segunda-feira, 23 de julho de 2012

Divagações Sobre Vida, Morte, Tragédias...(O Conjunto Mais Trágico do Rock)

 Acima, o jato de propriedade do Lynyrd Skynyrd


 Abaixo, uma coisa rara: a banda sorrindo.
E, sem dúvida , o conjunto mais trágico do rock foi a banda de rock sulista(sul dos Estados Unidos) Lynyrd Skynyrd.

Conheci o conjunto, quando havia pouco tempo que eu tinha me tornado um amante de rock, através da música "Saturday Night Especial", um excelente hard rock, tocado , com frequência, na Rádio Cultura, de Belo Horizonte. Infelizmente, o disco estava fora de catálago, e só  consegui encontrá-lo alguns anos depois, mas não o original, foi uma coletânea, um álbum duplo- muito bom, por sinal.

O Lynyrd Skynyrd, que gravou seu primeiro LP em 1973, fazia um som bem ao estilo rock sulista: hard rock, blues, country e , até mesmo, folk, com a inclusão de algumas bonitas baladas. As bandas de rock, do sul dos EUA, costumam ter de dois a três guitarristas, e até dois bateristas. Eles, tanto em suas músicas, como no modo de vida, curtem automóveis, motos, mulheres, bebidas alcoólicas; são meio machistas; e é comum usarem barbas e/ou bigodes. Eles têm um tipo de machões. Interessante é que o guitarrista Gary Rossington(o último, da última foto, á direita), destoa, pois ele sempre me pareceu uma mulher ... e das tristes(rs-notem que ele é o único que não ri, na foto).

Apesar de criarem uma música alegre, o grupo costumava a se envolver em confusões. A única vez, numa única música , que os vi tocar, achei-os bem sisudos. E o vocalista, o ótimo, o feroz, Ronnie Van Zant , tinha fama de encrenqueiro.

Muito sucesso e bastante qualidade musical, mas, acontece uma tragédia. O jato da banda, em 1977, cai, matando 6 seis pessoas, entre eles , Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e sua irmã, que fazia vocal de apoio na banda, Cassie Ganes. Além dos três , morreram o piloto , o co piloto e um roaddie. Quando o avião estava caindo, Van Zant, segurou na mão do baterista, e falou que tudo terminaria bem, mas morreu, na hora, de traumatismo craniano. Cassie agonizou, chorando, nos braços de dois integrantes da banda, com um profundo corte no pescoço.

Mais trágico do que isso, foi a vida de um dos seus guitarristas, Allen Collins.

Dos sete integrantes originais da formação clássica da banda, apenas dois estão vivos: o guitarrista Gary Rossington e o baterista Artimus Pyle. Alguns morreram relativamente jovens. Só um teve uma morte bem tranquila, Hugh Thomasson, que morreu dormindo.

O acidente ocorreu depois da gravação do álbum, "Street Survivors". Curiosamente, a tradução é "Sobreviventes de Rua", e , na capa original, eles estão no fogo. A viúva do guitarrista Steve Gaines, pediu a retirada da capa, nas lojas, a gravadora, prontamente, a atendeu.

Eis o link com detalhes das mortes de seus integrantes: http://whiplash.net/materias/curiosidades/136589-lynyrdskynyrd.html


6 comentários:

  1. Bem trágico, eu penso.

    Muito obrigado, Janice!

    ResponderExcluir
  2. nossa que triste o acidente da banda e muito sinistro a capa ser no fogo com eles andando!!Mas esse Van Zant que disse que tudo terminaria bem, ele não estava errado, de certa forma sim, tudo terminou bem com a morte.Melhor morrer do que ficar vivo com sequelas horríveis.

    ResponderExcluir
  3. Isso, Denise, mas ele tinha o instinto de sobrevivência; lutou contra a morte, mas não teve jeito. O pássaro livre(ele que foi o autor da letra da famosa música da banda), ficou livre de vez, da vida. Melhor mesmo morrer,que sobreviver com sequelas.

    Muito obrigado pela sua presença.

    ResponderExcluir
  4. Vixi...
    Desconhecia isso. Bota trágico nisso.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, Cristina.

    Muito obrigado pela sua simpática presença.

    Abraços

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores