receberá de outra pessoa.
      beijos!!!

      Excluir
    3. Tomara. E eu gostaria de ficar sabendo...

      Excluir
  5. Ele foi sábio. As palavras que ouviu nada significavam, pois não o atingiram. Essas brigas podem provocar sérias consequências. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Isa, Fabiana, Christian e Marilene,

    É sempre bom lermos opiniões diferentes, ainda mais quando as pessoas têm bom nível.

    Não censurei o Jo. Nem no meu pensamento. Mas, meu estilo é diferente. Odeio pessoas assim, como o provocador, assim como odeio pessoas ladras, como a que roubou meus discos.
    Quanto mais vivo, mais detesto gente assim.

    Mas, fiquem à vontade, podem discordar, sinceramente, é sempre bom ouvir opiniões contrárias, que muitas vezes são sábias, nos alertam. E reconheço que sou muito radical em certos pontos.

    Tudo de bom para todos vocês!
    Apareçam mais!

    ResponderExcluir
  7. Oh amigo, é muito triste perceber que o ser humano ao invés de evoluir decai em suas próprias atitudes, estas que chegam a dizimar vidas! No caso o agressor; e seu amigo mostrou com excelência o que é ser cristão e sábio, pois não se nivelou à atitude de tal anarquista. Talvez eu nem seja a melhor pessoa prá dizer isso, uma vez que sou meio impulsiva e esquentada, mas realmente admiro a atitude do seu amigo. Se existissem mais pessoas passivas e equilibradas assim talvez diminuisse a violência, e em consequência, menos mortes!Abração e ótima semana!
    Cris

    ResponderExcluir
  8. É, Cris, acontecimentos deste tipo, podem resultar em morte, ainda mais quando os protagonistas, estão sob o efeito de bebidas alcoólicas, mas, felizmente, tudo terminou bem; só restando a minha grande indignação.

    Muito obrigado pelo comentário.

    Uma ótima semana pra você também.

    ResponderExcluir
  9. Certamente a pessoa que o insultou é uma pessoa vazia e sem noção do que se é ser um ser humano! O importante é que seu amigo teve a frieza, ou melhor, a coerência em seguir em frente e ser maior do que a pessoa sem grandeza alguma, que o xingou!
    Vivendo e aprendendo...
    São de pequenos exemplos que nos engrandecemos com a vida!

    Abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  10. Bem, felizmente, não houve briga, nada grave aconteceu, mas não tenho mesmo paciência com gente igual ao cara que provocou o Jo.

    Seja bem-vindo, Tiago!

    ResponderExcluir
  11. O Jo está certo, em vários momentos o melhor é da uma de doido e deixar passar, e quanto a pessoas tronchas, minha mãe tem um ditado Sr. Tio Verden, ela costuma dizer: "Quem tem com que me pague a mim não deve nada." Ou seja, pessoas assim sempre encontram que lhes de o reves necessário, não se preocupe, elas vão encontrar quem pague essa conta de grosseria gratuita.

    ResponderExcluir
  12. Pena que a gente nunca fica sabendo se pagou ou não... É bom saber.rs

    Muito obrigado!

    Boa semana pra você!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores