domingo, 21 de outubro de 2012

Brincadeira do Destino?(A Saga com a Minha Ex)9

Se a Va fosse uma pessoa humana mesmo, teria me telefonado, quando minha mãe estava doente, e veio a falecer. Ela tinha ciência o quanto eu gostava da mama, e que minha vida se complicaria com a sua morte.

Ninguém conheceu tão bem a Va, como eu, nem mesmo seus pais e seus irmãos.
Quanto mais eu convivia com ela, mas percebia a pequenez do seu caráter.

Ela era muito extrovertida. Gostava muito de um papo; vivia sempre conversando, e muito!
Aparentava,de principio, ser amiga da pessoas... Em pouco tempo de convivência, ela assumiu  comigo que a relação dela com as pessoas era superficial. A Va não tinha amigos(a). Pelo que notei, a única pessoa que parece mesmo que ela amou foi seu pai, que a protegia(cômodo, não?).

Va não gostava nem um pouco de mulher. Toda mulher para ela era uma rival em potencial. Mas, gostava de homem, muito, gostava de sexo!  Va não gostava da sua mãe, e quando ela fazia algo que a contrariava, sua ira, seu ódio, contra aquela que lhe pôs no mundo, vinha bem à tona.

Era puxa-saco de chefes/patrões, e era comum se desentender com seus colegas de serviço.
O emprego no colégio de freiras, lhe deu  conforto, mas não a deixou feliz, porque ela cismou que suas colegas de sala, umas 3 ou 4, estavam querendo derrubá-la, que a atacavam, que não gostavam dela.
Um dia, ao ser visitada, no colégio, pela irmã freira, teve um ataque de choro. A irmã a levou para São Paulo(ela morava lá), para fazer um tratamento psiquiátrico. Pouco tempo depois, ela saía do emprego.

Va era sustentada pela tão odiada mãe, que lhe mandava uma grana, mensalmente. Vivia apertada, mas sobrevivia...

No colégio de freira, ao saber que um professor estava de câncer e precisava de doador, ela se ofereceu... Mas ,me confessou que foi tudo superficial, que  gostou ao saber que o mesmo estava doente, já que, segundo ela , ele lhe ofendia muito.

Va era falsa, falsa e mentirosa. Contou pra mim algumas de suas mentiras...

Durante muito tempo, os irmãos os quais ela não se entendia eram o falecido Ro, a freira e a irmã mais velha, mas com o tempo, ela tomou raiva de todos, até mesmo os que ficaram neutros, com relação aos seus desafetos. Ainda assim, ficou muito triste com a doença, que acabou matando sua irmã mais nova.

Desconfiada, paranoica, chegou a um ponto que afirmou que a minha mãe um dia debochou dela. Minha mãe detestava deboche, e gostava muito dela, até que acabou percebendo sua falsidade.

Tinha muita pena de pessoas que passavam necessidade financeira. Era prestativa. Muito solidária aos animais.

Um dia, depois de uma de nossas costumeiras brigas, depois do almoço, ela encheu a cara de pinga, tomando mais de meio litro. E ela não tinha costume de beber muito, bebia muito pouco mesmo. Ficou horas passando mal , e eu tive que arrumar um balde,  no qual ela vomitou diversas vezes. Chorando, se culpou dizendo que ela não combinava com ninguém, que eu não precisaria tolerá-la.

Mais de um ano depois, num sábado , à noite, mais uma briga, e fui dormir, enquanto ela fazia uma torta.
Ao acordar de madrugada, estranhei uma corrente de ar e a luz da cozinha acesa. O forno estava ligado, a torta queimou. A descobri, ela estava nua. Va tinha tomado um calmante muito forte, que apenas metade dele já faz dormir imediatamente. Ela tomou um tanto e ainda misturou com pinga. E disse que eu a estava fazendo muito infeliz. Foi muita irresponsabilidade dela, pois esperávamos alguns irmãos dela, que nos levariam, de carro, até a cidade em que moram, a casa de sua mãe. A freira foi que , mais uma vez a amparou. Foi tudo muito constrangedor. O irmão mais velho dela ficou impaciente, a chamou de radical, e foi beber , num bar próximo, com o outro irmão. "Você tem paciência demais com a Va!"(foi o que ele me disse).

Proclamava que , mesmo reconhecendo que seu gênio era pior do que o meu, o culpado das nossas separações era só eu.

Apesar do fracasso, achei válido ter me casado. Foi graças a Va que aprendi a cozinhar(rs). Nós raramente recebíamos visitas. Foi ótimo ter saído de casa.

Muito estranho, estranho de fato, eu mesmo tendo ciência que a Va não era flor que se cheirasse, ter voltado com ela diversas vezes, não? Questionei isso, claro, como sempre.
Vale lembrar que quando voltamos, em 1998, depois de 7 anos separados, não mais vivemos entre as 4 paredes. Ela queria voltar a morar junto comigo, mas eu vi que era fria, achei melhor que passássemos o final de semana juntos, ora na casa de um , ora na casa de outro.
Por mais que uma pessoa goste de viver só, há um limite, a solidão costuma a incomodar, às vezes.
A última mulher que eu fiquei foi no primeiro semestre de 1998. Chato como sou, comecei a questionar o lance de "ficar", que estava me dando mais aborrecimento que prazer.  Mas, creio que, inconscientemente, eu queria alguém para abraçar, beijar, transar... E a Va apareceu... Mesmo com as brigas, fazíamos sexo quase todos os dias.  Ela era uma boa ouvinte. Eu desabafava muita coisa com ela, que parecia me entender, e , diferentemente, de quase todas as pessoas que convivi, não se chocava com minhas confissões, não me recriminava. Ela era divertida-quando não estava implicando com algo(rs). Usava muitos clichês, e eu vivia a imitando...rs
Eu achava constrangedor depender financeiramente, morar com o companheiro da minha mãe, daí foi conveniente eu passar o final de semana no apartamento da Va.

Então, as voltas foram por conveniência, sendo que no caso dela por interesse financeiro, já que ela só me procurava quando seu bolso estava mais vazio. Ah, acredito também que me procurava por não conseguir arrumar outro homem, que tolerasse seu gênio, por orgulho ferido, igualmente.

Um casamento deste naipe, estava , realmente, fadado ao fracasso.  Dois nervosos(ela era mais nervosa ainda do que eu), dois perdedores(eu mais do que ela), dois medíocres(eu mais do que ela), dois manoteiros(ela mais do que eu).

The end


12 comentários:

  1. Nesse seu relato eu senti falta de uma coisa, de você contar mais qual foi a parte que você errou nesse relacionamento, no que você acha que coloborou para os desentendimentos, o que você fazia que ela não gostava, o que dizia que irritava a ela. Acho que você contou com mais detalhe no que ela te aborrecia, das falhas de caráter dela, mas e as suas?

    E no final fiquei sem saber qual era o motivo ou motivos de tantas brigas? Era sobre o que discutiam?

    Olha costumo dizer que meu segundo marido foi uma pessoa difícil de lidar, mas sei que eu errei muito também. Errei em me casar sem gostar dele, errei em não dar carinho a ele, errei em tantas outras coisas. Eu fazia muitas coisas que o irritava, e o jeito dele ser me irritava. Enfim, quando uma relação não dá certo os dois tem quase que a mesma parcela de culpa, exceto em casos que um dos conjuges é cruel, psicopata e tal. Creio que na maioria dos finais de relacionamentos não existem vítimas, existem dois culpados.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Você deve ter notado que tanto nos meus blogs , como nos alheios, falei muito sobre meu relacionamento com a Va. E falei que ambos tivemos culpa. Até mesmo com a LL, ambos tivemos culpa pelas brigas.

    Até minha falta de ambição, o lance de eu ser devagar, minha instabilidade profissional, tudo isso ajuda a atrapalhar um relacionamento.

    Citei no final que somos nervosos. Sempre falo que tenho fama de genioso...

    A Va, assim como a LL, só me culpam; elas não têm qualquer culpa...

    Brigávamos em supermercados, brigamos no velório do seu irmão:
    o corpo dele vinha de Brasilia, para ser enterrado na sua cidade natal, onde sua mãe e alguns irmãos moravam, numa cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.
    Nada do corpo chegar, já era de madrugada, eu estava com sono , cansado, sugeri que fossemos dormir um pouco, e que depois voltássemos, ela não quis, aí iniciou uma discussão.

    No velório do meu pai, um vigia começou a papear com a gente.Eu achei o papo dele muito ruim, e como eu estava com sono, saí de perto dele, e fui deitar numa cama, num cômodo, do lado onde meu estava sendo velado. Ela brigou comigo, por eu ter feito isso e deixado-a sozinha com o vigia...

    Aconteceu muito de eu querer as coisas de um modo, e ela querer as coisas do modo dela, daí nasciam as discussões. E ela é bem mais agressiva do que eu. Se uma caixa de super mercado dava o troco errado, ela já afirmava que era velhacaria da mesma. Nem sempre é assim, eu discordava, e pintava mais uma briga.

    Não falei que ela brigava comigo até por eu não acreditar em Deus?

    Cheguei a presenciar uma briga de um de seus irmãos com a sua esposa. Não me lembro mais o motivo, mas na hora, achei que eles estavam brigando por um motivo bem banal, porém , lembrei que as brigas entre a Va e eu, também eram assim. E antes disso, ao eu falar que eu e a Va estávamos brigando muito, o irmão dela de falou: "eu com a E estamos a mesma coisa."

    Do you understand, Lady?rs

    ResponderExcluir
  3. Ela não quis abrir outra ferida.
    beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Se está dizendo é pelo fato dela não ter me procurado quando minha mãe adoeceu?

    ResponderExcluir
  5. Espero q escrever estes relatos vc nao abriu uma ferida...

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristiano. Há tempos que pensei em contar a saga, mas surgiam assuntos mais interessantes, daí fui adiando.
    E eu não esperava que a saga rendesse 9 capítulos.

    Apesar do meu relado, minha ex nada significa pra mim, há muito tempo.

    Não sou de pensar nela.

    Obrigado pela preocupação e por ter tido a paciência de ler minha prolixidade.rs

    ResponderExcluir
  7. Que história, hein, Roderick!
    Esse negócio de insistir em relacionamentos em que não vão dar certo é um erro muito comum, eu acho - pelo menos, foi o meu também.
    Essa esperança de que "amanhã será melhor", normalmente, é furada! E aí está a prova.
    Desejo melhor sorte nos próximos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Muito louca mesmo, Helena. Difícil até mesmo de acreditar, mas, sinceramente, tudo isso aconteceu.

    Te desejo sorte também, Helena.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Ô novela grande hein? Li tudinho durante a semana pelo celular enquanto estava no trânsito. E te digo, tens um dom para a escrita formidável. Uma riqueza de detalhes que dá mesmo vontade de saber o que vai acontecer no próximo capítulo.

    E fiquei com uma espécie de medo da Va. Existem muitas delas vagando por aí.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores