segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mudanças(3)

Casa 10:

Essa casa, até então, foi a melhor em que moramos, a mais espaçosa. Meus pais estavam radiantes de alegria, eu não estava contente nem um pouquinho. Era num bairro distante, chamado Nossa Senhora da Glória.

Mas, por incrível que pareça, acabei gostando da casa, que tinha uma aconchegante varanda, na qual, eu, vez ou outra, ouvia músicas. Pode-se dizer que foi à partir daí, que comecei a amar o silêncio, que me tornei um solitário convicto, que me isolei. O local era muito sossegado. De quebra, havia uma vizinha, um pouco mais jovem do que eu, que morava do lado da minha casa... Ela era bem atraente, morena clara... Tivemos pouco contato, mas eu, claro, tinha interesse nela, mesmo não chegando a me apaixonar.

E, no meio do ano de 1975, os "ciganos" optam por mais uma vez mudarem, alegando que a casa era pequena para a gente.  Vale lembrar que o poder aquisitivo do meu pai subiu muito...
Detestei ter que me mudar, ainda mais que, até aquele momento, a casa em questão, foi a que mais gostei de morar.

Casa 11:

A casa era no mesmo bairro. Bem maior que a anterior. O quarto, que havia no quintal, daria para uma pessoa, ou até mesmo um casal morar. Havia ainda um porão, que meus pais alugaram.
Meu irmão, há poucos anos atrás, revelou que foi o lugar em que ele mais gostou de morar.
Minha mãe gostava de lá, afirmando que foi "nossa melhor casa", no entanto, ao descobrir uma infidelidade do meu pai, que tinha uma amante no mesmo bairro, optou por se mudar.

O ano de 1976, foi movimentado pra mim, em termos de mulheres; depois de ser rejeitado por uma vizinha, que morava do lado de nossa casa, namorei duas meninas(não as duas ao mesmo tempo-rs), sendo que a segunda, eu gostei muito, mas levei um chute, por causa do meu ciume.rs

Diferentemente, do meu irmão e da minha mãe, eu não gostei desta casa, deste local, muito movimentado demais, pro meu gosto, não desceu...

Casa 12:

Entre os anos 1976 a 1979, morei duas vezes, no mesmo local, com a minha avó materna, num apartamento, no bairro Calafate.

Casa 13:

Era num prédio, no bairro Nova Suíça. Mas, devido a um problema de coluna, acometido pelo meu pai, tivemos que mudar-nos, pois meu pai não podia subir escadas.

Casa 14:

Fomos morar no bairro Nova Esperança, numa casa bem grande , espaçosa. Contudo, a rua, numa subida, não era calçada, esse , e o fato de da casa, a visão de um cemitério atormentar muito a minha mãe, fez com que , mais uma vez, mudássemos.

Casa 15:

Pasmem, voltamos a morar na mesma rua, num prédio diferente, no bairro Nova Suiça, e lá havia escadas. Meu pai deve ter melhorado da coluna.rs

Casa 16:

Em 1984, ou 1985, mudamos para uma casa, igualmente muito confortável, num bairro de classe média, mas distante do centro, Alípio de Melo. Eu já estava, cada vez mais, com o saco cheio de tanto me mudar!
Minha mãe gostava muito do bairro, eu não gostava muito... Meu irmão fez muitas amizades ao redor, eu não fiz nenhuma. Moramos por uns 7 anos no local. Aliás, não morei por todos esses anos, pois em 31.10.1987, juntei os panos com a minha mulher.

Casa 17:

Eu e minha esposa moramos num barracão, bem precário, no bairro Serrano, bairro bem próximo ao Alípio de Melo. Ficamos lá por menos de um ano, já que entrou ladrão no barraco, e minha ex-mulher insistia em que mudássemos.

Casa 18:

Minha encrenca(rs)  e eu fomos morar, ainda de aluguel, num porão, que era de propriedade de um colega de serviço dela, no bairro Cachoeirinha(bem perto do centro). Ela teve um pequeno desentendimento com o colega, devido a um reajuste, e com ânsias de conseguir uma casa própria(ânsia dela), financiamos uma pela Caixa Econômica Federal.

Casa 19:

Era um apartamento, no bairro mais distante que já morei, no Cardoso/Barreiro de Cima. Não gostei de lá.
Depois que separamos, voltei pra casa da mamãe(rs), no Alípio de Melo.
Voltamos a viver juntos, no mesmo local, mas desta vez, apenas por dois meses. Vai eu, novamente, para o Alípio de Melo.


Meus pais, depois de 37 anos de um conturbado casamento, se separam, perto do final de 1992. Eu volto a morar com a minha avó materna, em 05.12.1992.  Devido a morte da minha avó, tive que morar com minha mãe e seu companheiro...  Me mudei muito a contra-gosto, pois eu adorava morar no tal apartamento, mas não tive outra alternativa.  Este foi um dos lugares que mais gostei de morar. Não gosto de apartamentos, mas o do Carlos Prates, o do Padre Eustáquio e este, no Calafate, eram muito tranquilos, nem pareciam apartamentos.rs

Casa 20:

... E a mudança ocorreu no dia 26.02.2000.  Mais um bairro distante do centro, Novo Progresso, região de Contagem, mais uma casa bem confortável.

Casa 21:

Em 10.10.2001, mudamos para o Santa Terezinha, região da Pampulha... longe...
Minha mãe falece em 29.08.2008.  Em 01.02.2009, saio da casa, ficando 17 dias morando provisoriamente com meu irmão...

Casa 22:

... E no dia 17.02.2009, vou morar, de aluguel, num barracão, no bairro Sarandi, perto do Santa Terezinha.
Acabo me mudando em 24.12.2009, devido a poluição sonora, patrocinada por uns vizinhos, que moravam parede e meia comigo.

Casa 23:

Aqui estou, já há 2 anos e cinco meses, morando num bairro, que faz parte de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.
Estou feliz aqui. Nem chego a considerar este lar como um barracão, e sim uma casinha bem gostosa, aconchegante, com uma bela varanda, o nascer do sol, o poente, as noites estreladas... Um lugar sossegado, uma boa vizinhança. Espero que eu morra aqui.rs

Conclusão:

Viram, meus pais não eram loucos, nem inconstantes e nem complicados, e muito menos eu sou assim.rs


12 comentários:

  1. Realmente era uma vida de cigano.
    Eu gosto de mudar de casa, mais poucas foram as vezes. Eu hoje gostaria de ir morar em um terreno de 50m de fundo com 30 de largura e um quarto com banheiro e um terraço para a rede no fundo do terreno, plantar árvores e não ouvir barulho, apenas minhas cadelas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Só me diz uma coisa...tudo isso vc anotou na sua cachola ou em um caderno???
    Tô de boca aberta....com a sua memoria, eu me lembro muito pouco de fatos da minha infancia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Janice,

    Eu não gosto mesmo de me mudar de residência.
    Boa ideia a sua, ainda mais por causa do não ouvir barulho.rs

    Fabiana,

    Tudo guardado na minha mente. Mas, de uns anos pra cá, minha memória já não é a mesma. Acabo de ler um jornal ou um texto qualquer, e costumo esquecer o que li. Porém os fatos ocorridos na minha infância e principalmente na (terrível) adolescência, foram marcantes.

    Janice e Fabiana, muito obrigado!

    Tenham uma boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Você manteve na lembranças inúmeros detalhes. Antes de sair da casa de meus pais, mudamos algumas vezes, mas nem me lembro de datas (rss) ou dos períodos em que permanecemos nas casas.
    Como sempre, cada uma tem sua estória, mas as que gravei são relacionadas à educação recebida, às broncas, às proibições, às brincadeiras e brigas entre irmãos (heheheheh). Somos 5 filhos, com pouquíssima diferença de idade, sendo inviável não haver desentendimentos. Com a maturidade, no entanto, a harmonia chegou e ficou. Abraços

    ResponderExcluir
  5. E Marilene, com a "maturidade" , a distância entre o meu irmão ficou. rs

    Grato pelo comentário.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá! já morei em vários lugares, estudei na Paraíba, já morei em Manaus, Rio Grande do Norte e agora estou no Ceará. Goste de cidades meio porte.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Interessante, Fábio... Não sei se vc mora sozinho, mas se mudar de um bairro para outro, já é cansativo, imagine mudar de cidade, de estado... Comigo isso nunca aconteceu. Inclusive, viajei muito pouco na minha vida. A única vez que saí de meu estado, Minas Gerais, foi para ir até Aparecida do Norte, junto com meu irmão e meu falecido pai, que cumpria uma promessa.

    Só para vc ter uma ideia, quando nós mudamos da casa 20 para a 21, foi preciso de dois grandes caminhões de mudança, para levar nossos pertences.

    Grato pelo comentário.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oh meu amigo, teu bom humor contagiou a minha leitura, incrível você lembrar com tantos detalhes todas as casas que morou, não lembro bem dos detalhes de minhas mudanças, eu também mudei de mais, cada mudança era parecido com meus altos e baixo, talvez devido a isso, eu tenha tentado esquecer e, esqueci...

    O importante é o que deixou de lembranças pelos lugares que passou, e as lembranças que ficaram em ti...

    Abraços mil

    ResponderExcluir
  9. Janaina, mas será que vc mudou tanto quanto eu e meus pais?rs

    Grato pelo comentário.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. que bom que agora vc está feliz e sossegado com sua casa atual. Realmente, vc passou por muitas casas!!rsrs
    Vc tem uma ótima memória! Lembra o dia exato de algumas mudanças!

    ResponderExcluir
  11. Lamento que tenha mantido distância de seu irmão, como acima mencionou. Nossos melhores amigos nem sempre estão na familia, mas quando isso acontece é maravilhoso.
    Seus comentários muito me alegram. Obrigada. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Denise,

    É uma loucura!rs. Como eu disse, num dos comentários acima, minha memória não é mesmo mais aquela. É que o que acabei de relatar me marcou muito.

    Eu e ele sempre fomos distantes, Marilene. Somos bem diferentes um do outro, quando falta amor, com o avançar da idade, pode haver até inimizade, mas no nosso caso, restou apenas a indiferença.
    Eu que te agradeço, Marilene.

    Obrigado também, Denise.

    Abraços

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores