quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Mentira




Há muito tempo que penso em postar sobre a mentira, mas me esqueço... Ontem, ao navegar no blog da Camila Monteiro, http://vidacomplicadademais.blogspot.com.br/, que postou sobre o tema, cheguei até a fazer um comentário. E eu gostei muito da opinião do blogueiro Christian, sendo que o que mais me chamou atenção, achei até engraçado, é quando o mesmo diz que costuma acontecer ao a pessoa se dizer feliz, alguns tachá-la de mentirosa, quando uma profere lamúrias, é chata, se tem um equilíbrio é prepotente...(eu diria até, na visão da maioria das pessoas, politicamente correto, certinho demais, fazedor de média).

A mentira sempre foi uma coisa que me incomodou bastante. No ano de 2006, um jornal , da cidade que eu moro, publicou uma missiva minha, falando a respeito do assunto. O que eu disse , nada tem demais, apenas comprova a repulsa que tenho pelos mentirosos. Naquela época, eu já usava computador, mas com pouquíssima frequência, não opinava em blogs, nem me passava pela cabeça participar de redes sociais.

A Mentira

Como é do conhecimento de todos, quem diz que nunca mentiu não passa de um mentiroso. Infelizmente, certas circunstâncias nos obrigam a faltar com a verdade.
Uma pessoa portadora de caráter, evidentemente, se constrange ao ter que mentir. Existem muitos tipos de mentirosos. No Brasil, quiçá no mundo, os mais em evidências são os políticos.

É duro tolerar os faroleiros, os dons juans de araque, os que já viajaram por diversos países pelo mundo afora, os que sempre são os vencedores numa briga, os que nunca bateram seu carro.

Alguns, até por falta de assunto, contam casos inverídicos, mas que afirmam ser verdade.
Uns cometem falcatruas e jogam a culpa em outrem.

Qual a mulher que nunca conheceu um homem que se dizia solteiro, mas, na realidade, era casado?
Existem mulheres com o mesmo procedimento: compromissadas, contudo, afirmam não terem compromisso(afinal o mundo evoluiu).

Para muitas pessoas a mentira é tão essencial como o oxigênio. Viver é mentir; mentir é viver.
E nem todos pertencem à classe política. Triste, para os que têm ética, é constatar que muitas vezes o(a) mentiroso(a) é um vencedor(a).

16 comentários:

  1. Muito honrada de estar sendo citada aqui, obrigada!
    Quanto a mentira, é o que penso mesmo, uma hora ela desmorona, ai quero ver.
    Isso sempre acontece, sempre.

    ResponderExcluir
  2. Eu que me sinto honrado com a sua presença.
    Obrigado, Camila.

    ResponderExcluir
  3. Uma mentirinha de leve é bom. Livra-nos a cara de problemas ou saímos de um. rsrsrsr. É verdade. Eu minto. E sei que todos inclusive os que dizem não mentir, mentem.
    Agora mentir para prejudicar outra pessoa, é pura maldade.
    Deixa de ser uma mentira para ser um ato de violão de direito.
    Sei que tem gente assim mesmo como você disse, . . . ou pior.
    O mundo não evoluiu, quem evoluiu foram as mentiras.
    rsrsrsrsr
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. É complicado Janice, como diz a famosa música do Roberto Carlos,"Traumas", "as vezes as mentiras também nos ajudam a viver", mas , penso que mentiras fazem um sentimento lindo morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com o tipo da mentira.
      Tem a boa e a ruim.
      rsrsrrs
      Beijos!

      Excluir
    2. Janice, eu diria, que , infelizmente, existem mentiras necessárias, mas , no meu modo ver, não existe mentira boa.

      Excluir
  5. Não sei se é por conviver muito pouco com as pessoas, mas não tinha pensado neste assunto. Acho minha vida muito morna mesmo. Com as pessoas que convivo e são poucas no dia a dia, falo muito pouco e não me importo mesmo com o que dizem para mim. Não fico procurando ver se é verdade ou mentira. Se for mentira eu vejo com os próprios olhos e vou vivendo. Acho que está faltando mais adrenalina na minha vida.

    Beijos e obrigada pelo comentário lá.

    ResponderExcluir
  6. Ih, Dhona, pois mesmo convivendo pouco com as pessoas, me deparei com um tanto de mentirosos, tanto no mundo pessoal como no virtual.

    Eu que te agradeço.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. "É verdade. Eu minto. E sei que todos inclusive os que dizem não mentir, mentem."
    Assino junto com a Janice e por vezes (não estou dizendo ser o seu caso, tampouco o da parceira Camila) quem diz odiar mais a falsidade e procura "desmascará-la" é o que mais a pratica.
    Eu não condeno quem tem motivos sérios para mentir ou omitir (principalmente omitir, é um direito da pessoa não querer que sua vida seja um livro aberto e omissão, também é considerada mentira) ou simplesmente não quer se expor. Para muitos eu sou uma mentira porque não me escancaro em redes sociais, não preciso me auto-afirmar mostrando fotos de baladas ou mostrando meu avatar. Uma foto discreta para mim basta. Não dou importância para estas coisas quando vêem até mim, simplesmente as descarto.
    Contudo, mentir para prejudicar o outro, por sadismo ou para tirar proveito de alguma situação, é difícil de tragar.
    Obrigado por mencionar meu nome, realmente a blogosfera pensa por aí. Tudo vai aos extremos. rs.

    ResponderExcluir
  8. Christian,

    Como eu disse até mesmo no começo da missiva, só mesmo um mentiroso, diz que nunca mentiu.

    A infidelidade,vamos falar da conjugal, não é uma mentira?
    E os homens eram campeões nisso, durante uns vinte séculos de existência da raça humana na Terra. E os sentimentos das mulheres enganadas, o que valia para eles? Nada!!!
    E hoje está quase tudo igual, eu penso.

    Penso que quando um relacionamento se estreita, tem que haver a verdade, seja amizade ou romance.

    Poxa, se vc diz que uns acham que vc é uma mentira, imagine eu(rs), Roderick Verden, com um perfil que pode até dar medo em alguns, mas que para outros suscita risos.

    Ainda sobre a mentira, continuar afirmando a mentira, dizendo que disse a verdade, quando há provas que a pessoa mentiu, é dose, e existem pessoas assim.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roderick, os homens mentiam mais que as mulheres sim. Hoje estamos mais consciente do que é mentira.
      Dizem que esconder a feiúra é mentir.
      O uso de silicone, maquilagam, sinta, dentadura, peruca, e outras parafernalhas em pesquisa conta ponto.
      Existe pessoas de todas as qualidades.
      Beijos!

      Excluir
  9. Realmente senhor tio Verden todos mentem mais alguns mentem mais e são mais cruéis. Hoje mesmo minha amiga ligou para mim me contado que o namorado dela que se aproximou dela prometendo mundos e fundos, falando de casamento e tudo o mais se revelou um nojento, terminou o namoro por sms, nem quis atender o telefone quando ela ligou.

    Ele nos enganou a todos Senhor Tio Verden, a ela, a família, a nós todos, deu maior pinta de bom, bonito, moço de família e agora isso, eu fico assim meio arrasada sabia...

    E isso é muito verdade: "Para muitas pessoas a mentira é tão essencial como o oxigênio. Viver é mentir; mentir é viver.
    E nem todos pertencem à classe política. Triste, para os que têm ética, é constatar que muitas vezes o(a) mentiroso(a) é um vencedor(a)."

    ResponderExcluir
  10. É, sobrinha, esse cara é um pilantra. Tenho pena da sua amiga, e entendo o que vc está sentindo.Lamentável!

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo já mentiu.É estranho o porque de as vezes mentirmos, mas acho que um pouco de mentira faz até bem.Sim, há mentiras benéficas.Se o nariz realmente crescesse quando mentissemos, todo mundo teria narigão!!rsrs

    ResponderExcluir
  12. rs. É, Denise, só rindo...rs. Muito boa essa sua tirada.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores