domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães?

O que acontecia com frequência:

Eu:  Bom dia, mãe, a senhora dormiu bem?
Minha Mãe: Dormi muito mal.
Eu: Bom dia, mãe, a senhora dormiu bem?
Ela: Não dormi nada...

___x____

E em 29.08.2008, minha querida mãe dormiu para sempre, para não acordar mais.

Não fui no velório/enterro. Eu não queria vê-la num caixão. Já foi terrível ver seu corpo sem vida, roxo, inchado, logo após sua morte, no hospital. Naquele dia , eu também morri. Eu já havia morrido muitas vezes, no decorrer da minha vida, mas em 29.08.2008, morri com bem mais intensidade, perdendo um pedaço bem valioso de mim, a minha mãe. Outro motivo , pelo qual não fui no enterro, foi que eu não queria que vissem minha dor, não queria que me vissem chorando, e a maioria dos que estavam no velório, sejam parentes ou amigos da minha mãe, eu não considerava como amigos meus. Temi igualmente de eu ficar histérico, embora esse não seja meu estilo, no entanto, ao perdermos uma pessoa tão querida, corremos tal risco.

E todos me falaram que a minha mãe estava linda, seu rosto era pura serenidade, parecendo estar dormindo tranquilamente.   Finalmente, ela conseguiu dormir bem, tão bem, que nunca mais acordou, e me deixou bem mal.

Sinto muito pelos que acreditam, mas não creio existir vida depois da morte. Já pensaram se existir, e a mama ver como estou, como tenho passado, saber dos meus pensamentos? Bebendo um pouco a mais do que o normal, cheio de roupas velhas, com meu dinheiro acabando... Ela, preocupada como sempre foi, ficaria louca no além. Ou será que em outra dimensão, ela mudou seu comportamento, e acredita na máxima do filósofo, Dario Maravilha, "para toda problemática, existe uma solucionática"?

Dia das Mães, coisa nenhuma, hoje é mais um dia dos comerciantes,mais um dia de se comer churrasco, saborear almoços gostosos, tomar muita cerveja e vinho, para os que ainda têm a presença física de suas mães. E a esses, com todo respeito, deixo meus parabéns, e digo para curtirem mesmo suas mães.
Eu, não só perdi uma mãe, perdi uma amiga também. Perdi as minhas costas largas, como ela mesmo dizia, e o que ela temia, aconteceu, morreu primeiro do que eu, e eu estou a "Deus dará". Eu queria morrer antes dela, mas quem sou eu para querer algo e ter seu desejo realizado?
E continuo um menino, um moço velho, como aquela música do Roberto Carlos, uma criança no tempo.

Todos Precisam Ter um Amigo(Martin Turner)


Confie em mim, vou tentar fazer
Tudo para que eu possa ajudá-la.
Asas quebradas podem consertar-se novamente
Não tenha medo de chorar suas lágrimas em voz alta.
Todo mundo precisa ter um amigo.
É só amor que eu posso dar
E eu dou-lhe o único amor que tenho.
Quando eu vejo que você está tão infeliz
Isso me faz querer experimentar e perceber
Todo mundo precisa de uma mão à socorrer.
Se tudo deve virar-se
E fazer sentir-se tão para baixo e fora.
Você pode ser o tipo de companhia,
Para compartilhar uma carga e sei como se sente mal.
Todo mundo precisa ter um amigo.

Criança No Tempo

Doce criança no tempo, você verá a fronteira
A fronteira que foi desenhada entre o bem e o mal

Veja um homem cego atirando ao mundo
Balas voando, levando tristeza

Se você tem sido mau, Senhor eu aposto que sim
E você não se feriu por uma bala perdida

Você deve fechar seu olhos e curvar sua cabeça
Espere o richochete(Deep Purple)


O Moço Velho

Roberto Carlos

Eu sou um livro aberto sem histórias
Um sonho incerto sem memórias
Do meu passado que ficou
Eu sou um porto amigo sem navios
Um mar, abrigo a muitos rios
Eu sou apenas o que sou
Eu sou um moço velho
Que já viveu muito
Que já sofreu tudo
E já morreu cedo
Eu sou um velho moço
Que não viveu cedo
Que não sofreu muito
Mas não morreu tudo
Eu sou alguém livre
Não sou escravo e nunca fui senhor
Eu simplesmente sou um homem
Que ainda crê no amor





16 comentários:

  1. Amigo Roderick, cada um com sua dor. Nestas datas procuro sempre fugir de casa. Fico pensando no dia que um de nó faltar. Hoje pela ausência de minha irmã terei que ficar para o almoço.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o que vc disse... Houve uma época que eu fugia também de casa, quando meus pais davam almoços no domingo.rs

    Grato pelo comentário.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não curto "dias de". Acho que são datas comerciais chatíssimas. Infelizmente algumas não dão para ignorar, como hoje, dia das mães. Mas para mim não significa nada, o que importa mesmo é o relacionamento que temos com os pais, se são bons ou ruins, no meu caso, longe de ser algo gratificante.

    Bem, vim aqui responder seu questionamento. Ter um blog dá muito, mas muito mais trabalho que meu perfil no facebook, aquilo lá sim é pura diversão, levo cinco minutos para ver as atualizações de todos, não temos essa espécie de obrigação de retribuir visita como nos blogs. E lá eu publico qualquer coisa que passa pela minha mente, desde uma besteira a coisas mais sérias, fora que sempre rola um bate papo tipo msn com alguém. Então Facebook não toma tempo nenhum, no dia que não quero não entro, no dia que quero leio, se quero publico senão eu sumo é fácil de interagir. Já o blog tem a elaboração dos textos, revisão. Não podemos ter um blog e ficarmos esperando que nos leiam se a gente não for ler o dos outros, rapidamente as pessoas te largam. É algo bem mais trabalhoso. Fora que a gente se expõe mais e tem que aguentar mais opiniões desagradáveis.

    Mas na hora certa eu volto a blogar e a visitar os amigos tb.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Ah, apareceu... que bom!rs

    Grato pelo comentário, Dama.
    Você é sempre bem-vinda!

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho o desejo de morrer antes das minhas mães, mas a natureza nem sempre toma o rumo que queremos.
    Tal como você, não gosto de ir a velórios de pessoas falecidas que eu conheça. Vejo tanta falsidade e até mesmo desrespeito. Acredito que mais me aborreceria do que conseguiria me despedir e tem também aquele lado de querer se lembrar da pessoa viva, embora infelizmente em seu caso foi inevitável não passar pela experiência de presenciar a morte.
    Eu vi tantas mensagens de gente triste no Facebook por não estar mais com as mães neste dia, sentindo-se mal por verem tantos parabenizando suas mães, não vejo necessidade desta saturação de posts floreados blogosfera afora. Quer homenagear sua mãe, faça-o na vida real. Não sou muito dado a estas "homenagens", para mim soam falsas, como querendo provar algo que amanhã já vão esquecer.
    Talvez eu tenha esta visão por ser filho de comerciante, mas cada um pensa de um modo.

    ResponderExcluir
  6. Você tem é muita sorte de ter duas mães.rs

    Eu pensei que morreria sem ir em enterros, mas, graças à minha ex-mulher, tive o desprazer de ver um, o primeiro, seu irmão, quando eu tinha 33 anos. Se não me falha a memória, vi oito defuntos, e a maioria dos enterros que fui, foram de parentes da minha ex-mulher.

    Penso que sendo sincero, é válido homenagear as mães também fora do âmbito real. E, no caso da blogosfera, alguns usam seus blogs para desabafar, como se fosse um diário.

    Acredite se quiser, meu pai também era comerciante, assim como todos os seus irmãos, e ele era dos bons, sabia cativar um freguês.rs

    Grato pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. Olá meu amigo Roderick, hoje, vivendo os dois papéis, o de filha e de mãe, percebo nitidamente a importância e até uma certa dependência que esse ofício predispõe, uma vez que há muitos anos perdi minha mãe e ainda hoje sinto sua falta em todos os momentos, alegres e difíceis, nem preciso mencionar o dia de hoje, que como vocês abordaram e até certo ponto concordo, pode até ser mais comercial que afetivo, mas pelo fato da propagação do mesmo, isenta a possibilidade de qualquer pobre motal passá-lo desapercebido. Acho que todo filho se identifica nisso, na confiança única que depositamos em nossas progenitoras e sucessivamente nossos filhos em nós (no caso de mulheres mães). Sou muito feliz por ter tido o privilégio de ser abençoada com dois seres que, com toda certeza, daria a minha vida pela deles.
    Obrigada amigopela visita.
    Abração e uma semana linda prá ti.

    ResponderExcluir
  8. E acredito que seus filhos são muito felizes por ter uma mãe como vc, Cris.

    Muito obrigado pelo comentário.

    Uma ótima semana pra vc também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Nossa que texto triste! Mas imagino que seja assim mesmo, quando morre uma mãe ou pai deve morrer junto um pedaço de nós.
    Bem, como eu ainda tenho os meus dois, acurto essas datas para fazer festa a eles, mas sei que quando um faltar será triste.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. E pelo que vc falou no blog, vcs são uma família unida, e isso, claro, é muito importante. Continuem assim.

    Uma ótima semana para vc, Camila!

    ResponderExcluir
  11. Certos sentimentos e maneiras de viver não exigem aceitação e compartilhamento. São extremamente pessoais. Não sabemos lidar com perdas e elas, sejam quais forem, deixam cicatrizes.
    Minha mãe tem 85 anos, sempre foi mulher forte, batalhadora, exigente, nos transmitindo valores que não serão abandonados.
    Acredito que a vida não termina aqui, mas peço a Deus que a abençoe a cada dia, com saúde e tranquilidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe se foi com 67 anos.

    Grato pelo comentário, Marilene.

    ResponderExcluir
  13. Uma pena você ter perdido a sua mãe. Não sei o que faria se eu perdesse a minha...

    ResponderExcluir
  14. O ideal seria que morrêssemos juntos; melhor ainda, nunca morrermos, mas a vida é diferente, a morte está sempre presente.

    Obrigado, Gilberto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tive a sensação de perder alguém muito próximo a mim, deve ser horrivel e sei que um dia vou passar por isso, pois todo mundo passa, não tem jeito, todo mundo morre.

    Dia das maes é uma data comercial como dia dos pais, dos namorados, enfim, dia para o comercio vender.Mas ao mesmo tempo, para quem tem mae fisica, é uma data importante para lembrar das maes com mais carinho, ja que na correria do dia a dia, não da nem tempo de ver a mae direito.

    ResponderExcluir
  16. Muito bem observado, Denise. Gostei muito da sua opinião.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores