quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Homem Esquizoide do Século XXI

No meu perfil do google, dou uma de profeta, prevendo que chegará um dia que a população mundial será formada por bandidos e esquizoides.  Pessimismo, exagero, será?
Creio , sim, que estamos caminhando para isso.  Há anos e anos que a frase de uma letra do Pink Floyd, composta por Roger Waters, não me sai da cabeça: "Se eu fosse um homem bom, entenderia a distância que há entre os amigos".

E há quem tenta abrandar sua solidão, navegando pelo mundo virtual. Mas a solidão permanece firme, junto com a dor, o desengano. Eu, por exemplo, quanto mais navego pelo mundo cibernético, mais descrente fico.
Eu nem estava pensando mais em postar, contudo, em dez , apenas dez dias, testemunhei fatos desagradáveis(passei por eles também), que mais uma vez comprova o quanto o ser humano não se entende, alguns até transformando coisas banais, em problemas monumentais. Discussões infrutíferas, uns se fazendo de vítimas: "o meu semelhante constantemente é o réu", e daí afora.

Acho que sou muito intolerante mesmo. Pode ser isso, parece que sou insatisfeito por natureza, e eu implico até com ela(a natureza), sou descontente com o clima-em especial com tempo nublado e chuva- com as estações, com datas festivas... Todo ano é a mesma coisa. Nada muda. E o incapaz aqui, que odeia rotina, não consegue fugir dela.

Implico com mulheres que falam palavrão, reprovo blogs com muito teor erótico, discordo veementemente ao ver mesmo um "amigo" errar, maltratar outrem. Creio que esse é um dos motivos de eu admirar o Stalin: faço muito expurgos, excluo coisas e gentes do meu rol. E resta a solidão...

No ínterim desses citados dez dias, presenciei uma forte e tola discussão de dois blogueiros, sendo que por um deles, tinha o maior apreço, e, no meu modo de pensar, o mesmo estava errado, foi indelicado, exagerado, fez tempestade em copo d'água. Fui neutro, a principio. E depois de expor minha imparcial opinião, tentando pacificar os dois, fiquei perplexo com o meu "amigo", que continuou a detonar o outro blogueiro.  No meio dessa discussão, um navegante, velho conhecido dos dois "brigões", um sujeito que sempre me pareceu antipático e arrogante, exibiu sua descrença em relação ao mundo virtual, aos relacionamentos humanos.  Mais um desencantado...

Ontem, uma blogueira, postou que se cansou de redes sociais, cansou de internet.  Com pouco mais de 20 anos, ela se sente só, descrente com os amigos,com a família, acusando aos outros de egoístas e individualistas.  Pra ela, só resta a amada mãe.  Pelo que pude entender, apenas as duas contra o mundo, encarando o mundo.

Meu único irmão tem 22 anos de casado, pai de uma moça de 21 e um rapaz de 19. É um pai rígido, mas os filhos o respeitam, têm responsabilidade, ajudando-o com as despesas- eles trabalham, além de estudar. Ele e sua esposa não se desgrudam. Ele faz as vontades dela... Seria uma família feliz?  Sei não... Quando passei uns dias na casa deles, achei-os frios, secos mesmo, mormente os filhos.  Eles não rendem assunto, mesmo em assuntos que eles gostam... São lacônicos. Pelo que pude notar, são os quatro contra o mundo, encarando o mundo.

Sou um eterno insatisfeito, sempre a questionar/reprovar o comportamento de outrem. Mas, sei que o que muitos pensam de mim, não é bom.  Minha saudosa mãe dizia que não devemos viver sempre achando que só nós é que somos honestos e bons, existem também outras pessoas com as mesmas características.
Uma coisa que notei há anos, nos chatos, é a mania deles de chamarem outras pessoas de chatas.
Bem, sei que não sou muito bem quisto, tenho fama de genioso, no entanto, me resta ao menos auto-crítica, e ,com muito orgulho, digo que sou modesto.  Então, acuso a todos(ou quase todos) de egoístas; digo que fulano de tal não tem caráter, e eu, sou um altruísta? E o que esse mesmo fulano, que digo não ter caráter, pensa de mim?

Nada salvará o homem da sua solidão, que é pior quando acompanhada. Levantando cedo, pegando ônibus ou metrô, ou dirigindo seu automóvel, ao caminho do trabalho; as mesmas caras, os mesmos problemas a nos importunar, minguados dias de folga; as férias, que passam tão rápido. O vagabundo  fica em casa à toa; alguns vagabundos se divertem; com pouca coisa para se fazer, a mente trabalha, mais até do que a dos ocupados, que trabalham. O pensamento sobre a falta de sentido da vida, o pensamento da aproximação da morte,  a insegurança com o que está por vir. "Como será meu futuro?" De que eu vou morrer"?" Terminarei meus dias desamparado?"

Ranzinza, agressivo, nervoso, desiludido, desanimado e cansado, assim estou.  O mundo virtual não preencheu o vazio da minha existência, e creio que também não preenche a solidão da maioria das pessoas.
O isolamento é a solução e é a condição do homem esquizoide do século XXI.

Homem Esquizóide do Século XXI

Unha de Gato pé de ferro
Neuro-cirurgiões gritam por mais
Na porta venenosa da paranóia
Homem esquizóide do século XXI.

Cremalheira de Sangue Arame farpado
Pira Funerária dos políticos
Inocentes estuprados com fogo napalm
Homem esquizóide do século XXI.

Semente mortal Ganância dos Homens Cegos
Crianças poetas famintas sangrando
Nada do que ele tem ele realmente precisa
Homem esquizóide do século XXI.(Peter Sienfield)

Desiludido

Estou aqui desiludido a procurar
A fé perdida, ao fim da vida, eu quero achar
Amei demais, fui bom rapaz, só fiz o bem
De tanto amar, eu me perdi, não sou ninguém
Na minha vida conheci desilusão
Gente fingida, sem amor, sem coração
Na minha vida conheci desilusão
Gente fingida, sem amor, sem coração
Muitas promessas de amor eu escutei
Da namorada, bem amada, que eu sonhei
Desiludiu-me, me perdi de uma vez
Ficou com outro, me deixou, não faz um mês
Na minha vida conheci desilusão
Gente fingida, sem amor, sem coração
Na minha vida conheci desilusão
Gente fingida, sem amor, sem coração
Os meus sonhos se esvaíram
Do meu ser para o espaço
Os meus sonhos contruídos
hoje todos destruídos
Desamor, tédio e fracasso
Na minha vida conheci desilusão
Gente fingida, sem amor, sem coração
Na minha vida conheci desilusão
Gente fingida, sem amor, sem coração(Carlos Roberto)




16 comentários:

  1. Eu, muito raramente, escrevo palavrões no meu blog porque também os falo raramente.

    Mas critérios são critérios, não temos direito de questionar as pessoas que adotam esse ou aquele, né, moço?

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Mas, Luna o velho Verden, 55 years old, anda cada vez mais rabugento(rs). As vezes imagino se eu tivesse filhos, coitado de mim, coitado deles(rs).
    Eu não posso chegar até os 60 anos, creio q nem eu vou me tolerar, né, moça?rs

    Grato pelo comentário.
    Um ótimo final de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Discordo solenemente : quem é rabugento DE VERDADE não reconhece o fato (assim como quem é doido, por exemplo). Arrisco dizer que tu é cheio de manias e que está em um momento rabugento.

    Eu sou lotada de manias e passo por fases muito rabugentas...rs

    ;)

    Beijocas, ótimo fds pra ti também.

    ResponderExcluir
  4. Luna, mas eu disse q uma das minhas características é a auto-crítica, coisa q parece q vc tem tb.rs. Algumas pessoas têm auto-crítica, poucas mas têm. E como sou cheio de manias...rs

    Tudo de bom, Luna!

    ResponderExcluir
  5. penso que essa coisa de se achar que é A ou que é B quem teria razão - ou os 2 ou ningúem, deve ser relativizado em função inclusive de ser vc quem esta inserido no problema.
    Por várias vezes eu deixo de dar minha opinião em várias discussões justamente para que não pensem de mim, entre vários adjetivos, que eu possa ser antipático ou arrogante; prepotente ou senhor da verdade, ou outros impublicáveis (rs). Se esse é o preço que muitas vezes se paga por ter opinião e declarar, prefiro o silêncio (ao menos na net)
    Nesse mundo "virtual" não há o que chamam de "olho no olho", aquela coisa que nos fala mais que muitas palavras. É pior que telefone, onde eu posso dizer "que bom que vc ligou" e fazer uma cara de nojo (já que ao menos no tel. podemos perceber o tom da voz). Então na net o que se escreve vale mais do que se faz. Eu li seu comentário lá e não tenho nenhuma resalva a fazer sobre. O único "senão" é que as coisas mais insensatas acontecem, por mais "difícil de crer" e por mais que uma pessoa possa parecer esclarecida. Acredite, meu amigo.
    []s e aparece para um café. Deixei um bom disco postado lá.

    ResponderExcluir
  6. Oi Only Good Song, não foi a seu respeito q eu quis dizer antipático ou arrogante. Dei meu palpite, imparcial, mas nunca tive essa ideia a seu respeito. Inclusive, minha mais que humilde pessoa se sente honrada no meu mais que humilde blog.
    Quanto ao lance de mundo virtual, tenho tido muitos prazeres, nossa quantos, creio ser quase impossível viver sem internet, mas, apesar de ter conhecido pessoas boas, nestes quase cinco anos de navegar pelo mundo virtual, creio ter colecionado mais frustrações que nos meus 50 anos de vida no chamado mundo real.

    Vou passar lá, sim!Obrigado!

    E apareça sempre!
    Otimo final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Tio Verden!

    Outro dia em uma conversa pelos corredores da net umas colegas minhas se admiraram de que mesmo tendo estudado história (aliás, continuo estudando), eu não tenha perdido a fé... Pois é, acho que nesse post o senhor falou sobre vários motivos que me levam a acreditar, a ter fé... A vida é dura demais para passar sem fé! Todos estamos acompanhados, todos estamos tão sozinhos e parece que nem nos entendemos mais...

    Enfim, mesmo assim, não acho que valha a pena desistir da vida ou de continuar caminhando... Bom ler o senhor uma vez mais e sim, essa música é estranha, tem uma sonoridade diferente, mas táh valendo.

    Cheros tio!

    ResponderExcluir
  8. Oi sobrinha.
    Muito bonita a sua mensagem.

    Muito obrigado e bom domingo!

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei daqui também. Vim para conhecer lhe dizer. Embora eu não comente com frequência, sempre que posso leio.

    Como humanos somos por demais complicados. Ultimamente tenho adotado a postura de não tentar compreender ninguém e nem me meter em discussões, principalmente em grupos. Me limito muito mais a observar.

    Compartilhamos da mesma opinião que estamos sós, mas acredite não estamos sós apenas neste mundo virtual, estamos sós embora acompanhados até mesmo fora do mundo virtual. O que nos liga uns aos outros são as afinidades e muitas vezes os conflitos nos distanciam.

    Eu tenho acredito em um ser superior e isso tem preenchido muito a minha vida e me ajudado a viver melhor. Não tento mais compreender o mundo. Deixo ele acontecer.

    Eu acredito muito no "estar aqui e agora". De qualquer forma, estando "aqui e agora" faremos a diferença na vida de alguém e contribuindo para diminuir a sensação de solidão que todos temos.

    Neste plano podemos até sentirmos que estamos sós, mas o que dizer dos outros planos da existência?

    Cheguei a conclusão que em algo superior devemos acreditar, só assim deixamos menos amarga nossa existência.

    Noto que você possui um enorme apreço por sua mãe. Tenha em mente que ele está sempre a lhe guiar os passos e não se sentirá só.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi Iza,

    Como é bom te ver aqui!

    Me desculpe, mas eu em mais nada acredito, no entanto, posso estar errado.
    Seria bom mesmo que neste vasto universo houvesse uma salvação pra nós, que pudéssemos ter um pouco de paz.
    Tenho acompanhado vc no seu blog. Não tenho comentado, não só no seu, como nos outros blogs, estou muito desiludido, mas torço imensamente para vc, querida Iza! Tudo de bom!
    Muito obrigado pela visita, e apareça sempre e sempre!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o que a Iza falou que estamos sós não somente no virtual, mas fora dele. A vida é complicada, as pessoas são complicadas e por mais que possamos pensar que alguém ou uma família está feliz, no fundo veremos que todos tem seus problemas ou que todos estão sós.

    ResponderExcluir
  12. Isso mesmo, Denise, e há quem afirme que é feliz, mas sua vida não passa de um tormento. Estamos sós, e eu era bem mais solitário quando vivia com os outros. Minha vida melhorou , depois que passei a viver sozinho.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que solidão faz até bem, as vezes é melhor se dar bem só consigo mesmo do que acompanhado de um monte de gente que só serve para brigar e discutir.

    ResponderExcluir
  14. Olha onde eu vim parar procurando a música do King Crimson, haha. Achei uma pessoa que vive do mesmo jeito que eu, e isso me assusta. Tenho apenas 15 anos, não gosto nem de imaginar como vou pensar quando estiver com 20. Mas é bom ver que não sou a unica, jurava que era louca.

    ResponderExcluir
  15. Seja bem-vinda, Michelle!

    Interessante, vc tão jovem e gostar de King Crimson.

    Pode-se dizer que desde aos 18 anos, me senti assim... E estou prestes a completar 56. Fico impressionado de como tenho conseguido sobreviver por tanto tempo.

    Obrigado!
    Apareça sempre!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores