domingo, 22 de julho de 2012

Divagações Sobre Vida, Morte, Tragédias...(É Comum Sermos Ajudados e Ajudar Às Pessoas As Quais Não Nos Entendemos?

Com meu falecido pai e meu único irmão, também aconteceram coisas como o que ocorreu com relação a mim e ao ex-da minha mãe.
Eu não me entendia com nenhum dos dois. Meu pai sustentou, deu conforto à família, mas não deu amor, não deu carinho, não dialogou; alternâncias entre silêncio e xingamentos.
E eu fui um péssimo irmão. Esse nasceu 6 anos depois de mim. Eu tinha ciumes e não tinha amor por ele, sempre procurava derrubá-lo. Anos depois, o remorso chegou... Apesar disso, creio que não dá para concordar com certas atitudes do mesmo,mormente , de uns meses pra cá,  sem qualquer motivo, ele me isolou.

Apesar de muitas brigas, em especial com o meu pai, de muita falta de afinidades, nos últimos anos, eu precisei do meu pai, que me ajudou, e ele precisou de mim, que o ajudei. O mesmo ocorreu com relação ao meu irmão e a mim... No entanto, amor, amizade, afinidade, isso nunca existiu entre nós.

Entre os 8 anos , em que morei com a minha mãe e seu companheiro, um tio materno, um galinha(rs), foi morar com a gente. Foram mais ou menos dois anos em que viveu conosco. Mesmo tendo renda de uma aposentadoria, não dava nada pra casa; era um folgado, e teve a proeza de aborrecer a mim, à minha mãe, ao companheiro dela e , até mesmo à faxineira e a minha ex-esposa, que quinzenalmente passava o final de semana em nossa casa. Eu, que antes gostava muito dele, cheguei a tomar antipatia do mesmo. Ele havia morrido, pra mim. Mas, as ironias da vida, ele acabou se ressuscitando p, pois, surpreendentemente, me deu e tem me dado forças; sempre telefona pra mim, aparentando estar muito preocupado comigo. Sua atual mulher, também é muito gentil. Na última semana do ano passado, me convidou para um almoço em sua casa, no qual fui muito bem tratado. Ganhei duas camisas, um par de sapatos, dois pares de meia, um panetone, quase um litro de pinga e uma cueca, que se rasgou na primeira vez, em que a usei.rs

Neste ano, ele me deu um televisor. Precisando de dinheiro,o vendi, dando ciência a ele, que não achou ruim.
Mas o que mais agradeço a ele é o apoio moral. Isso não dá para esquecer.

Será que só eu, só minha família , são tão  contraditórios assim?

6 comentários:

  1. É comum alguns homem acharem que o ofício dele na família é sustentar. Aquela coisa de feira, roupas e outros objetos que só servem para espanar. Esta esposa deve ser muito boa mesma, convidou vc pela última vez na última semana do ano passado. Quer dizer que já se passaram mais de seis meses, rsrsrsrsr
    Quem quiser me dar presente, não venha com roupas, flores, ou outro objetos que só servirão para entulhos com o tempo, gosto de ganhar chocolate, como e não tem esta de guardar e ter cuidado para o ladrão não levar, ter cuidado para não quebrar ou sei lá o que!!
    Não se engane, família é família em qualquer lugar do mundo. Tem de tudo um pouco e muito mais doido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janice, desculpe minha ignorância, mas não entendi o que vc quis dizer, quando se referiu à esposa do meu tio.rs. Eu, particularmente, não gosto de almoçar na casa dos outros, aliás, nem sou chegado em fazer visitas, mas meu tio foi muito gentil, então fui até lá. E ele , que está viajando no momento, disse que quando chegar, fará um almoço pra mim. Sou muito antissocial, tenho pouco assunto, então, não há necessidade de eu almoçar com frequência, e muito menos , recebendo convite, na casa dos outros. Meu tio e sua mulher foram muito gentis, sim.

      Prefere chocolate do que roupas... é, cada qual com seu gosto, e a gente tem que respeitar.rs

      É raro uma família unida, conheci famílias bem piores que a minha, mas o que me intriga, me aborrece , é a gente precisar e ter que ajudar as pessoas as quais não nos entendemos.

      Obrigado, Janice.
      Abraços

      Excluir
    2. Não quis dizer nada de mais . Queira ou não são familiares e tem uma aproximação por isto. Da forma que vc escreveu pareceu-me que existe uma distância muito grande. Para se ter uma amizade não é necessário parar o tempo todo tricotando, mas de vez em quando um telefonema para saber se o outro está vivo ou não.
      Moro aqui nesta mesma casa tem 32 anos, logo que aqui chegamos uma senhora da mesma rua faleceu e só foi descoberta por causa do mal cheiro. Isto é humilhante para quem morre. Por isto dei uma cópia da chave da casa para uma amiga. Se eu passar um ou dois dias sem me comunicar com ela, ela já sabe. Tem que correr até aqui.
      Desculpe, não queria causar transtorno.
      Uma família mesmo que se desentendendo pode ser um bom sinal. Vai depender do ponto de vista. Isto quando acontece pode ser preocupação em excesso.
      Falo tudo isto e esqueci que vc não é tão social.
      Beijos!!

      Excluir
    3. Oi Janice, tudo bem, não fiquei com raiva(rs); não precisa se desculpar. Esse meu tido, volta e meia, ou telefona ou me manda um e-mail.

      Sou diferente de vc, eu espero morrer dentro de casa, só, de morte natural, se possível dormindo(rs), e que só encontrem meu corpo, depois que ele estiver decomposto.rs

      Vc é louca de dar a chave da sua casa para uma vizinha!rs

      Excluir
  2. Voltei.
    É melhor ser ajudado por um desconhecido. Ele jamais te cobrará a conta.
    Sempre achei quem ajudassem meus filhos na distância de minha ausência. Em troca procuro fazer por outro o que ele recebem. Fui clara??? rsrsrsr
    Beijos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores