segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Honra ou Vaidade?

Quando alguém ferir a sua vaidade, não pense que sua honra foi atacada(Provérbio persa)

Conheço o provérbio persa, desde os anos 80. E ele sempre me fez ficar pensativo.

Como tenho crítica e auto-crítica, questiono o comportamento dos outros , procuro ser justo, também questionando o meu comportamento.

Minha mente turbulenta, questiona e até me acusa de algumas coisas.

Desde a adolescência, minha fama, perante os outros, era de ser uma pessoa geniosa, temperamental, de difícil trato.

Extremamente sensível, me ofendia com facilidade.

E enquanto determinadas pessoas conseguem ficar indiferentes a certas provocações, eu guardo raiva e costumo revidar meu desafeto. Eu poderia citar muitos exemplos, das minhas atitudes e do comportamento das pessoas, ditas equilibradas... Os que ignoram são mais felizes e angariam um número maior de amizades... são mais queridos, evidentemente.

O menino, que usa óculos, é chamado de "quatro olho", entre outros apelidos. Se ele ignora, é tido como um sujeito legal, se xinga, é mal visto. "Ah, ele sofre da vista mesmo!".
Assim é o comportamento humano.

Não sou mesmo uma boa pessoa e dentre os inúmeros defeitos que tenho, está a vaidade.

Sou feio e franzino. Meço 1,72 cm. Tenho o rosto pequeno. E eu queria ter pouco mais de 1,90 cm. de altura, ser forte, com um rosto grande, proporcional, enfim, bonito(rs), mas nosso bom Deus, não dá mesmo asa a cobra(rs).

Nos anos 90, ao atravessar uma avenida , me descuidei e um carro, sem frear, passou bem perto de mim, quase me atropelando. Foi tudo muito rápido... só ouvi a voz do motorista a dizer: "Õ viadinho!".
Eu estava magérrimo e com uma calça jeans bem apertada. Fiquei irritado, e o que mais me irritou foi o diminutivo... é o inho...Claro, ainda mais como sou muito nervosinho(olha o inho de novo-rs), mesmo se ele dissesse , "Õ idiota!", Ô filho da p.!", eu ficaria irritado, mas o inho me irritou bem mais.

E o tempo passa, e o velho Roderick Verden continua o mesmo. Há menos de um mês, um carro passou por mim, enquanto eu estava no passeio , e seu jovem motorista disse: "Ô tio, vc é feio pra caralho!". Passei a mão, lhe mostrando meu orgão genital(sem tirá-lo para fora-rs) e  disse, vc gosta é disso!rs. Agora, estou rindo, mas fiquei muito irritado, pensei até em danificar seu carro, caso houvesse como. E, claro, que pensei em danificar o próprio atrevido babaca.

Interessante, é que sou feio, mas não a ponto de chamar atenção. Sou apenas mais um dos inúmeros brasileiros feiosos, residentes neste eterno país de terceiro mundo.
Me visto discretamente. Não sou careca, nem negro, nem gordo, nem gay,nem baixinho e ainda aparece um babaca pra me encher o saco! E ele nada tinha de bonito... era escuro...

Uma vez, na multinacional em que trabalhei por anos, eu estava na seção de xérox. O responsável pela seção, um sujeito muito, mas muito legal, estava para se casar. Aí, um dos motoristas da empresa, um preto, muito pedante, por sinal, começou a zoar o noivo: "uma mulher para se casar com um sujeito tão feio assim, não tem amor nenhum à sua...(o orgão genital feminino). E o cara do xérox, nem se importou... ficou até com cara de riso. Eu não gostei nem um pouco. Achei uma falta de respeito com ele, que também nem era tão feio assim.O negão era bem mais feio.rs

Sou diferente mesmo! Por isso que fui muito feliz , no meu post anterior, ao dizer que sou uma eterna criança, um eterno calouro. Jesus disse: "perdoai-os, eles não sabem o que fazem". Eu digo: "não os perdoe, pois eles sabem muito bem o que fazem".

E se eu fosse gordo, baixinho, careca, negro, gay, creio que eu nem chegaria nesta idade, 57 anos.

4 comentários:

  1. Nossa Ro,como voce é rebelde!kkkk dei otimas risadas com seu texto.Tava com maior saudade,vc passou um tempinho sem postar...humanos..como quero distancia deles,ô serzinho complicado de se lidar,pois eu não consigo nem lidar comigo direito ainda mais se dedicar a alguem..eu tbm me ofendo muito facil com pessoas que não conheço.Hj mesmo,sai com o namorado do meu amigo e ele disse que eu parecia com uma".....(palavra ofensiva)"mas ele estava brincando e tal,mas eu não tinha intimidade com ele e fiquei um tempinho encucada com isso,mas com amigo é outra coisa,ofensas são elogios kkk vai entender essa juventude.Ultimamente só faço comer,ouvir musica e dormir esperando minha hora :) domingo vou encontrar com um monte de pessoas que já fui amiga mas perdi contado,estou animada,pois vou ve-los pela ultima vez..estou fazendo de tudo pra levar o maximo de pessoas que gosto pra passar o dia comigo.Tudo está dando tão certo na vida deles,e eu me sinto mt bem com isso,por hj vou dormir verdadeiramente descansada :) Moço,some não tah?sinto sua falta,bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Jinex, também senti sua falta. Inclusive, como sou meio(ou inteiro-rs) paranoico, suspeitei que vc podia não ter gostado das respostas que lhe dei(rs).

    Ao vc falar que sou rebelde, me lembrei da minha querida mãe, quando ela leu minha primeira carta, publicada na página de opinião de um jornal: "nossa! Quanta revolta!".

    Jinex, eu ando parecido com o Incrível Hulk(conhece-o). Neste último sábado, à noite, fui perturbado por um vizinho, novamente, com som em volume alto. Tomei chá de camomila, tentei ligar para a polícia, mas o telefone estava com defeito. Por fim, abri a janela e xinguei(sem falar palavrões). Pouco depois das 22 horas, o calvário acabou.

    Preciso conter meu nervo, pois posso me complicar. Poxa, pensei até em danificar o carro, do cara que me provocou. Aí é demais, não?

    De fato, o que não falta no mundo, é gente desaforada, desrespeitosa.

    Estou como vc também, comendo, bebendo, ouvindo música e dormindo, só que sempre estou sozinho.

    E se eu sumir, um dos motivos, pode ser que, finalmente, tenha feito o corte final.rs

    Obrigado e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Talvez eu faça o corte final antes de voce,apartir de segunda que vem,não estarei mais aqui pra te fazer companhia.Estou bem tranquila quanto isso,meus dias estão sendo calmos(para não dizer monótonos).Hj eu consegui um dinheiro e sei lá,é tão futil para mim.Eu sei que preciso dele,mas não é algo que me faça feliz.Tenho amigos que estudam como loucos apenas para ser ricos no futuro e deixam de viver a vida sem saber se lá na frente ainda estarão vivos,deixando o amor de lado e tudo de bom que eles tem...eu queria mesmo gostar de todas as coisas que não me interessam,mas não consigo,não querer fazer parte de tudo isso é dificil..eu estou renegando tudo que conheço e sei que vou ser mal compreendida,vou ser julgada e infantilizada,mas nem sei se isso importa de verdade,só sei do que quero...eu olho as coisas e sinto que elas não estão aqui,ou eu não estou aqui,ou é tudo uma ilusão.Está tudo muito confuso e algumas pessoas as vezes conseguem te fazer sentir culpada por ser quem é,por pensar como voce pensa,por agir como voce age...apenas criamos a nossa"moral"subjetiva querendo que todo mundo partilhe da mesma ideia,e uma hora voce nota que isso não vai ser possivel.Eu entendo que alguem me peça para partilhar do mesmo conceito,ideia,sobre vida,mas não acho que esse alguem queira saber pq faço tudo que faço,pq penso tudo que penso e pq decidi abraçar o inevitavel e ate ser amiga dele.Personificando a morte sem notar,talvez ela esteja triste..pense só:Ninguem quer voce por voce ser quem é e fazer oque faz,todos temem voce mas não tem certeza do pq,te ignoram a vida toda e quando voce está perto dizem que não te querem,choram e quando dizem que te querem é apenas para te usar de consolo pelas coisas ruins que a amiga vida fez a eles...coitadinha da morte,ninguem a entende,ninguem a aceita,ninguem gosta dela em si e sim do talvez que ela possa trazer!Voce tem nebulosas na capa do blog,voce gosta delas?Eu as amo,para mim são as coisas mais bonitas do Universo,tenho a profunda adimiração.As minhas preferidas são a de Orion e a de Tarântula :) a Roseta tbm é divina *-----* kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Gosto de nebulosas, mas não entendo bem do assunto. A visão do Universo é bonita, é fascinante, misteriosa, mas participar dele, não é nada agradável.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores