sábado, 26 de outubro de 2013

Demócrito, Epicuro... A Morte... A Vida é uma Prisão


Só adicionando: Epicuro, assim como Demócrito, achava que era uma bobagem o medo da morte, pelos motivos postados no parágrafo *. E a prisão, pra mim, é nossa vida, aqui na Terra.

Faz tempo que fiz um post no blog das lamúrias, http://beldadedaminhavida.blogspot.com.br/search/label/Deus%20%20-%20Vida%20Depois%20da%20Morte%20%20-%20Vida%20em%20Outros%20Planetas.
Sobre Deus, vida após a morte, vida em outros planetas.

Não se consegue agradar a todo mundo, não? E como sei disso! Afinal,  tenho 57 anos . Sei que nem mesmo Cristo agradou a todos(até existe uma música que diz isso, gravada pelo Paulo Sérgio-postei no blog das lamúrias). Mas, dentre os meus inúmeros defeitos, não gosto nem um pouco de quem não gosta de mim(rs). E, com todos meus defeitos, tenho orgulho de ser educado, de tratar a todos que veem a mim, com educação, não importa se seja do chamado mundo real ou do virtual. Aceito discordâncias, mas não aceito ignorâncias.

Uma das características humanas, é o preconceito.Que  raça preconceituosa essa, humana. Sou ateu/agnóstico, mas respeito as crenças alheias . Dentre os tantos preconceitos humanos, há os que tem preconceito pelos ateus, os que tem, em especial, preconceito pelos evangélicos.
Todos merecem respeito, sejam ateus ou evangélicos.

Sobre o ateísmo, 85% dos suecos são ateus; 72% dos noruegueses são ateus, 65% dos japoneses não acreditam em Deus. E daí para fora...

A meu ver, não é uma crença, que faz uma pessoa feliz. Mas, tudo bem, se ela , a pessoa,acha que é Deus o motivo de sua felicidade, respeito.

Já falei muito da minha situação, os tais 4,5 meses de vida que me restam.rs. Parece ser brincadeira,não?
Se têm pena de mim, acho até natural, pois a piedade não é um sentimento piegas como os insensíveis e/ou donos da verdade pensam ser. Àqueles que agem como um juiz sem piedade, um escroto, cheio de si, a ditar a sentença, como uma blogueira que navegou por estes mares aqui, no meu blog.
Não é cuspindo no copo de café de um patrão deplorável, que seremos felizes, que sejamos dignos de louvor.

Antes de Cristo, Demócrito e Epicuro, filósofos gregos, iam na contramão de outros filósofos e da sociedade grega: o ateísmo , antes de Cristo... Átomos, o encontro de átomos seria nossa origem.
Os gregos, incluindo seus incontáveis filósofos, acreditavam nos deuses, isso, não num só deus, isso foi invenção dos judeus, um só deus. Demócrito e Epicuro também acreditavam em deuses, mas não acreditavam na  existência de vida após -túmulo. Segundo os dois, tanto o corpo como a alma, pereciam.

*Eis uma frase do Epicuro: A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.

Bom, na minha opinião, e Democrito também, claro, concordava com ele, a  coisa não é tão simples assim, embora eu tenha quase certeza de não existir vida depois da morte. Mas, o instinto, o medo do nada, ainda nos amedronta. Não todos, porque creio que certas pessoas pensam como os dois filósofos.

Bem, no post, o qual deixei o link acima, eu não disse que , pra mim, a vida é uma prisão.
Quantos prisioneiros no mundo! A maioria, pelo que sei, condenada pelo que fez, pelo que não devia fazer, mas existem também os inocentes, condenados pelo que não fizeram...
Mas, a vida aqui,no planeta Terra, consegue ser tão terrível, que estamos condenados, por um  crime o qual não sabemos. Não temos ideia de quanto tempo cumpriremos essa sentença, quando seremos soltos... nada, nada... Nossa vida é uma prisão. Nosso planeta é uma prisão, por isso, que alheios,numa solidão de 7 bilhões de habitantes(talvez tenha até aumentado e não fiquei sabendo), nem sabemos o dia que nossa sentença terminará.

Epicuro, Demócrito, e somos tão babacas que tememos a morte, temos medo do nada, daí não é tão simples como os senhores dizem, que terminando a vida,nada mais sentimos. Claro que nada mais sentimos, mas aí é que reside nossa idiotice, deve ser o tal do instinto idiota, com todas os problemas da vida, ainda queremos viver. MISERIA HUMANA!


2 comentários:

  1. Boa Tarde Eustáquio.
    Concordo com Você.
    Na vida não podemos ter nenhum tipo de preconceito.
    Quem somos nós para julgar religião,ou o nosso próximo.
    Todos nós temos o livro árbitro.
    Quando a agradar a todos,é impossível.
    Em apenas 24 horas eu desagradei a duas pessoa, mesmo não sendo essa a minha intenção,e com isso a infelicidade bateu a porta,mas já estou mandando ela embora,endereço errado rsrs.
    Eu conheço algumas pessoas que não acreditam em Deus, com mais caráter,do que muitos religiosos.
    Religião não salva ninguém,mas as nossas atitudes serão na minha opinião cobrada um dia.
    Eu acredito em Deus,e também em outra vida,mas cada qual com a sua crença.
    Que bom que permanece o instituo de sobrevivência,já é um bom começo.
    Passo a passo você encontrara a direção a tomar,nunca desista.
    Um ótimo dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirtes, fico contente por vc ter entendido a minha mensagem, e não ter se sentido ofendida. Isso mostra que respeita opiniões e crenças(ou descrenças) diferentes.

      Li seu último post. Deixei uma mensagem. Tudo de bom mesmo! Vc merece. Vai superar!

      Beijos

      Excluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores