segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Moody Blues(final)

Cada integrante do Moody Blues tem seu estilo, estilo bem interessante , a meu ver.

                                                      Mike Pinder
Mike Pinder é o que eu mais gosto na banda, como cantor, compositor e instrumentista. Sua voz é muito possante, forte mesmo!  Ele é ótimo para fazer narração. Sua voz é de privilegiado. É o místico do Moody. Gosta de criar canções a pregar a paz, a concórdia, o amor fraternal.

Minha música predileta dele, é "MySong", na qual ele dá um show com o seu mellotron.

                                        Justin Hayward
Uma das características do Moody Blues, é a democracia. Contudo, mesmo na mais saudável das democracias, há destaques. Justin Hayward é o destaque da banda. Costuma compor uma a mais música que seus companheiros. Pode-se dizer que é vocalista principal, chegando até a cantar algumas composições de John Lodge e Graeme Edge... Guitarras e violões são ponto forte no som da banda, e Hayward, apesar de discreto, é um guitarrista de estilo.  Sua voz tem um timbre raro, jamais escutei voz parecida. Ele é o músico do Moody que angaria mais a admiração do publico. E é o galã da banda, o mais querido das garotas.
Diferentemente, do seu parceiro John Lodge, suas músicas não deixaram a desejar com o passar do tempo. A qualidade continuou a mesma.
Minha música preferida dele:  "What Am I Doing Here?"

                                           John Lodge

Meu preferido é Mike Pinder, mas o que eu acho mais interessante , é o baixista John Lodge. Era comum ele compor duas músicas em cada álbum; uma movimentada, outra lenta. Ele é considerado o roqueiro dos Moodies.  Seu estilo é fortemente influenciado pelos Beatles.  Ele jamais nos apresentou uma canção diferente do estilo dos Beatles.  Pra vocês que não conhecem o som do Moody Blues, suas composições são similares a "Help!" e "Yesterday".  Porém, ele não é simplesmente um imitador. Seu estilo é mais sofisticado, os arranjos são mais bem elaborados. Sua voz até que faz lembrar a de Paul MacCartney, só que é mais grossa e mais bonita.  E reparem seu prenome: John; vejam suas iniciais: J.L.  Vocês se lembram de John Lennon?rs

Quando o conjunto estava no auge, suas letras eram bem profundas, algumas até de cunho existencial, com arranjos de primeira. Com o passar do tempo, Lodge passou a escrever temas de amor corriqueiros, com arranjos não tão bons assim. A qualidade caiu muito. Outra curiosidade de Lodge, é que, apesar de ter uma bonita voz, nas suas composições mais antigas, ele não costumava cantá-las sozinho; era acompanhado dos outros vocalistas da banda.
Seu primeiro e único disco solo, é repleto de baladas românticas, um prato e tanto para as pessoas apaixonadas.  Por isso, passei a chamá-lo de o homem mais romântico do mundo.rs
Sua canção que mais gosto: Evening(Time To Get Aways).


                                                   Ray Thomas
Ray Thomas é dono de um vozeirão.  Seu estilo, pode-se dizer , é o mais cafona da banda. Seu som parece músicas de parque, aquele lance: ah, hoje estou tão feliz, pulando até de alegria; acho que vou caçar umas borboletas.rs
Minha preferida dele: "Twilight Time".

                                  Graeme Edge
O baterista Graeme Edge é o menos criativo da banda, o que sempre compôs menos.  Nos três primeiros discos dos Moodies, nos quais ele compôs, as faixas não passavam de textos narrados, acompanhados de uma camada sonora de efeitos eletrônicos. Sendo notório que tinha dificuldade de escrever melodias. No entanto, à partir do álbum "To Children's Children'Children", ele aprende a fazer música, e, surpreendentemente, nos apresenta uma música totalmente instrumental. Contudo, o baterista é um letrista sensível, competente, um poeta!
Sua música que mais gosto: "Don't You Fell Small", uma belíssima mensagem de otimismo... seria auto-ajuda?rs

Será que o otimismo do Moody Blues pode salvar esse contumaz pessimista, que anda cada vez mais desanimado e sem rumo?

Abaixo seguem cinco canções, compostas respectivamente por: Justin Hayward, Mike Pinder, John Lodge, Ray Thomas e Graeme Edge.
Espero que gostem, mas caso não apreciarem, se manifestem, por favor, respeito opiniões contrárias.rs





4 comentários:

  1. Você fala de música com o coração. E com muita propriedade. Percebe-se, logo, sua afinidade com ela e com o que traduz. Perfeito!

    Vem aí um novo ano. E ele pode trazer surpresas inesperadas e belas, como se uma também nova canção se fizesse ouvir. E desejo que, para você, seja surpreendentemente lindo.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Sempre dizendo coisas que nos confortam, assim é vc , Marilene.

    Muito obrigado!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tenho é dificuldade de ver vídeos pois minha conexão é Lenta.

    Recém estou cultivando o hábito para músicas e quanto a elas tenho que escolher as que não me façam chorar, pois me desmancho chorando quando ouço algumas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. E essas músicas são bem comovente, Iza.rs

    Beijos

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores