domingo, 15 de janeiro de 2012

Agressividade e Autenticidade


Eu tenho uma coisa que se chama auto-crítica. Tenho outra que se chama consciência, e , às vezes, ela me acusa. Não somos iguais a nossos pais, mas em certos pontos parecemos com eles. Me gênio explosivo, se assemelha com o do meu finado pai. Ela era pior ainda do que eu. Me desagrada ser tão nervoso e ser um agressivo verbal. Minha língua ferina, já ofendeu a muitos. E muitos mereceram minha ira, no entanto, repito, me aborrece ser desse jeito. Uns poucos, não mereceram... Ora, podemos nos defender, sem agredir. Palavras rudes machucam muito!

Só conheci três pessoas mais ferinas do que eu com a língua: meu pai, um velho , que foi proprietário de uma banca no Mercado Central, há anos e o campeão de todos, o primo J., especialista em ofender e humilhar as pessoas.

Eu estava com 19 anos, numa discussão com a minha mãe, a culpei pelos meus fracassos, fui rude, dizendo que se eu era complicado e não havia tido sucesso na vida, a culpa era dela, que não soube me educar, ela nem conseguiu mais debater, ficou em prantos.  No dia seguinte, minha consciência doeu, como doeu! Eu trabalhava umas doze horas por dia, e não via a hora de terminar o expediente, pra pedir desculpas a ela. Desabafei com um conhecido, mais velho do que eu, que falou da importância de uma mãe.
Ao chegar em casa, minha querida mãe, com os olhos aparentando que havia chorado, me mostrou seu dedo, com um curativo(ela havia o cortado, na cozinha). Pedi desculpas, perdão. Falei que ela era uma boa mãe, e tudo ficou bem.

Eu tenho autenticidade; amo a verdade, que nem sempre pode ser dita, que nem sempre aparece-como alguns dizem- que costuma a doer. Não gosto de mentiras e enganações. E até hoje, por mais que eu tenha lido sobre o assunto, por mais que tenha comentado com outrem, não consigo entender certos mentirosos.
E uns parecem mesmo que acreditam nas suas mentiras, mesmo com provas que mentiram, eles negam veementemente. Acho possível que alguns mentem até por insegurança, não tendo coragem de assumir o que realmente são. Ora, se sou um ex-presidiário, devo assumir isso com as pessoas que me cercam, mormente com as mais íntimas(é só um exemplo que estou dando, viu pessoal? Nunca fui bandido-rs). E fica a critério da pessoa me aceitar ou não. Se eu não tenho sucesso com as mulheres, não devo ficar contado papo que sou um garanhão. Se tive uma vida bem ativa, sexualmente falando, devo assumir isso com todos, por que não?  Se sou um ex-drogado, ou um alcoólatra, também devo deixar isso ao conhecimento de todos.
Posso perder todas as amizades, perder um amor, por dizer a verdade, por dizer quem realmente sou, não quero perder é meu compromisso com a verdade, com a autenticidade.

7 comentários:

  1. Aprendi com a convivência com a minha mãe a sempre engolir e deixar a raiva passar, porque ela é a pessoa do gênio mais difícil com quem convivi. Quase sempre faço isso quando se trata de pessoas que gosto. Quando me aborreço conto até 10, dou uma volta, me acalmo para voltar ao assunto numa hora que estou mais calma. Daí acho que falo melhor, me expresso sem exageros.

    É claro que não sou de ferro e teve muitos momentos que explodi, mas foram bem menos dos que os que engoli.

    Só nas relações comerciais não me seguro, aí o que vier eu digo mesmo.

    Quanto a verdade. Eu sou autêntica, geralmente o que digo que faço é o que faço. Mas acho desnecessário dizer absolutamente tudo que faço e sou. Tem coisas que só interessam a mim e a meia dúzia de pessoas mais chegadas. Tem coisas que jamais colocaria no blog, primeiro porque não poderia explicá-las de forma satisfatória. Mas também não faço a linha hipócrita. Jamais condeno nos outros uma atitude que eu mesma pratico.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Ao criar o post, cheguei a pensar em vc, inclusive depois fiz um comentário no blog da Suzi, que teve referência á sua opinião. É raro uma pessoa autêntica como vc, o que acho que denota hombridade e coragem, já que nossa sociedade é preconceituosa e intolerante. Muita gente faz muita coisa debaixo do pano... vc assume.

    Sobre gênio difícil,conheci tantas pessoas assim, que nem sei qual é a pior, minha ex-mulher, meu pai, minha avó materna e tantas outras, parentes, colegas...

    Obrigado! Good night!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não sou uma pessoa que se bota fé. Sou humana e minto.Se mente por tantos motivos, o principal é para evitar problemas maiores.
    Somos o que somos pela educação que temos. Antes eu gostava de frequentar barzinhos, detestava ficar em casa. Hoje a coisa que mais gosto é ficar em casa. Bebebo o que tenho de beber, como o que tenho de comer e o resto que se . . . exploda.
    Ja passei um mês deitada, só levantava para comer e ir no banheiro. Achava aquilo ótimo. Hoje o mundo cresceu! tenho minhas cadelas e minhas plantas.
    Posso dizer que estou socializada com o mundo externo.
    Compro pão para 15 dias, só para não ter que ver gente e não me perguntarem nada. Ah! mais eu não tenho que tá te dizendo isto, você não tem nada haver com m

    ResponderExcluir
  4. rs. Que isso, Janice, gostei muito do seu comentário. Vc é uma pessoa bem peculiar; gosto de gente assim, diferente.

    Eu compro pão dormido, num pacote com aproximadamente 10 unidades, 1 real(o pacote). Como-os fritos. Faço isso pelo mesmo motivo seu(rs).
    Sou a pessoa mais anti social do mundo.

    Sobre mentira, as vezes somos obrigados a mentir, mas podendo evitar, melhor. Detesto enganação, ocultação.

    ResponderExcluir
  5. Todos detestão enganação. Porém, todos enganamuns aos outros.
    O ser humano engana tanto que chega a pensar que se engana.(Ex: tem gente que come escondida de si mesmo).
    Tem gente qua acha graça do triste e do feio.
    Vejo isto nos blogger por onde passo. As pessoas postam comentários ridículos só para marcar a presença, pois quer um retorno ao seu.
    Já pensei em fazer mudanças radicais. Tirar o meu nome e colocar um masculino. Vi que os blogger de propriedade dos homens são mais frequentados , por outro lado vejo que tem postagens que não dizem nada. São elogios vãos, pobres. Acho que já estou ficando decepcionada com tudo isto aqui.
    fui!

    ResponderExcluir
  6. Quase não existe blog masculino. Não, seja vc mesma, sem essa de nome masculino.rs. Não esquente a cabeça;melhor não levar as coisas a sério.

    ResponderExcluir
  7. rsrsrsrr.é vc tá certo.
    Um beijão.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores