segunda-feira, 18 de junho de 2012

Um Medíocre Peculiar(2)

"O gênio cria instituições, e o bárbaro as viola. Os medíocres as respeitam, impotentes para forjar ou destruir. Esquivos à glória e rebeldes à infâmia, são reconhecíveis por uma circunstância inequívoca; seus comparsas não ousam denominá-los gênios, por temor ao ridículo, e seus adversários não os poderiam sentar em bancos de imbecis, sem flagrante injustiça."(José Ingenieros).

E nosso mundo é tão bom, que sem a presença dos medíocres, não iria para frente.
Quantos e quantos, a trabalhar duro, alguns até mais de 44 horas semanais, e , muitas vezes, por anos numa mesma empresa, em troca de uma baixo salário...

Ingenieros detona também a velhice, e com muito conhecimento científico. Diz que, salvo raras exceções, mesmo o homem superior, em sua mocidade, se torna medíocre ao envelhecer. E, hoje, tanto algumas pessoas comuns, como na mídia, vivem a tecer loas à terceira idade.

José Ingenieros foi médico, filósofo, criminologista, sociólogo, professor, etc. Evidentemente, não era um homem medíocre.rs

A primeira vez que vi referência ao seu nome, foi de um sujeito, bem mais velho do que eu, culto, que disse que Ingenieros, no seu livro "O Homem Medíocre" afirma que ao chegarmos aos 40 anos de idade, deveríamos nos matar. Muitos , influenciados por ele, deram cabo de suas próprias vidas. No entanto, Ingenieros não fez o que propôs no livro, estava com 47 anos e foi assassinado pelos que se revoltaram com suas idéias e a incoerência de não ter se matado.
Nos meados dos anos 80, quando tive uma espécie de febre de literatura, procurei intensamente, "O Homem Medíocre", não o encontrei nas livrarias. Mas, graças ao mundo virtual, li vários textos deste genial livro, escrito por um grande gênio. Ah, o que o meu conhecido disse acima, não procede. Pra início de conversa, Ingenieros, ao expor os revezes da velhice, fala que certas pessoas, se pensassem muito no sofrimento da velhice, incluindo a notória decadência intelectual, se suicidariam. Isso que ele quis dizer, ele não chegou a incentivar o suicídio, e , pelo que sei, morreu de morte natural.

No próximo capítulo(rs), é que falarei de um medíocre peculiar.


4 comentários:

  1. Nestes últimos dias tenho pensado muito nos golpes da velhice. Fico assustada com o que poderei ganhar de presente no futuro. O suicídio seria uma alternativa sólida, confesso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É o tempo... é a vida, Janice. E quando a gente está sem o que fazer,como eu próprio, aí que pensamos muita nestas coisas...

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. É possível. Bem que tento fazer algumas coisas para preenche o tempo vazio, só que minha cabeça não para.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores