terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sempre Na Contra-Mão - Decisão Final


Uma vez, um primo, meu último amigo pessoal, rindo, disse que eu era tão do contra, que tinha o leão como meu animal predileto, justamente um animal africano.
Os motivos de tal predileção: além da beleza, o leão tem bem mais masculinidade, sua imponência, sua juba, tudo isso é fascinante. Ele não tem a beleza deslumbrante de um tigre, mas, a meu ver, é um animal mais simpático e carismático. Como preguiçoso contumaz, admiro seu jeito preguiçoso, o ar de quem não quer nada; mas, por trás daquele jeito inofensivo, existe mesmo uma fera, que ataca sem dó um dos piores animais da  face da Terra: o ser humano.  Como ninguém é perfeito, o Rei dos Animais também tem seus defeitos. É um egoísta, diria até mau caráter. A pobre coitada da leoa é que caça pra ele, que come a maior parte do alimento, deixando restos para a leoa e os filhotes.

No entanto, no começo desse século, ao ir morar com a minha mãe e seu companheiro, o leão foi desbancado pelo papagaio.  Tivemos três papagaios: Yagoda, Yezov e Stalin(eu que lhes dei esses nomes-rs). Dessa vez, meu gosto ficou mais light.  Não existe animal mais carinhoso e fascinante como o papagaio, a meu ver. Stalin, depois de minha mãe, era a pessoa que eu mais gostava na minha vida. Infelizmente, o companheiro da minha mãe deu o Stalin para uma de suas amigas, e, há uns dois anos atrás, o bichinho faleceu. Yezov, dado para a mesma amiga da minha mãe, também já morreu.

Estou sempre na contra-mão mesmo. Nos anos 60,70, enquanto a grande maioria preferia Roberto Carlos, eu preferia Paulo Sérgio, que era considerado um imitador do Rei.
A mídia vive tecendo loas à velhice, inclusive já presenciei em blogs, tais louvores. Nada contra os idosos, que merecem nosso respeito, nosso carinho, apenas sou contra a velhice.
Muitos insistem que devemos viver o presente, esquecendo o passado, não se preocupando muito com o futuro. Os que têm tal pensamento denotam otimismo, vigor. Não penso assim; fantasmas do passado nos atormentam. Aprendemos com o passado, que nos serve de lição, mas essas lições costumam nos deixar amargos, desconfiados. A incerteza do futuro, me preocupa. Tudo é muito imprevisível. O certo: velhice, quando não morremos jovem, claro, mais certo ainda: a morte.

continua...

6 comentários:

  1. acho que o melhor seria esquecer mesmo o passado e aproveitarmos mais o presente.Pena que não é tão simples assim esquecer o passado...

    ResponderExcluir
  2. O chato aqui sempre diz que o passado está sempre presente. rs

    Muito obrigado pelos seus comentários, Denise!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Eu também já tive um papagaio, se chamava Menininho, era um fofo, me chamava de preguiçosa e a gente vivia em constante guerra, mas eu tinha um profundo amor por ele e sinto que ele também gostava de mim, nossa implicancia mutua era o nosso jeito de amor! Sofri horrores quando ele morreu e ainda sinto saudades! São mesmo uns fofos!

    ResponderExcluir
  4. Brigando com o papagaio?! Não acredito! rs.

    Tudo de bom, Pandora!
    Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  5. Com a idade avançada quero morrer como tua avó. Dormindo.
    Pior do que morrer velho é morrer novo sem ter noção de como viver é bom.

    ResponderExcluir
  6. Quem não quer morrer dormindo? A não ser q seja um masoquista.rs

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores