quarta-feira, 14 de maio de 2014

Eterno Calouro, Eterna Criança






Há muitos anos, fiquei sabendo sobre o que ocorre  quando um calouro entra no palco  totalmente perdido,sem  saber pra onde ir;  não consegue localizar  o microfone, como em programas como o de calouros, do Silvio Santos e do Chacrinha.
É que alguns calouros têm medo, vergonha, e se amarelam na hora h, aí , alguém da produção , os empurram.

Eu sou um calouro, que fui empurrado pra vida... perdido e sem saber pra onde ir. Nunca me tornei um profissional. Sempre fui um amador para a vida,e nunca consegui amá-la(a vida).
Que liberdade é essa que temos? Que livre-arbítrio é esse?

Paz?! Não neste mundo!  Paz depois da morte, caso houver vida além? Ou paz com o Nada, o silêncio total, o não ser? Quero descanso, quero paz, sem ter problemas, quero viver com saúde, quero autonomia, não quero envelhecer(acho que quero demais, não?rs) Mas, neste mundo, parece não ter como.

Sou também uma eterna criança, que tem uma rebeldia similar à de um adolescente.
Mas sou uma criança relativamente quieta, apesar de bem inquieta por dentro.

Fui uma criança; fui, igualmente, um adolescente. Porém, nunca fui um adulto, nunca!
A criança alegre que fui , morreu há muitos anos, desde a adolescência...o que ficou foi uma criança triste, inconformada, um moço velho, como uma música do Roberto Carlos.

Hoje, a criança caminha para a terceira idade, embora tenha quase certeza que não chegara lá. E ela não quer envelhecer.  A criança está com a barba branca, cabelos grisalhos, sendo chamada por alguns de "senhor", pelos mais desaforados e sem educação, de "tio"(isso na minha vida pessoal-nada contra ser chamado de "tio" por uma sobrinha virtual, que adotei-rs).

Durante minha existência toda, empurrei a vida com a barriga... enrolei, tapeei , sem segundas intenções, até mesmo inconscientemente , mas enganei.  Falando mais claro, nunca quis enganar qualquer pessoa, mas algumas pessoas se enganaram a meu respeito.

E a criança caminha só, sem pais, sem dinheiro, sem perspectiva, muito nervosa- a ponto de explodir- niilista ao extremo.

O calouro levou uma buzinada.  Tentou em outro programa, mas a campainha tocou. Ele nunca conseguiu cantar a música toda

A criança não deveria ter nascido; ela acha que nasceu no mundo errado, num mundo , o qual ela não concorda, não aceita.

O calouro, até que tentou cantar e dançar conforme a música, mas ele era muito desafinado, e duro e sem jeito para dançar. Com o tempo, acabou por perceber que não gostava de cantar e muito menos de dançar a dança da vida. Dançar é cansativo; a vida é cansativa.


Criança é esse ser infeliz que os pais põem para dormir quando ainda está cheio de animação e arrancam da cama quando ainda está estremunhado de sono.
Millôr Fernandes

É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.
Immanuel Kant

14 comentários:

  1. È interessante notar que voce queira paz,queira descanso,queira uma vida sem problemas,e tenha convicção que nesse mundo não poderá obter isso,mas mesmo assim ainda está vivo,residindo nesse planeta.Eu não crucifico as coisas que que voce faz e entendo com é ser humano..é ter aquele instinto de sobrevivência,aquela esperança irracional de que algo vá mudar na ultima hora e que ainda há uma chance(*não estou dizendo que é seu caso)..eu estava pensando esses dias como minha morte vai afetar meus parentes altamente sensiveis,mas minha mãe tem uma familia grande e amorosa que a acolhe sem pensar,e meu irmão irá com ela..meu pai..bom,ele que se suicide tbm(ele merece)eu não ligo pra como ele vai ficar,me sinto enojada por ele.Nem por um momento eu espero prolongar minha vida...daqui a alguns dias minha encomenda chega e eu faço oque tenho que fazer,estou arranjando as coisas o mais rapido possivel.Só estou dizendo tudo isso pq eu gosto de vc e vou me despedir de vc(não hj,infelizmente)mas daqui a uns dias...vc me deu esperança que existem pessoas decentes nesse mundo kkkk bjs

    ResponderExcluir
  2. Poxa, nem sei bem o que falar...
    Vc pode achar contraditório, demagogo, mas não gostaria que vc fizesse isso.
    O que vou dizer é o que talvez todos diriam, e vc, possivelmente, vai achar vulgar, vc falou que tem uma família que te gosta, uma mãe querida, amigos, parece ser uma pessoa animada, com um bonito sorriso e é muito jovem.

    Vc é dona da sua vida, mas eu não gostaria que vc fizesse isso. Espero que mude de ideia.

    Sobre o que vc falou a meu respeito, no começo do seu comentário, sua observação , foi muito pertinente. E eu já pensei nisso, há um bom tempo.
    Creio que ainda tenho um pouquinho de instinto de viver, o que, logicamente, me prende à vida. Mas , não tenho esperança nenhuma, não acredito mesmo que algo positivo vai mudar a minha vida, em, consequência, fazendo com que eu desista de tirá-la.

    Nestes dois, no máximo, três meses, que faltam, quero ainda curtir meus discos, que são a maior paixão da minha vida... comer, beber... tudo a mesma coisa...

    O que temo, nestes poucos meses que virão, é que eu sofra problemas de saúde, como um AVC, que seja vítima de algum acidente, bala perdida, latrocínio, leve um tiro ou uma facada, durante uma briga(sou muito nervoso e, na rua, ou até em estabelecimentos comerciais, por exemplo, vez ou outra, sofro provocações), ser preso(devido a briga)... medo de ficar tempos num hospital... medo de ficar vegetando...

    Tudo de bom pra vc, Jinex e, me desculpe, pense nos que gostam de vc. Vc sim, pelo que diz, fará falta.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sim é muito injusto,na verdade tenho alguem que disse que se mataria pois não aguentaria ver minha morte tão cedo e ainda por suicidio,mas oque posso dizer?Eu sou ingrata.Mais um dos meus defeitos,sou arrogante,por vezes insensivel e ingrata.Lembro que na infância ficava horas acordada durante a madrugada olhando para um certa janela de casa,morrendo de medo e cheia de tristeza..eu só desejava ter alguem que me amava...muitas coisas pioraram,outras melhoraram muito..e eu consegui o amor que tanto pedi..por anos bebi desse amor,mas alguma coisa aconteceu comigo.Talvez as pessoas achem muito importante ter todas essas coisas,e é,mas vc pode ter tudo que quiser,acredite em mim,se voce se perder de voce mesmo,será seu fim..voce não pode achar voce mesmo em um amigo,não pode achar voce mesmo em um familiar,não pode achar voce mesmo num monte de dinheiro.Com o passar dos anos fui mudando meu jeito de ver o mundo,e ele agora é tão doce e amargo,ele é gratificante pra mim,mas tudo que tem um começo tem um fim.Desistir da propria vida pra alguns é um insulto,é ser um covarde que foge das coisas..eu não sei se estou fugindo de alguma coisa,talvez eu esteja,mas não significa que eu não queria outra coisa..esse misterio me chama.Mesmo sendo tão jovem,e tão inexperiente em assunto de vida,estou entendiada.Fico me perguntando quem sou eu...fui tirando da minha vida tudo que aprendi das outras pessoas(o maximo que consegui)e fui vendo um oco,cada vez um oco mais grande.Como um bebê que nasce e não tem noção de nada,eu não compartilho a ideia de todas as pessoas,eu não tenho ideias proprias,mas aprendizados de outras pessoas,mas minha reflexão sobre isso...ah sim,essa é só minha..pensar:-mas será que existe só esse lado a ser considerado?é parte inegavel de mim.Ninguem que conheço ficaria feliz com a minha morte,oque é uma pena,pq parece que não fiz grandes inimigos kkkkk sempre fui muito introspectiva,então..eu não acho que vou mudar de ideia..na verdade,pra mim,ninguem escolhe a morte,só escolhe encurtar sua vida,pq morrer é um fim independente de escolha.Se voce não pode viver como um lobo,pelo menos pode morrer como um lobo :) vou ir,com um sorriso no rosto,grata,satisfeita e pronta,pro meio de um bosque(pq amo bosques)..não há motivo para tristezas.Pra mim,quem deseja a vida,deve fazer de tudo para vive-la,então faça isso Ro.Bjs

    ResponderExcluir
  4. Até que te entendo... mas acho tudo muito triste... a vida é triste.

    O que desejo já disse muitas vezes... a vida não tem atendido meus desejos.

    Estou cansado mesmo dos altos e baixos, dos problemas, não aceito a velhice, descrente total e não tenho dinheiro, então...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Roderick!

    Ninguém se encaixa e quem diz o contrário, mente.
    Acho que todos queremos algo que vai além do nosso alcance e, por isso, acredito que a maior forma de rebeldia é continuar vivendo da melhor forma possível, mesmo sabendo que nunca iremos conseguir o que almejamos, de fato.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sumida hein?
      Discordo, muitos se encaixam... cada um a seu modo, acham a vida bela, tanto bandidos, como outros ,não bandidos.

      Cada qual com seu gosto, com sua maldade, outros com bondade, mas cada um se encaixa... mas nem todos...

      A rebeldia é algo em vão, penso eu... os que têm ainda força, que se rebelem, mas eu, estou cansado, e como!!!!!!!!!

      Mais um post , o qual apenas faço desabafo.

      Beijos!

      Excluir
  6. Boa noite Roderick.
    Desculpa-me o meu sumiço,foi devido a minha vida ,dos altos e baixos,que bom que agora estou bem,pelo menos hoje eu tive um bom dia.
    Uns lutam para viver,desejam mais um dia,um més e mais uns anos são um dadiva,como entender os que querem morrer, tem a vida em suas mãos para usá-las como quiser e programam o seu fim, não estou de forma alguma jugando ninguém,mais o que eu digo é sera que a vida realmente nós pertence,e se acabar só a matéria e o espirito continuar sofrendo e ainda de uma forma muito pior,acho que essa atitude é radical demais,sempre existe uma saída,para tudo no vida,menos a morte,quando ele ocorre não a retorno.
    Um melhor més para vocês.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, fico contente, não só com a sua presença, como também por estar melhor. Mesmo não comentando, leio seus posts e me preocupo com vc.

      Não aconselho ninguém a se matar, mas penso que é uma decisão da pessoa, só dela. Não estou te respondendo mal, apenas expressando minha opinião. Toda pessoa religiosa, pensa da maneira como vc pensa, a respeito de suicídio. E outros, mesmo não sendo religiosos, afirmam que todo suicida é um covarde. Eu não penso assim. Questão de ponto de vista.

      Como vc usou o plural, deve ter acompanhado meu diálogo com a Jinex. Como eu falei com ela, espero que ela não faça isso. Que ela sobreviva.
      Meu caso é bem mais complicado(rs), eu já vivi muito.rs

      Tudo de bom pra vc, Mirtes, mas tudo de bom mesmo!

      Excluir
  7. Bom Ro,eu respeito a opinião das pessoas,pois cada um tem um ponto de vista,eu já não acho uma atitude radical demais e concordo com a questão de tudo na vida tem uma saida....mas nem meu espirito e materia sofrem então é ai que todos deixam de me compreender...eu adimito que sou uma pessoa que tenho muito medo de algumas coisas mas nunca na minha vida deixei isso me impedir de fazer algo...quem acha que existe vida apos a morte,eu respeito e levo em consideração,pois dela(morte) nada sabemos,então deve se considerar a possibilidade.Realmente,muitos lutam para viver e outros para morrer...o mundo é complexo e tem muitos lados.Eu entendo que querem que eu sobreviva,mas não entendo o pq querem isso de mim...nesse quesito,não entendo o pq..se alguem me explicasse,eu tentaria entender pq as pessoas me pedem isso

    ResponderExcluir
  8. Creio que os querem te impedir, gostam de vc, sentirão a sua ausência. E o suicídio é uma atitude muito drástica, radical, que choca a maioria das pessoas.

    Outro porém é que não sabemos se existe ou não vida depois da morte. E se existir e formos para um lugar pior do que este? E se for verdade o que certas religiões, como a espírita diz?

    O ser humano também é contraditório. Um sujeito, bruto, brigão, que vive arrumando confusão, nervoso... Ele é capaz de separar uma briga de um amigo, até dizendo coisas como: "calma, cara, vc está nervoso demais!". Entendeu?

    E cada caso é um caso. Eu jamais mesmo incentivaria uma determina pessoa a se matar, mas compreendo a sua decisão. Penso que é preferível dar cabo da sua própria vida do que ficar padecendo com uma doença terminal.

    No meu caso, é que sei que ninguém vive sem dinheiro. Estou envelhecendo... daqui pra diante, as coisas só pioram. Não tenho mais ilusão alguma. Ando cada vez mais nervoso... E como eu já disse, as pessoas à minha volta podem sentir a minha morte, mas são pouquíssimas, e não sentirão muito, sentirão até bem pouco. Quem sentiria muito já não está mais neste mundo: a minha mãe.

    Acredito também que por instinto de vida, a maioria não aceita o suicídio de outrem.

    ResponderExcluir
  9. "Outro porém é que não sabemos se existe ou não vida depois da morte. E se existir e formos para um lugar pior do que este? E se for verdade o que certas religiões, como a espírita diz?"Se for,é isso mesmo e pronto.Eu não sou o tipo de pessoa que funciono na base do medo sabe,não é uma coisa "pior" ou que tenha muitos riscos que me faz voltar atras,que me faz pensar:Nossa,talvez eu deva não fazer isso,imagina só se for?Para mim isso é medo e não gosto de viver na base disso,não gosto que isso me impeça de realizar meus desejos.A unica questão que levo em conta são as pessoas que gostam de mim,mas penso eu,mesmo que a morte seja uma perda sem volta,quem me ama sabe exatamente meus motivos...as pessoas sabem como me sinto e não posso viver para agradar os outros em tudo.Eu faço de tudo pelos que me amam,mas minha vida e minha morte,pra mim é muito pessoal e ninguem muda minhas opiniões sobre isso,alem de mim mesma..eu sei dos prós e contras possiveis e escolhi encara los...é tão assustador assim?O interessante é ver a relatividade em tudo...eu não acho uma atitude radical relacionado ao que eu quero,mas pode ser uma atitude radical para as pessoas que me cercam,vai saber...não se pode afirmar com certeza nada..uma pena que a maioria não aceite,pq elas aceitando ou não,isso acontece

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho medo de muitas coisas e, às vezes, até mesmo, medo de mim(rs).

    Respeito seu ponto de vista e cada qual sabe de si.

    ResponderExcluir
  11. Mas o problema não é ter medo,mas ter medo no ponto que isso te impeça de fazer coisas sobre sua propria vida.Bom,como disse,medo não funciona comigo."Cada um sabe de si"é minha frase preferida de um filme do Quentin Tarantino que gosto muito *---*Sempre tive essa duvida,mas voce é adimirador de Stalin,ou do comunismo?

    ResponderExcluir
  12. Jinex, durante um certo tempo, fui simpatizante do comunismo. Sempre admirei o Stalin, que para alguns, foi um pseudo-comunista, o que não concordo.

    Creio que foi válido, até um certo tempo, o chamado socialismo real.
    Mas, Marx era muito otimista. Não há como o ser humano ser realmente feliz e haver justiça e igualdade no mundo. Pensadores como Schopenhauer, estavam certo, na minha humilde opinião. O sonho socialista acabou!
    E não gosto nem um pouco do capitalismo.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores