segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Frase Sábia Dita Por Alguém Que Nunca Gostei

A frase que segue abaixo,não é endereçada a ninguém em especial, e sim, a todos que acreditam na falácia do livre-arbítrio. Há anos que li tal frase, e bem antes disso, já não acreditava no livre-arbítrio.

"O livre-arbítrio é uma ilusão intoxicante"(Paulo Francis)

9 comentários:

  1. Macacos me mordam, ainda acredito nisso ai sim, apesar de saber que em alguns lugares não existe mesmo!

    Beijão querido, um excelente ano pra vc!

    ResponderExcluir
  2. kkkkk Talvez seja verdade, não da para falar ou fazer tudo o que queremos, sempre temos limites, nem que seja o da educação, o do respeito ao próximo e etc e tal!

    Cheros Tio Verden!

    ResponderExcluir
  3. Camila e Pandora,

    Costumo achar que as cartas, muitas vezes, já estão marcadas. As opções que temos são poucas, e muitas vezes somos empurrados para algo. Hegel dizia que as idéias é que determinavam as coisas, já Marx falava que as coisas é que determinavam as idéias, concordo com o segundo. Nosso destino, não depende só de nós, depende também dos outros e da natureza. Autonomia não faz parte da condição humana, embora muitos pensem o contrário do que penso.

    Um excelente ano novo pra vc também, Camila!

    Obrigado, Camila e sobrinha Pandora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acredito no livre-arbítrio! Acho que ele existe, são nossas escolhas de vida. O que não acredito é em liberdade, que é outra coisa.

    No momento que sou obrigada a trabalhar para sobreviver, só isso já é uma forma de me tirar a liberdade, mesmo que tenha o livre-arbítrio de escolher onde trabalhar.

    Será que me fiz entender?

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Claro que respeito sua opinião, mas o livre-arbítrio é o tal de ser preso, mesmo sendo inocente, é o tal de sermos vomitados,cagados(perdoem a expressão, mas é o que sinto), num mundo que temos pouquíssimas opções, como eu disse numa festa de aniversário de uma prima, estavam presentes seu marido, meus dois primos irmão, cunhados do mesmo, " a vida, pra mim era uma desintiria(fezes com sangue), depois se tornou uma diarréia(fezes mole), mais adiante, se tornou uma fezes dura. O marido de minha prima disse que sou muito pessimista. Mas creio que ele exagerou, pois , meu intestino, ou melhor, minha vida melhorou.rs

    Obrigado, Dama!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Dama de Cinzas, acho que temos o livre arbítrio para fazermos nossas escolhas na vida, como por exemplo, escolhermos qual faculdade vamos fazer, com quem vamos nos relacionar, enfim.Por outro lado, não temos liberdade de tudo (como assim??temos o livre-arbítrio, mas não temos liberdade de tudo??rsrs), por exemplo, coisas que a lei nos impõe, somos obrigados a fazer, não importa se concordamos ou não, como pagar impostos...o voto obrigatório, ou por exemplo, não temos liberdade de sair matando todo mundo por ae!rsrs, senão é cadeia, daí sim que a liberdade já era.
    Enfim, essa questão de liberdade e livre-arbítrio é complicada, somos livres para umas coisas e para outras não, porque é contra a lei ou são obrigações sendo impostas.

    ResponderExcluir
  7. Muito pertinente seu comentário, Denise!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. O "Livre Arbírio" é papo de quem não sabe o que está dizendo.
    Recentimente vi um caso com Rita Lee em Aracajú. Ridiculo!
    A bíblia fala no livre arbítrio quando o Deus que ela defende é um repressor, vingativo, castigando os que acreditaram no famoso Livre Arbítrio.
    Não acredite que escolhemos as facudades onde estudar. Pois se você estudou em boas escolar passaré na Federal ou Estadual. Quando não, tem que trabalhar para poder pagar os estudor na Particular.
    Tirando isto não podemos esquecer "que a minha liberdade vai até onde começa a do outro". Uma liberdade vigiada e repressora.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores