quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Visitando Blogs e Outras Coisas Mais

Vamos supor que ao visitar diversos blogs, me comporto da seguinte maneira, tecendo comentários:

Blog de poesias românticas: pô, vc só posta poesia romântica.!É muita água com açúcar pro meu gosto! Isso pode dar diabete!

Blog com ênfase à depressão: Vc não sabe falar sobre coisas boas, não?! Sua neurose me deixa pra baixo! Levanta a cabeça, homem!

Blog que posta vídeos: Ah, não, já estou cansado de ver tantos vídeos! É só isso que vc sabe fazer?

Blog de pessoa de bem com a vida: Nossa, tudo pra vc está bom! Será que vc é tão feliz assim? Vc só vive rindo, gosta de todo mundo, que saco!

Blog de funk(não o funk brasileiro, o tipo James Brown): funk, funk... detesto funk!  Não dá para colocar outro gênero musical?

Blog onde impera o ecletismo: Meu Deus, cada post é diferente do outro. Nada  a ver. Seu blog é um balaio de gato, um samba do criolo doido!

Bem, o que vocês pensariam a meu respeito?

Há bem pouco tempo, uma blogueira, que frequenta o blog do vazio há poucos meses, teceu uns 6,7 comentários e em todos eles me detonou.
E já faz um tempo também que ela, com muita frequência, só me faz críticas. Fui paciente durante um tempo, até que, nesta semana, fui obrigado a lhe dar umas respostas duras, porque paciência tem limite.

Eu jamais faria comentários como estes acima, em qualquer blog. Não faço questão de aplausos, elogios. Gosto de elogio, mas sincero, e elogio em excesso me cansa, até me constrange.
No entanto, só ser alvo de críticas, aí não dá! Ela falou , em outras palavras, que tenho o ego enorme, que sou um reclamão, que tenho que tomar vergonha na cara, e ainda falou ao eu expor minha falência(rs), questionando se eu quero que tenham pena de mim, que quem sabe quero que me ajudem com dinheiro. Bem, aceito sim ajuda, então, peço àqueles de bom coração, que me mandem grana. Vou até deixar minha conta, e conto com vocês. Eis o número da minha conta: 00000000000000000.
Disse também que eu explico as coisas em demasia e só posto sobre coisas ruins. Antes disso, ela implicou até com meus posts com letras traduzidas: " acho um saco essas letras traduzidas... mas o blog é seu, né? Vc é quem manda aqui, né?".

Como não nasci ontem, afinal tenho 57 anos de praia(rs), certamente, que outras pessoas pensam como ela, e o leitor dos meus blogs, que não gosta de mim, se vangloriará com a blogueira, dizendo que ela só disse a verdade, foi franca.
Críticas construtivas são bem vindas, mas corrosivas, como as da tal blogueira, eu dispenso.
Volto a repetir que uso os blogs como um diário, só para desabafar, é uma catarse.
Eu gostaria de falar sobre coisas boas, como gostaria!  E já cheguei a fazer posts mais alegres e bem humorados, porém , de uns tempos pra cá, minha vida está longe de ser alegre. Estou me sentindo mesmo como um doente terminal, com apenas 5 meses de vida, à beira da sarjeta ou da morte mesmo! Tive um recente malogro amoroso, que me dói até hoje. Sou um sujeito inconformado por natureza, apesar de eu detestar críticos, sou um crítico da existência(rs). Poluição sonora acaba com meus nervos...

Sinceramente, não tenho raiva da citada blogueira. Possivelmente, o estilo dela é do jeito que falei, mas eu não gosto de conviver com gente assim. E isso que ela fez foi inédito: nunca vi um blogueiro se comportar como ela.

Nestes poucos meses que me restam, espero ficar mais calmo, não esquentando a cabeça e não levando as coisas mais a sério. Que a sorte me ajude!

12 comentários:

  1. Eustáquio,
    acho que não esquentar a cabeça é uma ótima pedida! Como você disse a uma das suas leitoras alguns posts atrás, "você é maior que isso!"

    O significado de desabafo é exatamente este: cada um diz exatamente aquilo que tem a dizer, nem mais, nem menos. E ainda que um blog com essa função primordial se caracterize como o registro "dos nossos piores momentos", dizem que desabafar faz bem porque nos libera para outras coisas depois de digerirmos o que nos faz mal.

    É evidente que a maioria dos seus leitores gostam de você, mesmo frequentando um blog de desabafos, e talvez isso se explique pelo fato de que o verdadeiro afeto se realiza ao participar da vida de alguém, e essa participação é mais significativa nos momentos ruins, em que a troca de ideias é mais oportuna.

    E veja que isso tudo eu argumento levando em conta "a tese" de que o blog se resume a desabafos, o que acho que está longe de ser verdade. Pois conheço-o há uma semana e não encontrei aqui nada que parecesse tornar a vida mais difícil para nós todos. Ao contrário, acho que algum pessimismo é necessário para sermos realistas e para que, na realidade, possamos fazer alguma diferença.

    Parece-me que o seu blog preencheu em você um pouco do vazio que o motivou a criá-lo. Agora, se alguém acha que é possível preencher todo o vazio da existência, talvez não mais viva. Portanto, se o objetivo de qualquer leitor for encontrar coisa diferente, é só procurar outro blog. Se não o faz, ou não tem nada melhor pra fazer (e nesse caso também a sua frequência é um reconhecimento de que o seu blog não é vazio...), ou então realmente gosta de voltar aqui por motivos inconfessáveis que talvez se expliquem exatamente pela diferença entre vocês.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, seu comentário foi muito pertinente! Mas, eu ando cada vez mais ranzinza e inconformado, chorão mesmo!rs

    Muito obrigado!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eustáquio,
      só mais uma palavra por aqui: chorar é uma daquelas coisas que fazem bem se não forem praticadas em excesso!
      Na sua apresentação você se diz um perdedor, e talvez se sinta assim mesmo. Mas fazemos parte de uma longa tradição de marginalizados de uma sociedade fútil e hipócrita. Perdedor, ou imaturo, é quem não aprende com o negativo da vida a reconhecer as próprias limitações e deficiências, quem se esconde de si mesmo porque prefere se convencer de que é seguro, superior, auto-suficiente. Pense que termos alcançado na vida a consciência de quem somos já vale, apesar das aparências, mais do que a maioria das pessoas fúteis e hipócritas acreditam ter alcançado.
      Para os momentos de baixo astral, cada um tem a sua receita. Mas o que funciona muito bem para mim é ler os contos do Jack London e do Guimarães Rosa, especialmente os de Sagarana. Conhece?
      Abraço!

      Excluir
    2. Claro que já ouvi falar deles, mas nunca li seus livros. Li poucos livros na minha vida. Gosto muito de frases, citações. Penso que elas dizem muito. Vou dar uma olhada nestes autores.rs

      Grato pela mensagem.

      Abraços

      Excluir
  3. Meu querido amigo reclamão!
    Que graça teria se vc mudasse?! Adoro seu jeito assim, bem desse jeito! hahahahahaha
    Sério, curto pessoas que falam o que pensam dessa forma, reclamando, porque sei que muuuuuita gente quer dizer o mesmo e tem medo do rótulo que vai ganhar!

    Desencana dessas pessoas que te criticam, sempre haverá um. Não podemos agradar a todos né?! Bem, a mim já está agradando e tenho dito!

    Beijocas! Lindo final de semana que venha a droga do domingo kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Querida Camila. Desencantado demais com a vida, e o mundo virtual é bem perigoso... Mas, vc é uma dessas joias raras, que sabem criticar... lembra-se que me chamou de machista?rs Por que eu não fiquei ofendido? rs Lembra que disse que suicida é covarde e egoísta? Porque Camila, vc sabe discordar, tem respeito e isso gosto.
    Daí, continua morando no meu coração. Me entende, mesmo discordando, me respeita e parece que me admira.

    E acredito que o homem, não ciumento, que conquistar seu coração, será um felizardo.

    Ah, já disse isso: quem não gosta da Camila?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Eustáquio.
    O que eu acho é que você é verdadeiro.
    Esse blog é seu,você postar o que desejar,e os incomodados e insatisfeito é que procure o que mas lhe agrade.
    Passei a seguir o seu blog,porque tem sinceridade e transparência.
    Um ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Mirtes.

      Muito obrigado, ok?

      Tudo de bom pra vc e um ótimo dia também!

      Excluir
  6. Fé na vida! Só sei que vc fez um texto com humor e quem tem humor já tem muita riqueza! :) Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este post , não achei bem humorado, vc achou?rs
      O sobre o nosso planeta, até que teve bom humor, eu penso.

      Rir faz bem, de fato, pra gente.

      Graças a seu post, dei uma pesquisada no Lucrécio. Sinceramente, como a memória falha, não sei anteriormente, li sobre ele. Mas, Epicuro e Demócrito, eu já conhecia.

      Tudo de bom!

      Abraços!

      Excluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores