segunda-feira, 10 de junho de 2013

Guerra









Conheci a música "Come Away Melinda", nos anos 80, ao adquirir o primeiro LP da ótima banda de rock, Uriah Heep, gravado em 1970. A canção é um cover. No ano seguinte, outra ótima banda de rock, gravou "Come Away Melinda", UFO. Apesar de eu gostar mais do UFO que do Uriah Heep, gostei mais da gravação deste do que daquele.

Melodia e letra tristes, que mostra um diálogo entre uma garotinha e seu pai. A mãe da menina morreu na guerra. Dramática, melancólica!

"Lady in Black", outra gravação do Uriah Heep, só que  composição original da banda, remete também à guerra; a meu ver, usando fantasia, sonho, com a aparição de uma dama de preto, que seria um bálsamo.

Evidentemente, que deve ser terrível perder alguém, ainda mais se a vítima é jovem, numa guerra. Os transtornos de uma guerra são indescritíveis...  Se eu fosse convocado, desertaria...

Há anos e anos , que digo que o mundo é uma prisão. O mundo é uma guerra; como dizia Schopenhauer, " a luta pela existência, com a certeza de uma derrota final".

E, no Brasil, como todos sabem, vivemos uma guerra urbana, que parece infinita, com a violência, criminalidade , só a aumentar. A crueldade dos bandidos passou dos limites.

Felizes os sobreviventes?! Será que vale à pena sobreviver, estando sempre acuado, com medo?

No último sábado, por pouco , eu poderia ser mais uma vítima da violência, aumentando as estatísticas(está relatado no meu outro blog, "Relatos e Lamúrias de Um Misantropo". Saí ileso, tive sorte, mas até quando?

A vida é uma estrada dura, muito dura!

Venha Embora Melinda

"Papai, papai, venha ver!
Veja o que eu descobri!
Um pouco distante daqui
Enquanto cavava a terra

Venha embora Melinda
Entre e feche a porta
Não é nada, só um álbum de fotografias (que)
Eles tinham antes da guerra

Papai, papai, venha ver!
Papai venha ver!
Por que há quatro ou cinco garotinhas Melinda
Dentro do meu álbum de fotografias?
Venha embora Melinda
Entre e feche a porta
Havia um monte de garotas como você
Antes de terem a guerra

Oh papai, papai, venha ver!
Depressa papai!
Por que há alguém em um vestido bonito
Ela é adulta como você
Você não vai me dizer por quê?
Venha embora Melinda
Entre e feche a porta
Esse alguém é a mamãe (que)
Você tinha antes da guerra

Papai, papai, diga-me se puder
Por que as coisas não podem ser
Do jeito que eram
Antes de a guerra começar?
Venha embora Melinda
Entre e feche a porta
A resposta está no ontem
Antes de terem a guerra"


Dama de Negro(Ken Hensley)

Ela veio a mim uma certa manhã
Uma solitária manhã de domingo
Seu lindo cabelo negro balançava ao suave toque do vento
Eu não sei como ela me encontrou
Porque na escuridão eu andava
E a destruição estava ao meu redor
De uma batalha da qual eu não consegui vencer

Ahh Ahh Ahh, Ahh Ahh Ahh Ahh

Ela perguntou o nome dos meus alvos
E eu disse que necessitava de alguns homens
Para lutar e matar seus irmãos
Sem um pingo de amor ou um único amor a Deus
Implorei para que emprestasse seus cavalos a mim
Para que pudesse perseguir meus inimigos
Tão imensa era minha vontade
De desperdiçar a vida

Ahh Ahh Ahh, Ahh Ahh Ahh Ahh

Mas ela não pensava em guerras que
Reduziam homens à animais
Tão fácil de serem iniciadas
E impossíveis de terem um fim
E ela, mãe de todos os homens
Aconselhou-me tão sabiamente que
Temi andar novamente sozinho
E perguntei se ela poderia ficar

Ó dama estenda-me a mão, disse eu
E deixe-me descansar ao teu lado
Tenha fé e acredite em mim disse ela
E preencheu meu coração com vida

Não existe nada nos números
Não caia em um erro tão tolo
Mas quando precisar de mim
Fique tranquilo,não estarei longe

Ahh Ahh Ahh, Ahh Ahh Ahh Ahh

Após suas palavras,ela deu-me as costas
E incapaz de dizer qualquer coisa
Apenas a observei distanciar-se de mim
Até que suas vestes negras desaparecessem
Meu trabalho agora nem por isso é mais fácil
Mas agora sei que não estou sozinho
Meu coração se renova
A cada lembrança que tenho daquele dia

E se um dia ela vir até você
Absorve sabiamente todas suas palavras
Faça de sua coragem e sua presença seu prêmio
E diga ''olá'' por mim!

Ahh Ahh Ahh, Ahh Ahh Ahh Ahh

Estrada Dura(Black Sabbath)

Homens velhos chorando, homens jovens morrendo
O mundo ainda gira enquanto o Pai Tempo observa, continuamente
Crianças brincando, sonhadores rezando
Os risos se tornam lágrimas à medida que o amor se foi , Ele se foi?

Oh, é uma estrada dura
Oh, é uma estrada dura

Redemoinhos turbulentos, amantes aprendizes
A esta altura da vida não podemos desistir, isto é errado?
Viúvas chorando, bebês dormindo
A vida se torna o cantor e a canção, cantando

Oh, é uma estrada dura
Carregue sua própria carga

Por que tornar a estrada dura?
Por que não podemos ser amigos?
Não há motivo para se ter pressa
Nos encontraremos no final

Por que tornar a estrada dura?
Por que não podemos ser amigos?
Não há motivo para se preocupar
Cantemos novamente

Irmãos partilhando, a mãe se preocupando
As horas da noite caindo vítimas do amanhecer, sombras pequenas
Os dias estão rastejando, o tempo está chamando
Para a terra pois a vida não se foi, A linha do amor desenhada

Oh, é uma estrada dura
Carregue sua própria carga
Oh, é uma estrada dura
Oh, é uma estrada dura ...

Esqueça toda sua tristeza, não viva no passado
E olhe para o futuro, porque a vida passa rapido demais, você sabe
Esqueça toda sua tristeza, não viva no passado
E olhe para o futuro, porque a vida passa rapido demais, você sabe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores