segunda-feira, 8 de outubro de 2012

E A Minha Ex Tinha Razão...


Eu e minha ex-esposa nos divorciamos no final de 1991. Voltamos, no segundo semestre de 1998., mas sem morarmos juntos. Passávamos o final de semana juntos, ora em sua casa, ora na minha.

As brigas continuaram, e separamos e voltamos, um cado de vezes. Em novembro de 2004, tivemos uma briga(verbal) feia em minha casa, quando eu morava com minha mãe e seu companheiro. Cheguei a pensar, devido a gravidade do desentendimento, que tudo terminaria, finalmente; até mesmo porque minha mãe e seu companheiro se envolveram, embora tenham se comportado imparcialmente. A briga não foi motivada por ciume,traição, sexo, coisa ilegal, nada disso, foi uma coisa bem pessoal, bem nossa.

Surpreendentemente, minha ex manifesta vontade de voltar, no primeiro semestre de 2008...
Ficamos juntos, desta vez, apenas de 30.04 a 21.07.

O curioso de tudo é que quando nos separamos, em 2004, não havia computador em nossa casa. Nem me passava pela cabeça usar tal ferramenta. E a minha ex já havia feito um curso de computador-não concluído- mas desconhecia ainda a Internet. Então, em 2008, ficou surpresa de eu estar navegando pela internet. Entusiasmado, lhe apresentei o orkut, os meus "amigos" da rede social, as minhas incipientes comunidades.  Ela ficou com "ciumes" de duas das minhas amigas, incluindo a LB, que falei que a considerei minha melhor amiga, por quase um ano. Na época, eu ainda não conhecia a LL.

Apesar do entusiamo, eu já manifestava um senso crítico com relação  a alguns de meus "amigos" orkutianos e a postura de muitos nos relacionamentos, incluindo os incômodos de certas comunidades, com suas panelinhas, falta de conhecimento, vulgaridade... Confidencie isso para a minha ex, que falou algo assim:
"ih, não demora muito e você terminará a amizade com esse pessoal todo, LB, Zebu... Eu falei : que isso! E  acabou acontecendo... rs

Mal sabe ela, que depois de nossa definitiva separação, tive mais "amigos", no orkut, e me apaixonei perdidamente por uma mulher. Já falei sobre o tanto de frustrações que tive. Ora, conheci o mundo virtual, já cinquentão. É evidente que antes de o conhecer, tinha ciência da complexidade humana, na imprevisibilidade de muitas pessoas, das ingratidões, das falsidades, das grosserias, das superficialidades, mas confesso que o mundo cibernético me surpreendeu. Assumo que sou louco, mas no âmbito virtual conheci gente bem mais louca do que eu. Graças a este mundo que, meu pensamento presente em minha mente, desde jovem, que o amigo de hoje, pode ser o inimigo de amanhã e sobre a distância que há entre os amigos, se reforçou, vindo habitar definitivamente comigo.

Felizmente, mais experiente, não mais me iludi ao navegar na blogosfera. Evidentemente, que ainda tenho tenho conhecido pessoas malucas, incoerentes, imprevisíveis, mas existem também as agradáveis, sensatas, serenas.  Contudo, acho melhor não estreitar os laços. Já não tenho mais um melhor amigo, aliás, não tenho mais amigo, apenas interajo, preenchendo o vazio da existência.  Não tenho um blog preferido, gosto de muitos.

Não quero me fazer de vítima e nem sou tão  ingênuo e sentimental, como possa  parecer. As pessoas que me frustaram, tanto no mundo pessoal, como no virtual, são de carne e osso, devem ter seus motivos, mas , sinceramente, sou bem mais eu do que elas. E não perdi nada por perder suas amizades, por não termos mais contato. O que perdi foi tempo por ter acreditado nelas.


8 comentários:

  1. Por mais que me digam que não, ainda acho que a concentração de gente com problemas de relacionamento, é bem maior na internet, porque isso aqui facilita gente maluca de todos os tipos se passar pelo que quiser.

    Eu ainda acredito na humanidade, mas confesso que sou extremamente desconfiada.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Dama, me repito muito, mas é que o mundo virtual foi uma coisa bem mais recente , na minha vida, que anda muito vazia, há tempos.

    E há tempos que vivo como um eremita. Não tenho muito o que fazer; não gosto de quase nada, e passo umas 6 horas diante do pc. Vou em sites, blogs, faço pesquisas, vejo vídeo, leio jornal...

    O computador é uma invenção maravilhosa, mas relacionamentos humanos...

    Porém , estou mais esperto, ou menos trouxa.rs

    Grato pelo comentário, Dama!

    ResponderExcluir
  3. A internet tem cada figura tem... mas o grande problema da internet são as profundas relações rasas que nela se encaixam.

    Você pode se abrir para uma pessoa... se envolver emocionalmente com ela e no ela simplesmente sumir!

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo, Cristiano.

    E é um tal de amigos falando, "eu te adoro!", até "eu te amo!"...

    ResponderExcluir
  5. A diferença entre se relacionar pessoal ou virtualmente é não sabermos se a pessoa está mentindo ou não, porque tanto no mundo real como no virtual as pessoas são imprevisíveis podem se importar com nós um dia e no outro nos ignorar. Eu, por exemplo, as pessoas se cansam de mim até no mundo virtual.
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou num ponto interessante, M.R.B., também suspeito que as pessoas se cansam de mim mesmo no mundo virtual. E sou uma pessoa fácil de se esquecer.

      Grato por sua presença.

      Excluir
  6. Olhe por outro lado e veja que você pode ter adquirido experiência.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre simpática e otimista.rs

      Mas, Janice, certas experiências , são tão desagradáveis!rs

      Tenha um bom dia!

      Obrigado!

      Excluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores