terça-feira, 15 de maio de 2012

As Cinquenta Coisas Musicais Que Mais Gosto

No post "Meme Literário", postado no meu blog do eremita, revelo que , bem diferente da maioria dos blogs , pelos quais navego, meu forte não é literatura. Minha maior paixão, minha praia, é a música.

Mesmo tendo pouco mais de 2.600 discos, inclusos vinis, cds originais e em mp3, mesmo tendo lido um tanto a esse respeito, não me considero um expert, um conhecedor; sou um escutador de música, que presta atenção nos arranjos, procurando saber o nome dos instrumentos, o nome dos integrantes da banda, quem compõe. E gosto muito de comentar sobre música.

Minha preferência fica mais restrita ao rock.  Mas, eu, particularmente, detesto rótulos; creio que ficar rotulando, causa mais confusão do que esclarecimento, mais discórdia do que harmonia.

Como tenho costume de ter preferências, há anos que faço uma lista das cinquenta coisas musicais que mais gosto.  Nesta lista, já passaram nomes, que não mais estão presentes, pois, na medida que vamos conhecendo outros grupos musicais, esses podem superar aqueles que antes faziam parte das listas.  Não sou bem uma metamorfose ambulante, mas já mudei um pouco meu gosto,com o passar do tempo.  Hoje, não sou bem um fã de grupos como Van Halen, Kiss, Judas Priest e Iron Maiden, como fui no passado. Eu tinha muitos discos deles, hoje , do Van Halen, tenho o primeiro, o terceiro e o quarto(esse, não acho um disco tão bom como o primeiro e terceiro); do Kiss, tenho o primeiro, o "Hotter Than Hell", o "Destroyer", o "Criatures of the Night" e o "Elder", do Judas Priest, tenho os três primeiros e do Iron Maiden, só tenho o primeiro. Mas, outras bandas continuam donas da minha preferência, valendo a pena ter muitos álbuns das mesmas.

Segue uma lista com minhas cinquenta coisas musicais prediletas. Apesar de eu gostar de bandas dos anos ,80 e 90, todos da lista são conjuntos oriundos das décadas de 70,60.  Atualmente, não acompanho mais o cenário musical; estou por fora das novidades.

Eu gostaria que outros blogueiros, ou mesmo os opinantes, fizessem também sua lista. Lembrando que são coisas musicais, que tanto pode ser uma banda, um músico solo, uma dupla, tanto pode ser rock, MPB, axé, reggae, brega, jazz, clássico...  Vocês conseguiriam fazer essa lista?rs

Os dez primeiros, em ordem de preferência:

Pink Floyd, Black Sabbath, Moody Blues, Blue Oyester Cult, Amondull 2, Hawkwind, Eloy, Nektar, Renaissance, Curved Air.

Mais dez, sem ordem de preferência:

Camel, Genesis, Yes, Emerson-Lake-Palmer, Beatles, Mythos, Grobschnitt, Groudhogs, Barclay James Harvest, Premiata Forneria Marconi.

Mais 30, sem ordem de preferência:

Jethro Tull, The Doors, Alice Cooper, Jimi Hendrix, Neil Young, Focus, Vandergraaf Generator, Gentle Giant, Supertramp, Creedence Clearwater Revival, Foghat, UFO, Thin Lizzy, Wishbone Ash, Deep Purple, Led Zeppelin, Tangerine Dream, Novalis, Birth Control, Jane, Schocking Blue, Golden Earring, Scorpions, Lucifer's Friend, Nazareth, Caravan, Grand Funk, Uriah Heep, Steve Hillage, Ten Years After.

Obs.: pensando bem, esta lista , é meio arbitrária, radical... muita coisa boa ficou de fora...rs

24 comentários:

  1. Olá! Que sua praia é a música, isto está visível para todos. Você conhece bem o que escuta, no meu casa eu sou uma mera ouvinte de músicas. Gosto ou não gosto. Tenho as músicas de cabeceiras.
    Todo mundo tem uma tendência, somos mudável. Estamos sujeitos a gostar e desgostar.rsrsr. E esta mudança é fundamental para o nosso bem estar.Já gostei de tanta coisas que hoje nem me lembro que um dia existiu.
    Minha lista acho que não seja tão grande, vamos ver. Colocarei fora da ordem. Coração de mãe não tem classificação. Cada um em seu momento.rsrsr

    01 - Elend,
    02 - Nightwish,
    03 - Tristânia,
    04 - Therion,
    05 - Sopor Aeternus
    06 - Lacrimas Profunderes,
    07 - Lacrimosa,
    08 - Zeca Baleiro,
    09 - Chico Cézar,
    10 - Pink Floyd,
    11 - Matanza,
    12 - Siegfried
    13 - Fred Mercury,
    14 - Chalie Brawn Jr.
    15 - Titãs,
    16 - Fagner,
    17 - Épica,
    18 - Draconian,
    19 - Helloween,
    20 - Haggard,
    21 - Angra,
    22 - Shaman,
    23 - Tarja Turunen,
    24 - Dark Sanctuary,
    25 - Wisbone Ash (banda antiga que conheci recentemente).
    26 - * Rapysody,
    27 - After Forewer,
    28 - * Los Hermanos,
    29 - * Arcana,
    30 - * Darggard,
    31 - Alice Cooper,
    32 - Xandria,
    33 - Siriena,
    34 - Dragon Force,
    35 - * Stratovarius,
    36 - * Patu Fu
    37 - Sonata Artica,
    38 - King Diamond,
    39 - tem outra que no momento não lembro. Posso completar depois? rsrsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou uma pessoa muito musical, quanto mais me concentro mais mergulho no silêncio!!! Não sei muito sobre música, mas gosto quando o senhor fala sobre isso é seu ponto forte tio Verden!

    A proposito, hoje um colega meu disse que estou começando a falar igual ao senhor!!! rsrs... O que é isso??? Excesso de convivência?!?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobrinha,

      Me conta isso(rs), fiquei curioso: por que ele acha que vc está falando como eu? Dê-me um exemplo. Como eu falo?rs
      E esse colega é do mundo virtual ou pessoal?

      Obrigado, Pandora!

      Excluir
    2. Pode ser do mundo espiritual também.
      Brincadeirinha. rsrsrs
      beijos!

      Excluir
    3. se quiser pode apagar a brincadeira.
      rsrsrs

      Excluir
    4. Eu mandei um e-mail para o Senhor Respondendo ;) Não digo aqui pq pode ser que a pessoa em questão não goste... Mas vejam só... Será que estou ficando meio que: "Misantropa, niilista, iconoclasta, monomaníaca, ciumenta, possessiva, desconfiada,rancorosa, um pouco feminista,eremita,nervosa, mal humorada, preguiçosa, desanimada, caseira, um péssimo papo, uma louca. Um caso totalmente perdido!"????

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Não acredito mesmo, vc é muito social. Você pode até questionar as coisas, criticar, mas, já revelou que é cheia de amigos. Bem, recebi seu e-mail, se tal pessoa diz isso de vc, te comparando com minha humilde pessoa, é que sou um tremendo de um mala pra tal pessoa,não? rs

      Excluir
  3. Janice,

    A maioria da sua relação eu não conheço. Acredito ser grupos góticos, não?
    Tenho um cd do Nightwish. E vc me havia indicado uns três conjuntos; escutei um deles, acho que foi o lacrimosa.

    Temos três conjuntos em comum. Fiquei surpreso de vc ter incluído o Wishbone Ash; gostei!

    Vc disse que faltou um na sua lista, mas faltaram 11.rs.
    É brincadeira, sei que é difícil fazer uma lista assim, inclusive me esqueci da banda alemã, Lucifer's Friend, que, a meu ver, é melhor que o Aerosmith. Vou corrigir.

    Gostei muito do seu comentário.

    Muito obrigado!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei! 39 - Krozos
      40 - CradleOf Filth
      41 - Lulu Santos

      Acho que só.
      Com o tempo tudo muda.
      Você sabe, " ...nada do que foi será.. " Lulu
      beijos!

      Excluir
    2. Faltam 9 então. rs

      Obrigado.
      Abraços

      Excluir
  4. A sobrinha acaba de entregar o tio. rsrsrsr
    Verden, não tenho tantaS bandas assim, sou uma pessoa tranquila de pouco barulho, ouço um forrozinho, aqui é muito comum e você acaba seguindo sem nem saber porquê. Gosto também de samba de gafieira. Aqui tem uns salões de dança e turma gosta muito também. Nos finais de semana trabalho como dançarino em um salão.
    Aí é de tudo um pouco, forró, samba, valsa, tango, gafieira, fox, lambada, . . . vejo eu, que sou mais o popular.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, seu gosto é bem diferente do meu.rs

      Agora, não entendi pq vc disse que a sobrinha acaba de entregar o tio, vc pode me explicar?rs

      Obrigado.

      Abraços

      Excluir
    2. Verden, a impressão que deu é que você são velhos conhecidos. Até mesmo parentes. E aqui se tratam como duas pessoas que nunca se viram. Me desculpe, só quis fazer uma brincadeira também.
      Um forte abraço,

      Excluir
    3. Eu chamo o Sr. Verden de tio, mas é um parentesco que foi surgindo a partir de nossas trocas de opiniões nos nossos blogs. Nós não nos conhecemos pessoalmente... Mas, não duvido que o Sr. Verden, que nunca vi na vida, me conheça melhor que alguns vizinhos que vejo diariamente rsrsrsrs

      Excluir
    4. E a minha sobrinha virtual mora no meu coração, até que não pise na bola, como é constante acontecer com as pessoas que gosto. rs

      Sempre é bom te ver por aqui, Pandora. Gosto muito dos seus comentários e do seu senso de humor.

      Excluir
  5. Caro Fábio,

    Não precisa se desculpar, não me senti ofendido, de forma alguma, só não entendi o que você disse.

    Brincadeiras faz parte da vida, e são bem vindas, assim como vc é bem vindo.

    Eu e a Pandora somos parentes virtuais. É isso.

    Fique à vontade para comentar, mesmo se fizer críticas... pelo que pude observar, tens educação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Você vive a música e para a música. É a sensação que tenho ao ler suas postagens sobre a matéria. Isso requer sensibilidade, pois as pessoas frias e calculistas não conseguem se apaixonar por melodias.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Agradeço muito seu comentário. Mas, não vivo só para a música, aí é demais!rs. Mas, a música me trouxe mais prazer que tudo na vida. Eu quis outras coisas, e como quis, mas elas não me corresponderam, então, fiquei , fico com a música.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse "para a música" em vista da atenção que lhe dedica no blog. Ela pode ser grande e verdadeira amiga, nos trazendo alegrias e reflexões. Enquanto se vive se pode alimentar sonhos, mesmo que já nos tenhamos frustrado com eles.
      Abraços

      Excluir
  8. Entendi. A música, de fato, é uma grande amiga.

    Muito obrigado.

    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  9. Putz, fazer uma lista? Coisa complicada! Como tu mesmo disse, sempre descobrimos algo novo ou redescobrimos uma banda, o que faz repensar toda a lista. Poderia fazer uma lista de bandas, mas sem o compromisso de numerar por preferência...

    ResponderExcluir
  10. Bem, depois que acabei de fazer a lista, me lembrei da banda alemã Lucifer's Friend, aí desbanquei o Aerosmith. Dias atrás, me lembrei do conjunto inglês Traficc... tenho pensado em tirar da lista o Scorpions.rs
    É complicado, sim. E além de bandas, existem músicos solos.

    Faça a lista, fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  11. gosto de muitas bandas, mas não tenho uma preferida. Iron Maiden gosto bastante e Scorpions tbm.

    Gosto de darkwave, eletro-gothic, heavy metal, black metal, gothic metal, anos 80 (tears for fears, aha, duran duran, amo!!), musica classica. Enfim, fica dificil ter uma unica banda que eu goste, mas segue algumas dicas ae, talvez vc goste de alguma: lacrimosa, diary of dreams, the 69 eyes, love is colder than death, the frozem autumm, blutengel, epica, dimmu borgir, eluveitie, draconian, desire, sopor aeternus, joy division, emilie autum, the cure, wolfshein, type o negative, nox arcana.
    Algumas tem lá no meu blog.

    ResponderExcluir
  12. Tears for Fear tenho o primeiro disco-gosto muito dele. Joy Division gosto bastante. Type O Negative tenho um com duas mulheres de rosto colado. The Cure, já gostei, mas ainda gosto do álbum que tenho deles, o único, "The Kiss".

    Valeu a dica, Denise!
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores