quinta-feira, 31 de maio de 2012

Erros e Problemas


"Errar é humano". Não concordo muito com essa frase. Não seria mais correto: errar é desumano. "Aprendemos com nossos erros". Aprendemos e continuamos errando, no decorrer da vida. E , nem sempre, aprendemos com os erros, pois, algumas vezes, seguimos a repeti-los.

Já errei tanto na vida, já dei tanta mancada, que tenho até vergonha ao lembrar.

Uma determinada pessoa , pode se amar, se achar o máximo, mas se uma grande maioria de gente, sempre está a discordar dela, tem algo errado aí, não?

Quem nunca escutou alguém, muito chateado, num momento, dizer que não está chateado com alguma coisa, nem com outra pessoa, está chateado consigo próprio?

Eu acho que existem os que não têm consciência, e uns são tão ocupados, que nem tem tempo para pensar direito, para refletir sobre suas atitudes, para analisar a vida.

Nunca me conformei com erros, nunca os aceitei, e se não aceito os meus, pior ainda aceitar as falhas dos outros, principalmente, quando erram comigo. É, tenho que ver meu lado.rs

Problemas


1. Problemas são bençãos disfarçadas.
2. Problemas existem para nos ensinar algo.
3. Os nossos problemas são apenas etapas anteriores a grandes vitórias.
4. Problemas são também excelentes avisos de que devemos melhorar algo.
5. Ninguém escapa, ninguém é especial: todos temos problemas.
6. Você mesmo pode resolver a maioria dos seus problemas.
7. Problemas são mensagens da natureza, da família, de Deus para nossas vidas.
8. Problemas servem de diretrizes para uma vida melhor.
9. Não existem problemas insolúveis para nosso Deus.

Pr. Geraldo Magela



Destes nove itens, o único que eu concordo é o item 5.


Todos temos problemas. Problemas permeiam nossas vidas. E se não haver mais problemas? Aí pinta o tédio, a monotonia, que pode até nos fazer adoecer, quiçá morrer.
Essa é a condição humana, esse é o ser,chamado homem, que muitos dizem ser obra de um ser perfeito, chamado Deus.
E os que não se conformam com erros e problemas, como eu, são taxados de loucos, de pessoas que não tem o que fazer, de sonhadores, de não terem humildade, de bebês chorões, chatos, etc.


Eu tenho vergonha de ser humano. E não queria ser um animal, pois, na natureza, é um comendo o outro, o mais forte esmagando o mais fraco.  Os altruístas não sobreviveriam, se não houvesse a dor alheia. Altruístas x egoístas, e a vida mantém seu " equilíbrio"...


Eu não gosto de hospitais, prisões, guerras, desentendimentos; não gosto de me engajar. Sou um egoísta? Creio que muitos pensam assim, mas me intitulo de individualista. Talvez omisso. Mas, pô, mal estou dando conta de cuidar de mim mesmo, ainda vou sair mundo a fora, para ajudar os outros? "Dane-se o mundo, que eu não me chamo Raimundo".


E consegui sobreviver 56 anos, aos trancos e barrancos, empurrando com a barriga, enrolando...num mundo cheio de miséria, dores, problemas e erros. Pertencendo a uma raça boba, idiota, que mesmo sabendo que um dia vai morrer, luta desesperadamente para sobreviver, como se pudesse enganar a morte, como se o tempo não corresse tanto, acreditando que a velhice será tranquila, serena...(isso se a morte não chegar precocemente).


Ah, alguns devem estar pensando: "pô, já que acha a vida tão ruim assim, por que não se mata?" Resposta: ainda tenho , não tanto quanto muitos, instinto de vida, que está cada vez mais pífio, mas ainda tenho. E me falta coragem de cometer o suicídio.
Sabiam que o mundo é tão bom, que a cada quarenta segundos, uma pessoa se suicida?


Não me conformo e nem concordo com problemas e erros, discordo, protesto contra a lei da vida.
E vou tocando o barco, até que ele afunde de vez, tentando ainda não errar e fugir ou superar os problemas.


"O sofrimento é a lei de ferro da natureza"(Eurípedes).

14 comentários:

  1. Errar é humano, continuar no erro é desumano.
    Problema não é a mesma coisa de atividade.
    Tem período da vida que ela segui tranquila e de repente é como se o mundo desabasse sobre as nossas cabeças. Tudo acontece quase que de uma só vez.
    No final, temos mais tempo bons que ruins.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. IIIIIIIIIIIIh, isso tá me cheirando revolta dos 56...rsss

    Eu gostei do texto do Magela e concordo com os 9 citados.

    A morte deve ser algo natural, pelo menos fico tranquila em saber que vc não curte essas aventuras de se matar. penso que suicidio é coisa pro fracos de mente e de alma...

    ResponderExcluir
  3. Janice e Fabiana,

    Vcs têm uma visão mais positiva da vida, não compartilhada por mim.

    Sobre o suicídio, não concordo com vc, Fabiana. Me desculpe, se vou te decepcionar, não aconselho ninguém a se matar, mas tenho tendências suicidas, e não penso que os suicidas são fracos de mente e alma; eu os compreendo. Muitas mentes brilhantes e pessoas de alma, já se mataram.

    Muito obrigado, Janice e Fabiana.

    Bom final de semana pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. Ninguém gosta de sofrer. Ninguém que morrer.
    Mas tem momentos aflições que muita gente tenta ,morrer antes da hora. Os que não conseguem é porque não estava no caminho certo.
    Viver é muito bom.
    Um dia estamos por cima no outros estamos enrolado.
    É difícil viver sem problemas.
    O que movimenta a vida são os desconfortos, a procura de melhoras e tantas outras coisas que deixa a vida confortavel ou desconfortavel.
    E quanto ao errar, eu sei que é comum mas ninguém que errar.
    Meto a cara na parede sempre. Não tenho medo de errar, levo na brincadeira e procuro não errar mais naquele lugar.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Claro que respeito seu ponto de vista. Mais ainda pq sou um "negativista" de marca maior. Seu modo de pensar, Fábio, faz lembrar o da Janice e da Fabiana, positivistas, eu penso.

    E sempre digo, podem discordar, posso até rever, mudar meu modo de pensar. Tenho a personalidade forte, ao mesmo tempo que tenho auto-crítica, entretanto, continuo com uma imagem bem negativa da vida.

    Muito obrigado pela sua presença.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Roderick!

    Eu concordo com os nove itens do Geraldo Magela. E também sobre o suicídio e a depressão e mesmo que eu nunca tenha tentado o suicídio já quis e muito morrer. Foi uma época muito difícil aquela que começou em 2008 e se arrastou até 2011. Eu fui realmente ao fundo do poço da depressão e da vontade de não existir. Sei bem como se sentem as pessoas que não estão contentes com a vida e se sentem melancólicas e por isso sei o quanto é difícil.

    Não é que eu tenha encontrado sentido na vida e tal, e acho que minha depressão está é "em suspenso" mas resolvi viver para fazer melhor os dias dos que convivem comigo.

    Você já conhece um pouco de mim e já sabe que sou uma pessoa altamente auto-destrutiva. Me apoio no realismo para não cair no negativismo e deixar de aproveitar o que a vida tem para oferecer.

    Mas Roderick, apesar de tudo o que escreve você passa a ideia de ser uma pessoa gentil para com os outros. Inconformado com as injustiças e incapaz de fazer mal a outra pessoa e sim somente a você mesmo.

    Talvez seja por isso que viemos aqui tanto para ver como você está, ler as coisas do passado que gosto de ler você contar e deixar uma palavra de carinho para que você procure ver a vida um pouquinho mais por outro ângulo.

    É difícil mesmo conseguirmos perdoar os erros dos outros para com a gente... eu também sou assim...


    Beijos!

    Tudo de bom para você!

    Espero que já esteja melhor!

    ResponderExcluir
  7. Iza, obrigado pelas palavras, mas entre a minha pessoa e outra, eu preferiria fazer o mal para a pessoa, não a mim.
    Sou gentil até demais, mas quando uma pessoa comete uma injustiça comigo, dependendo do grau da injustiça, e essa pessoa sendo do sexo masculino, a vida dela nenhum valor tem pra mim. Quanto ser do sexo feminino, só me resta o desprezo.

    Não sou politicamente correto, e o perdão,não está mesmo na minha cartilha.
    Me desculpe se eu a decepcionar, já matei muitos homens na minha mente, quase cheguei a vias de fato. Não brigo à toa, mas sou meio esquentado. E não teria remorso, se eu chegasse às vias de fato, o complicado é ser preso, ou ser alvo da ira dos parentes da praga que nos perturbou.

    ResponderExcluir
  8. Grato pela força, pelas gentis palavras, Iza.

    Tudo de bom pra vc também!

    ResponderExcluir
  9. Tio Verden não é tão assim... Mas as vezes é... Então que a vida é uma coisa tão complicada, tão enrolada que as vezes parece não fazer sentido...

    Eu brinco que o melhor mesmo seria não ter nascido e se eu fosse a Bela Adormecida espetaria de novo meu dedo na roca e dormiria por mais cem anos lindamente...

    Mas já que estou na chuva o jeito é me deixar molhar, só me resta ir vivendo "um dia após o outro andando carregando a cruz" como diz um hino. O que me salva do desamparo é mesmo a fé, sem ela eu afundaria como uma pedra de chumbo e já tinha desistido dessa coisa chata que é está viva! #ProntoFalei

    ResponderExcluir
  10. Sempre bem-vinda Pandora, sempre no meu coração, do tio virtual que tanto a adora.

    Fale sempre, seja franca, gosto disso.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Roderick, vc conhece o filme "A Rainha dos Condenados" ? Fala sobre o que?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Tbm concordo com o item 5, aliás o único item que da certeza é o 5, todos tem problemas, fazem parte da vida.
    E sobre o "aprendemos com nossos erros", concordo que nao aprendemos e que continuamos a cometer os mesmos erros. Se sempre aprendessemos com nossos erros, o mundo não estaria como esta hoje, sempre com os mesmos problemas, as mesmas falhas, ou ate mesmo problemas piores.
    Por outro lado, o problema tnm nao passa de uma condição psicologica, algo que apenas na nossa cabeça, colocamos que é algo ruim, chato que atormenta nossa vida e que precisamos resolver. As vezes é melhor tentar relaxar e e dar um "que se dane" para os problemas para ver se eles param de encher o saco.

    ResponderExcluir
  13. Seu comentário é sábio.

    Sobre o problema estar em nossa cabeça, até que concordo um pouco. Sou tão desconfiado, que desconfio de mim mesmo(rs), e ,às vezes, penso que mesmo se eu fosse bem sucedido na vida, continuaria insatisfeito.rs. Sou mesmo um caso perdido.rs

    Muito obrigado pelos comentários, Denise.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores