quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Três Anos Sem Richard Wright




















Ando muito sem inspiração para postar e comentar nos blogs que sigo. No entanto, ao ver um post sobre os três anos da morte do tecladista do Pink Floyd, Richard Wright, no blog "Pink Floyd, My Life", resolvi fazer uma homenagem a ele.

Não sou emo, não gosto de me fazer de vítima e nem de ser dramático, embora , às vezes, o seja.rs.
Estou rindo pra não chorar. Estou triste, e a lembrança da perda desse grande músico, mais me entristece ainda.

Pink Floyd é a coisa musical que mais gosto. E Richard Wright era meu músico predileto do conjunto.

O ano de 2008 foi o pior da minha vida. Perdi minha mãe, e, um mês e meio depois, era a vez, de ficar sem meu compositor preferido. Pela primeira vez na vida, chorei pela morte de um artista. O fato de ter perdido minha mãe e a falta de rumo que eu estava, tendo ciência que minha vida mudaria com a partida da minha progenitora, devem ter contribuído para as minhas lágrimas.

Wright, segundo o mundo virtual, morreu aos 65 anos. Mas, as muitas biografias que li a seu respeito, antes de existir internet, dizem que o mesmo nasceu em 1945, não em em 1943.  Morreu com aquela terrível doença: câncer.  Talvez não tenha sofrido tanto, como muitos sofrem, pois dizem que a doença o consumiu rápido, "a batalha foi pequena".

A meu ver, ele era um inigualável compositor de baladas progressivas, que nos faziam viajar. Ele dizia que suas músicas eram melancólicas. Arranjador de primeira. Dono de uma belíssima e suave voz. Infelizmente, não compôs muito, chegando até a dizer, que mesmo adorando compor, poderia ter criado mais, "fui preguiçoso". Tido como modesto, não gostava de suas músicas antigas. A música que mais gosto na minha vida, "See Saw" é de sua autoria. Segundo ele, é a canção mais aborrecida de todos os tempos. "Remember a Day", admirada por todos os fãs e muitos não fãs do Floyd, Wright falava que tinha vergonha dela.
Já na época que o Pink Floyd tinha Syd Barrett(1946/2006), como seu líder, Wright dizia que tinha muitas, mas muitas músicas compostas , mas que nunca seriam escutadas, pois eram canções sem valor.
Gravou três discos fora da órbita do Floyd: "Wet Dream", que ele achou as letras fracas e que a produção poderia ter sido melhor; com o guitarrista Dave Harris, gravou sob o nome de Zee, o álbum "Identity", detestou o disco; e em em 1996 gravou "Broken China", esse parece que ele gostou.

Era o mais discreto, quieto e calado do grupo. Se casou bem jovem. Não se entendia bem com seu companheiro Roger Waters.

Richard Wright foi o maior anti-superstar que conheci.
Ele estava para gravar um novo disco, mas a morte chegou primeiro.





10 comentários:

  1. Senhor Verden já estava com saudades do senhor! Eu não entendo nada de música, mas gosto de ouvir o senhor fala de seus gosto, aliás é sempre bom ouvir as pessoas falando de suas paixões, de seus gostos!!!

    Enfim, há acabei de ler uma coisa que me lembrou o senhor, não é bem uma frase alegre, mas táh valendo:

    ‎"Uma alma destroçada, ferida pela adversidade, a ela pedimos que serene, quando a ouvimos chorar; mas estivéssemos nós sobrecarregados com o mesmo peso de sofrimento, tanto ou mais haveríamos de queixar-nos.""

    ResponderExcluir
  2. Que seleção gostosa tu fez aqui!

    E quanto a inspiração, ela volta. Crê, ela volta.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Pandora,

    Também não entendo de música, sou apenas um escutador de músicas.

    Muito bonita, profunda, a frase. Sabe quem é o autor?

    Muito obrigado pela sua presença e pela sua solidariedade.
    Viu os vídeos?rs

    Luna,

    Vc conhecia todas as músicas?
    Incrível o vídeo de "Far From The Harbour Wall", não?

    Grato pela força!

    Luna e Pandora, tudo de bom pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. pena que a morte chegou primeiro que o novo disco...

    Puxa o ano de 2008 não foi legal mesmo p/ vc né?
    Perder pessoas importantes, mesmo que seja um artista que admiramos ou uma pessoa de nossa família, sempre é muito triste e nos deixa muito para baixo.

    ResponderExcluir
  5. Que delicia de post, amei!!!
    Ele era amável, modesto e reservado, mas sua voz e modo de tocar comoventes eram essenciais, componentes mágicos do som mais identificável do Pink Floyd.Ele foi reponsável por muitas peças significativas da musica ao longo da carreira da banda. Estara sempre em nossos corações !!

    Minha favorita é Reaching for the rail!!!

    Brigado meu amigo!!

    beijos.Bom fim de semana pra cv!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Isuh,

    Num posto assim, seu comentário não poderia faltar.

    Até hoje não me conformo dele ter morrido antes de gravar suas mais recentes composições.

    A sua favorita, no geral?

    Eu q a agradeço, Isuh!

    Bom final de semana pra vc tb!

    ResponderExcluir
  7. Senhor Verden, solidariedade é sempre o minimo, é o sentimento mais ruim de todo, vc quer fazer algo pela pessoa, mas não tem o que fazer, então vc apenas tenta compreender!!!

    E sim, gostei de todos, mas gostei mais do Far From The Harbour Wall, já tinha visto ele antes no blog do delirios, eu acho! A animação ficou massa!

    E sim, os versos, se eu não me engano, do mesmo autor dessa ultima poesia que postei em meu blog, ou no minimo foi em uma página dele que vi!

    Cheros Senhor Verden, se cuide táh!

    ResponderExcluir
  8. Não, não concordo contigo, já é um modo de empatia.

    Essa música q vc citou, é bem melancólica. De fato, já havia postado no blog dos delírios.
    E é a minha preferida dele, na carreira solo.

    Tio Verden lhe agradece e lhe deseja uma ótima noite!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores