domingo, 6 de maio de 2012

Lar, Doce Lar(incluindo As Vantagens de Viver Sozinho)



A meu ver, pelo menos no nosso lar, temos que ter sossego, paz. No entanto, nem sempre isso acontece. Eu, particularmente, conheci bem mais lares desarmônicos do que harmônicos.
Como muitos julgam pela aparência, e precipitadamente, tem-se a ilusão que  tal casa, com uma determinada família, é um lar , doce lar.

Se eu disser que fui super-infeliz quando morei com meus pais, minha ex-mulher e com a minha avó materna, eu estaria mentindo, assim como seria um mentiroso , ao dizer que fui feliz nestes citados lares. Tanto que não tenho saudade alguma.

Eu sonhava em morar só, e isso aconteceu pela primeira vez, no segundo semestre de 1998, depois da morte da minha avó materna e o subsequente internamento, 23 dias depois do falecimento dela, do meu pai, vítima de Mal de Alzheimer .
Morei 1 ano e 8 meses sozinho, no apartamento, que era de propriedade da minha avó, desde 1969. Não gosto de morar em apartamento, mas o citado, eu adorava. Eu já havia morado lá, por duas vezes, nos anos 70. Minha avó foi uma das primeiras(ou primeira) moradora do prédio, que fica num bairro muito bom, perto do centro. Era um lugar muito gostoso de se morar. Uma vizinhança bem legal, exceto a família que morou por mais de 15 anos, no terceiro andar do nosso bloco(nós morávamos no primeiro andar), eles eram bem barulhentos e encrenqueiros. No mesmo ano que minha avó morreu, no primeiro semestre, essa família se mudou, para a alegria, creio eu , de todos os moradores do local.

Foi maravilhoso morar sozinho, no entanto, eu estava muito inseguro, pois sabia que moraria só por pouco tempo, já que mal minha avó foi enterrada, sua filha mais nova, entrou com o inventário. Eu torcia para que o apartamento não fosse vendido(rs), porém, ele foi comprado bem rápido, só que , devido a burocracias diversas, a venda custou a se consumir.

Com muito pesar e prevendo que não seria feliz, no dia 26 de fevereiro de 2000,  me mudei para a casa da minha mãe e seu companheiro. Eu já tinha ciência que o companheiro da minha mãe não era flor que se cheirasse, no entanto, apesar dos pesares, ele me recebeu em seu lar, graças à minha mãe também, claro.
Quando eu morei sozinho, tinha despesas,  mas era feliz, quando passei a morar com minha mãe e seu companheiro, não tinha despesas, mas era infeliz.
Mas, quem mandou eu ser um pé-rapado?rs

Continua...rs

9 comentários:

  1. no terceiro andar do nosso blog???? Rsrsrs... Sr. Tio Verden o senhor trocou as palavras a proposito???

    A parte isso eu acho que família de comercial de margarina não existe, toda família tem conflitos e coisas do gênero, a minha mesmo... Só a graça!! No entanto, não diria que sou infeliz, sim, tenho vontade de morar sozinha, mas tenho a solida impressão que vou sentir muita falta da bagunça daqui de casa!!!!

    ResponderExcluir
  2. rs. Depois que postei, percebi que tinha escrito errado, mas me esqueci de corrigir.

    Sobre o que vc falou, no segundo parágrafo, por favor, leia a resposta que dei para a Janaina, na continuação deste post.

    Muto obrigado, sobrinha!

    ResponderExcluir
  3. Família de comercial de margarina existe.
    É que tem problemas inevitáveis. Coisas que acontece.
    Dizer que o céu é o paraíso e no entanto tem dias de relâmpagos e trovoadas.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas famílias são mesmo mais estruturadas, mas são poucas, eu penso. Infelizmente, o ser humano não vive sem os inevitáveis problemas.

      Grato pelo comentário.

      Abraços

      Excluir
  4. O lar é o lugar de descanso, de alegria, de gargalhada, de poder solta pum, arrotar, de bagunçar, de se bater papo nas madrugas, espalhar coisas por todos os lados, . . .É o lugar se ser.
    Lugar de trabalhar é no trabalho. Sou contra quem leva trabalho para concluir em casa. É como se o lar fosse uma extensão do trabalho. rsrsrsr
    Lugar de beber é no bar, e se eu pudesse só comia em restaurante. rsrsrsr. Adoro um tempero diferente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de dizer que o lar também é o lugar de receber amigos e contar piadas abrindo e fechando geladeira.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Janice, poucas vezes, quando eu morava acompanhado, dei gargalhadas em meu lar. Morando sozinho, aí sim, que não há como gargalhar(rs), no entanto, sozinho, rio por dentro, quando acompanhado, eu chorava por dentro. Sobre soltar pum, minha ex-mulher me enchia o saco por causa disso!rs

    Sobre beber, bebo também em casa, mas com moderação. Quando saio, quase sempre na parte da manhã, não almoço em casa. De fato, um tempero diferente é muito bom.

    No meu lar, não aparecem "amigos".rs

    Gostei muito do seu comentário.
    Valeu! Obrigado!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. rsrs pois é, morando sozinho vc paga as despesas mas é feliz, morando junto, não paga as despesas, mas é infeliz.Sinceramente? É preferível bancar as despesas!E ser feliz!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores