sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Estranho Lindo

Trabalhei nos anos 80, numa multinacional, durante três anos e quatro meses. Pedi demissão, e, um ano depois, voltei para a empresa, desta vez, trabalhando por apenas 10 meses. Novamente , pedi as contas...

Lá eu era um simples ( e humilde) Auxiliar de Escritório. Eu trabalhava na área de manutenção mecânica, lidando com aproximadamente uns 65 peões.

Agora, vou falar sobre um dos peões, uma figura bem peculiar. Seu nome era Lindo. Isso mesmo, o nome Lindo constava em sua certidão de nascimento. Seu sobrenome, era comum, mas o nome do meio, que também se iniciava com a letra L(LL?! rs), também não era comum, apesar de eu ter encontrado , numa pesquisa no google, alguns com o mesmo nome.

E ele estava longe de ser um LL, assim como a minha ex-amada era... é ,vocês se lembram dela? A LL(Linda Linda)... O Lindo era escuro, seu rosto era feio, tinha um semblante sisudo; era muito sério e discreto, de estatura médiana. Polêmico,haviam os que gostavam e os que não gostavam dele. Tinha fama de gênio forte, de temperamental. Franco, honesto; no meu ponto de vista, um ótimo caráter. Nunca nos desentendemos. Eu gostava dele, e ele parecia gostar de mim.

Lindo tinha um irmão, bem mais jovem, que nada se parecia com ele. Seu nome era comum. Era baixinho, tinha a voz fina e um tipo infantil, e era muito querido pelos colegas. Sempre estava bem humorado e era muito brincalhão.

Creio que o discreto Lindo deve ter sofrido muito na sua infância e adolescência, por causa do seu (incômodo) nome. E, certamente, o constrangimento o acompanhou pela sua vida toda. Eu, assim como todos os seus colegas, exceto um técnico, o chamava pelo segundo nome.

Descobri que Lindo tinha um (outro) complexo: a calvície. Ele sempre andava com uma espécie de toca, ou boné- não estou bem lembrado- daí, nunca vi sua calvície. Um dos seus colegas mecânicos, que era muito gozador, o problemático Cl, me falou que eles estavam jogando bola, numa das festas patrocinadas pela empresa, quando Lindo caiu no chão, e seu boné também caiu, exibindo sua cabeça pelada(rs). O Cl disse que caiu no chão também, mas de tanto rir: "ele é feio demais!". Lindo fechou a cara, e nunca mais conversou com o Cl.rs

E o LL me revelou que o irreverente Cl debochava do tamanho do pênis do J.P., que era seu chefe, e tinha idade para ser seus pai(os dois não se davam bem). Ele me disse algo assim: "O Cl fica gozando o J.P., devido ele ter o pinto pequeno. Acho sacanagem... todos nós temos nossos complexos".

Uma vez, achei bem interessante sua atitude. Gostei dela. No setor de pessoal, havia , entre os atendentes, uma moça, creio que um pouco mais jovem do que eu, que quase ninguém gostava; ela era seca, chata, tinha a cara bem ruim. A empresa costumava criar espécies de planos, que beneficiavam em especial, aos empregados casados e com filhos, como era o caso do Lindo. Ele se interessou muito pelo plano, mas ao saber que quem o atenderia, o acompanharia para receber o benefício, seria a moça que citei, ele desistiu... rs. Assim era o Lindo. rs

Perto do final do século passado, ao encontrar com um ex-colega de serviço da multinacional, o mesmo técnico que chamava o Lindo de |Lindo, me falou que o mesmo havia morrido.

Fico indignado com pais tipo o do Lindo. É muita ignorância e pretensão colocar um nome deste naipe numa pessoa, e mesmo se ele fosse um homem bonito.
Nem sei se seus colegas da empresa o zoavam, pois meu contato com os mesmos, não era constante. Bem, acredito que não. Creio que os que se atreveram a fazer pilhéria por causa do seu nome, foram repelidos, pois ele se dava ao respeito... era bravo!

Meu nome não é bonito, no entanto, não chega a ser constrangedor , como no caso do Lindo. Não é um adjetivo(rs). Meu nome seria similar a Apolônio ou Adolfo. Não tão feio como o primeiro, mas tão feio como o segundo. rs. Se conheci uns 4 xarás, foi muito, sendo um deles, meu tio materno.
Curioso, é que no meu tempo de casado, quando morávamos num prédio, o vizinho de frente do nosso apartamento, também casado , era meu xará. Só nos cumprimentávamos, Nunca batemos um papo.

OBS.: O Lindo não era tão feio, como o homem da foto acima.rs

2 comentários:

  1. Aqui na rua tem uma "LInda", uma senhora de idade já. Diz ela que nomes assim eram comuns. Também conheço um "Gentil" que mora na Bahia.
    Aqui a rua tem também uma "Maria Clara". Clarinha é negra. Então, já viu o que a criança passa na escola!
    Eu sofri muito na escola por vários motivos. Ser Olívia que não é palito não é nada fácil. Ser pobre em escola de ricos também não. Mas a gente supera!
    Acho que sim que os pais tem responsabilidade sobre o nome que colocam em seus filhos. Mas pior do que dar nomes feios ou incomuns para seus filhos, são aqueles que botam gente escrota no mundo! Com essa turminha sim é difícil de se conviver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pior mesmo são os debochados... Essa história é verídica.

    Obrigado Neanderthal.

    Apareça sempre!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores