quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mais Uma Coincidência da Vida




Estou criando este post, devido o post do parceiro Christian(parceiro, sim, ele não é amigo-rs), do blog http://escritoslisergicos.blogspot.com.br/., sobre gentileza.

Graças ao filósofo Christian(acho que ele não vai gostar de ser chamado assim-rs), fiquei sabendo que ontem, dia 29 de maio, foi o dia da gentileza. Coincidentemente, ontem, minha hiper humilde pessoa fez aniversário, completei 56 anos de estada, neste vale de lágrimas. Coincidentemente, sou muito gentil, possivelmente uma das pessoas mais gentis do mundo.

Aconselho a lerem o texto do Christian. Concordo com tudo o que ele falou.

Falando em concordar, discordo daquela máxima, "gentileza gera gentileza". Nem sempre isso acontece, pois existem pessoas bem mal educadas, que desprezam boas maneiras, e a nossa gentileza é respondida com grosseria.  Não é que eu não goste de gente má educada, eu, simplesmente, odeio pessoas assim!
Vou contar um fato que aconteceu comigo, há pouco mais de 20 anos atrás:

Eu trabalhava numa contabilidade, num prédio. Ao pegar o elevador, junto com um colega de serviço, um office boy, pedi o ascensorista que parasse no nono andar, ele passou direto e fomos parar no décimo segundo andar-o último andar do prédio. Eu, educadamente, pedi que ele fizesse o favor, de , na volta, parar no nono andar, ele, rispidamente, num tom de voz bem alto, falou; "VAI TER QUE IR A PÉ, PORQUE NÃO POSSO DESCER AGORA", foi saindo, junto com um colega(creio que ele tinha que ir para uma reunião com a síndica do prédio). Eu o chamei de sem educação, falei que ele errou ao não parar no andar que pedi, ele respondeu que se eu tivesse falado direito, ele pararia, eu retruquei que ele que não escutou, novamente, o chamei de sem educação, e a praga foi saindo , dizendo: "não enche o saco não!".
Isso ocorreu quando eu tinha pouco tempo de casa. Trabalhei por 1 ano e oito meses nesta contabilidade, e sempre eu ficava de olho nele, com ímpetos de agredi-lo . Ele, na realidade, não era ascensorista; vez ou outra ele exercia essa função, a função real dele era recepcionista, pasmem, um sujeito super mal educado, trabalhar na recepção de um grande prédio comercial! E ele tinha muitos anos de casa(mais de 10 anos). Lamento muito de,  na época, não tê-lo denunciado à síndica.

Minha raiva com gente má educada é tanta, que eu, até hoje, torço para um dia abrir um jornal, e ver uma notícia que o grosseiro recepcionista foi assassinado por ter tratado mal alguém.
É, minha gente, sou muito gentil, mas sei ser grosso com quem é mal educado, e sou rancoroso, não esqueço.
Bom, mas a vida segue seu curso... Melhor não esquentar a cabeça, foi só um desabafo.

Viva as pessoas gentis!  Abaixo aos grosseiros!

Ah, gentileza costuma gerar gente folgada, sim, uns poucos aproveitam da gentileza alheia.


14 comentários:

  1. Em certos momentos a gentileza gera um pouco de cara de pau sim.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sempre existem os que aproveitam...rs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com isto não quero dizer que não gosto de gentileza. Procuro ser gentil sempre. Meu trabalho com a turma da dança se não for gentil, dança. Paciência é a maior prova. Procuramos levar na esportiva quando encontramos alguém com pouca gentileza.
      Um forte abraço.

      Excluir
  3. Você parece mesmo ser uma pessoa gentil, Fábio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Verden, Gentileza é coisa rara. Muitos se fazem de gentil para sobreviver no mundo cão. Em casa vira bicho. Nem todo mundo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ei tio Verden, feliz aniversário com um dia de atraso!!! Essa coisa de gentileza gerar pessoas folgadas é bem a cara da Ana Seerig rsrs :)

    Eu sou da opinião de que educação e cortesia cabem em qualquer lugar, um sorriso, um obrigada e um por favor fazem toda diferença, derretem até corações endurecidos!!!

    Eu também concordei amplamente com o post do Christian, que apesar de não se sentir amigo de ninguém na net é um bom companheiro de virtualidade!!!

    Ah, que o senhor possa encontrar a felicidade nas curvas da vida e que o próximo ano seja melhor que esse que se foi... E sim... eu ainda torço para que o senhor acerte suas diferenças com... o senhor sabe quem!!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, agora que chegou o comentário. Pensei que tinha havido um bug,ou que vc o tinha apagado.

      Segue o que te respondi no e-mail(rs):

      Ei Pandora,

      No meu g-mail foi acusado um comentário seu, que não apareceu no blog. Você o apagou? Por que?rs

      Seja como for, agradeço seus parabéns, sua consideração por mim.
      E, não esqueci que hoje vc completa mais um ano de vida.

      Estimada sobrinha, te desejo tudo de bom, mas tudo mesmo, pq por mais que possamos nos enganar por uma pessoa, e como já me enganei, sinto que vc é um ser humano incrível.

      Saúde , paz , tudo de bom mesmo pra vc!

      Excluir
  6. Concordo, Janice, uns são educados para as pessoas de fora, mas com os que vivem entre as 4 paredes, são grosseiros. No entanto, uns são tão autênticos, que tratam mal a todos em sua volta.
    Lamentável!

    Muito obrigado!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Mais uma coincidência foi uma parceira ter comentando o mesmo em meu post: Gentileza gera gente folgada.
    Eu acredito que tudo venha da educação, gente grossa e folgada sempre será assim e gentileza, ao menos em meu ponto de vista, é sinônimo de respeito e educação e disto, tal como você, não abro mão. No entanto, há gente que realmente não entende a linguagem da diplomacia e concordo que tudo tem limite e há momentos que não tem como não partir pra grosseria (a rima aqui não foi de propósito).
    Uma coisa que observo apenas são as atitudes de algumas pessoas, principalmente mulheres feministas que pensam que para ter igualdade, precisam agir como ogros e rejeitam qualquer tipo de elogio, agindo como se o mesmo fosse uma ofensa.
    É certo que elogios em demasia são falsidades, porém, vindo de pessoas que raramente fazem isto, que a olhos vistos não são bajuladoras, não vejo nada demais. Concordo que mulheres não precisam estar cobertas de laços cor-de-rosa, mas embrutecer para parecer algo que em verdade claramente não o são, demonstra apenas o quanto são inseguras. Penso que talvez nunca tenham tido seus méritos reconhecidos pelos pais ou professores (certa vez escrevi um post a respeito) e por isto, vivam desconfiadas de tudo. Porém, minha educação nunca vai depender da educação dos outros, mudo quando concluo que é coerente mudar, mas não por conta de inseguranças alheias. Isto não é da minha conta e quando faço um elogio não quero agradar, tampouco ofender.
    Eu dou como exemplo de mulher segura uma parceira em comum, a Janice. Ela deve ter percebido que não sou de elogiar, se eu realmente fui até o seu blogue e elogiei o quanto ela faz a diferença entre tantas blogueiras com escritos iguais, ela acatou de boa meu elogio, pois sabia que era sincero e isto não quer dizer que esteja presa a ser assim para sempre, ou tem a pretensão de que a partir daí estarei criando "expectativas eternas" sobre ela, como é o argumento usado pelas "ogras".
    Fala sério, uma pessoa faz um ato legal eu não vejo nada demais em demonstrar que aprovei o ato, que pode ser chamado de elogio e isto poderia ser com qualquer outra pessoa que tivesse a mesma atitude.
    Estou longe de ser filósofo, apenas sou muito observador dos mundos paralelos, do comportamento humano real e virtual e, por vezes, exponho tais observações o que não deixa certa gente feliz.
    Sobre aniversário, não sei se curte esta data, eu particularmente não gosto, mas não deixo de ser gentil quando me desejam Feliz Aniversário e tampouco abro mão de deixar meus votos a quem gosta.
    Respeito a opinião de cada um, se gosta, fica aqui meus cumprimentos atrasados parceiro, do contrário, ignore.

    ResponderExcluir
  8. Essa das feministas grosseiras, que repelem elogios, pra mim foi novidade. Vou observar com mais atenção.

    Sobre aniversário, penso igual a vc. Mas, as felicitações fazem parte da gentileza.

    Porém, se o ser humano fosse mesmo sincero e realista, diria "pêsames", ao invés de "parabéns".rs

    Grato pelo comentário.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Atrasado sim, mas passado em branco não...FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!

    Pela praga que te joguei, vc ainda terá umas 24 primaveras a comemorar...rsss

    Realmente a gente vê de tudo nessa vida, mas esse cara aí em cima relatado, vc já presenciou outras grosserias dele naquela epoca? Se sim, o cara é grosso mesmo, se não, vai ver ele tava num pessimo dia...

    Desejo que vc seja muitos feliz nos dias que hão de vir, e que principalmente seu coração volte a bater descompensadamente...

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado, Fabiana!
    Sua presença simpática e alegre, é sempre bem-vinda.

    Pragas não costumam pegar.rs

    Sobre o cara, meu patrão também foi vítima de uma grosseria dele.

    Muito obrigado pelo carinho, Fabiana.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  11. OLá Roderick!

    Em primeiro lugar quero dizer que lembrei do seu aniversário sim. Foi no dia 26 e eu ia vir aqui te parabenizar pelos 56 anos de vida.

    Deixo então aqui e mesmo atrasado pois o que vale é o que se deseja meus votos de muitos e muitos anos de vida com muita saúde.

    Quanto ao texto acabei de ler lá no Christian. Também sou uma pessoa gentil e só digo exatamente aquilo que estou sentindo. Não me considero puxa-saco quando expresso meus sentimentos, e creio nunca ter feito isso tanto na web quanto no meu cotidiano.

    Encontrei nesses meus 46 anos de vida muita gente grosseira e quando tentei ser gentil responderam e me trataram com grosseria como o caso que estás nos contando. Acho que são as circunstâncias que fazem as pessoas agirem de maneira grosseira. Eu também tenho a particularidade de reagir a grosserias e não consigo ficar calada. Por isso fujo das pessoas assim. Como não gosto de discutir geralmente ignoro pessoas assim.

    Agora lembrei de uma funcionária da Escola onde trabalho que ao servir a merenda tratava com muita grosseria as crianças que estavam comendo. Só faltava atirar o prato nelas. Foi advertida várias vezes e hoje está um pouco melhor, mas dava pena de ver a forma grosseira como tratava os pequenos. Eu penso que os que são mais grosseiros se aproveitam das pessoas mais gentis para destilar sua grosseria.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Iza, o Peter Cushing que fez aniversário no dia 26.rs. Eu fiz no dia 29. Desculpe a brincadeira, te agradeço muito por se lembrar do meu dia de nascimento, pela consideração.

    Sobre pessoas grosseiras, como essa que vc, disse, digo que fezes das mais fedorentas, cheiram melhor do que elas. E parafraseando um militar latino, anti-comunista, qualquer coisa feita contra elas, é justificada moralmente. rs

    Muito obrigado. Um ótimo final de semana pra ti!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores