sexta-feira, 2 de março de 2012

Prazo de Validade nos Relacionamentos Humanos

Hoje, na parte da manhã, ao ler um blog que acompanho, gostei muito de um comentário. Comentário de um sujeito que não me é simpático. E, vejam bem, uma pessoa, bem radical, diz que eu impliquei com outra, só por causa de um de seus posts. Não, não sou tão radical assim, sei dar valor, mesmo não me simpatizando com uma determinada pessoa.
Bem,não sei se vocês entenderam o que eu quis dizer, mas se não entenderam, lhes explico.

Eis o comentário: "Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos bem", Millôr Fernandes, o gênio brasileiro.
A melhor companhia do mundo tem prazo de validade, a solidão cansa menos."

As duas frases sintetizam tudo que eu penso da convivência humana.

Depois de ler essas frases, fui num bar, como de costume faço em todas as sextas-feiras.  Dei azar,o  bar estava cheio, e tive que ouvir fofocas de gente que bebe. Mas, a bebida não faz parte das fofocas humanas, pois o ser humano, bebendo ou não, é um fofoqueiro em potencial. Daí, meu orgulho em ser solitário. No entanto, como dizia certos filósofos, como o Velho Guerreiro, Chacrinha, "quem não se comunica , se estrumbica". Bem mais sábio que ele, Schopenhauer falava: "o tédio é uma fonte de sociabilidade, é por isso que seres que tão pouco se amam como os seres humanos , se procuram com ansiedade"

E , no caminho de casa, me lembrei do meu único irmão, que me deve 600 reais. Ele me devia 1.600. Achei que ele me pagaria os 600 restantes, no começo de fevereiro, o cobrei, mas ele alegou que sua esposa, que trabalha por conta própria, está de férias, e ele arcou com todas as contas de casa. Mas por que não me deu uma satisfação? Tive que cobrar antes... Por que não me pediu desculpas pelo atraso? E eu que sou ruim, o radical, o patinho feio, já que minha saudosa mãe o preferia, bem mais que a mim.

Tive ímpetos de ira, no caminho de casa. Agora, estou mais "calmo". Até quando não sei.
Como sou muito nervoso, posso xingá-lo muito, angariando a ira da sua abnegada esposa, mas não temo, acho até mais saudável não receber os 600 que continuar com contato com eles. E sei, modéstia à parte, ofender uma pessoa , como poucos sabem,mas tenho que ter um motivo pra isso,claro.

Bom, jamais tive expectativa com respeito ao meu irmão, inclusive tive sentimentos de culpa por o tratar muito mal, durante nossa fase jovem. Ele nasceu seis anos depois de mim, e, não só eu, como todos, perceberam a preferência, mais que explícita da minha mãe por ele. No entanto, depois que ele se casou, a coisa mudou(rimou, hein?). Ele começou a desprezar a minha mãe, só dando atenção à sua esposa, o que ocasionou frases como essas, proferidas pela mama: "ele foi a maior decepção da minha vida"..
E o patinho feio aqui, o genioso,o rancoroso, foi quem sempre defendeu a  mãe...

O ser humano é assim; a vida não se resume a intrigas de boteco; eu fui mais além que isso, e quem não foi? As pessoas não se entendem, sejam classe A , C, D ou Z.

Dizem que o Paul MacCartney, depois da morte do John Lennon, falou que o mesmo era um porco intrigante. Mas quem não é assim? Ah, eu não penso que sou assim, muito menos os que conseguem ler esse texto todo(rs).

E apanhei um tanto, como acredito que todos, ou seriam quase todos, apanharam, achando que certas pessoas não eram tão admiráveis como pareciam ser... "A melhor companhia tem prazo de validade". Isso vale não só pelas pessoas que esperei algo, como as que esperaram de mim(perdão, se estou me repetindo).
                    
                    Para a Melhor Companhia do Mundo:

Pelo que pude perceber, houve uma decepção recíproca. E digo,com toda a sinceridade do mundo, que pena que a melhor companhia do mundo, teve prazo de validade vencida, e que a admiração foi pro espaço, de ambas as partes. Embora, eu não guarde rancor,nisso você foi um caso à parte. 
Devo ser maluco e imbecil, pois gostaria, pela primeira vez, voltar no tempo, há três anos atrás, só você e eu, só nós dois, com um amor recíproco.

14 comentários:

  1. Relações humanas tem mesmo prazo de validade e, se existe algo mais complicado ainda, é quando se tratam de parentes. Por serem parentes, acham que podem fazer tudo e que temos obrigação de perdoar e compreender.

    ResponderExcluir
  2. A bebida não faz parte das fofocas humanas, porém, estimulas as fofocas, a língua fica mais afiada. De certo modo é melhor falar do outro na companhia do álcool. No outro dia já que perdeu o amigo, tem a ressaca moral para fazer companhia.
    rsrsrsrsrsr;.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, Christian. Eu sempre temi de me casar e ter problemas com a família da minha mulher. Ela tinha 11 irmãos. Felizmente, não tive problema algum com eles e nem com seus pais. Adoro minha ex-sogra e ela parecia gostar de mim. Só tive problemas(e muitos) com minha ex-mulher.rs

    Bem pensando, Janice. A bebida dá coragem, ânimo... Mas tolerar certos bebuns é uma forte dose, dose pra cavalo! E a maioria tem dinheiro, só têm filhos bons, bem empregados, com formação superior, quando brigam, sempre vencem a briga, não batem seu carro, os outros é que batem nele... É dose! rs

    Obrigado, Christian e Janice.

    ResponderExcluir
  4. Olha, Roderick, mesmo vivendo numa das fases mais solitária da minha vida, mesmo andando muito mal resolvida com isso, ainda acredito no relacionamento humano, porque vejo bons exemplos a minha volta. Vejo muitos que são ruins, mas vejo outros bons na mesma intensidade e sempre acho que a culpa de eu estar assim é minha, ou muito mais minha.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo tanto com você Dama, sempre acho que só colhemos o que plantamos, não posso responsabilizar ninguém pelo o que me ocorre de ruim!!!

      Excluir
  5. Eu sabia que vc comentaria(rimou...rs), inclusive o comentário que me inspirou o post, foi do seu blog.

    Pois eu Dama, culpo muitos: o destino, meus pais, as escolas, meus parentes, meus colegas, meus romances... Fui vítima de tudo isso.rs

    Existem pessoas boas, sim, mas... Bem, tenho o costume de dizer quando gosto de uma pessoa , o seguinte: "você é gente(quase) boa.rs

    Existem pessoas mais pacientes... Não sou paciente, e sou inconformado por natureza. Creio que eu não tenho conserto, um eterno caso perdido!

    Muito obrigado pelo comentário.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Roderick!!!!

    Passando por aqui pra ver se vc me inspira a voltar a postar no meu blog... rs,rs,rs....

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. É, Ana, estamos acometidos de falta de inspiração.rs

    Apareça mais!
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  8. Olha só, as vezes me canso de gente tb! Mas sou um ser que odeia ficar sozinha, entao... Te entendo mas não sou assim!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. A maioria é como vc, Camila, não gosta de viver só. Também te entendo.rs

    Grato pelos comentários.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  10. Conviver com pessoas é difícil, não conviver também é Tio Verden!!! E eu gostaria de por Deus, um dia chegar aqui e saber que o senhor está enfim feliz com a LL, isso é quase um sonho!!!

    ResponderExcluir
  11. Te agradeço muito, querida sobrinha, como eu gostaria disso também o que vc acabou de dizer.

    Muito obrigado!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  12. As pessoas escolhem para quem querem ser boas. Muitas vezes por interesses, nem tão escusos como possa parecer, as vezes por uma simples questão de estatus, de manter aparência. Eu vou dar um presente para a "amiga" da academia, porque é uma academia de elite, e as outras vão dar, eu não posso deixar de dar também... Mas pra você que cozinha pra mim e cuida do meu filho, não preciso dar nada, nem obrigado. Tive uma namorada que é assim. A humanidade caminha cada vez mais para isso.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo, muito pertinente seu comentário.

    Só para vc ter uma ideia,meu falecido pai, quando chegava em casa, cumprimentava a minha mãe, a minha avó materna(que não saia lá de casa), e não cumprimentava a mim e ao meu irmão.

    Segunda minha tia paterna, minha avó fazia questão de parabenizar a sua nora, do dia do seu aniversário, que era um dia depois(ou antes, não me recordo direito)do dela, mas não a cumprimentava...

    Apareça sempre.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores