quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Apenas Humano?! Apenas Gentil, não?

Uma das coisas que mais gosto numa pessoa, é a gentileza; acompanhada da atenção, então, melhor ainda. Aliás, gentileza e atenção seriam as mesmas coisas, não? Bem, acho que estou exagerando, existe diferença entre uma e outra.

Sou tão radical , que costumo falar que prefiro lidar com um mau caráter educado do que com uma boa pessoa sem educação. Boas maneiras são essenciais.

Já falei que tenho um primo, que cheguei a considerar meu melhor amigo, que , com um certo orgulho, me disse: "Sou sem educação, sou um cavalo!"(impressionante como escolho mal minhas amizades-rs).
Meu pai não era educado, meu irmão idem. Esse chegou até a dizer, em tom ríspido, depois que minha mãe o chamou de bruto, "sou bruto e sem educação!". Minha mãe e minha ex-esposa eram educadas.

Conheci um sujeito, que se estiver vivo, deve ser setentão, era irmão de uma vizinha. O homem era delegado. Ele tinha cara de mau, um semblante sisudo, e, segundo as más línguas, era um homem mau. Não sei se corrupto, mas diziam que ele não era flor que se cheirasse. Contudo, ele era gentil demais. Impressionante sua (boa) educação.

Não podemos esquecer que existem os enganadores, presentes nas pessoas de lua, que um dia tratam-nos bem , mas no outro dia com desprezo, cara fechada...

Uma vez, um recepcionista de um prédio, no qual eu trabalhava, me tratou tão mal, que quase o agredi. Trabalhei nesta firma por 20 meses, e nunca o perdoei. Minha humilde pessoa tinha ímpetos de agredí-lo fisicamente(é sério mesmo!). Pior que, mesmo tratando mal as pessoas, tal praga era "velho de casa", mais de 20 anos trabalhando no prédio.

No último desentendimento que tive no mundo virtual, penso que fui vítima da descortesia de um blogueiro, que me agrediu injusta e estupidamente.

E, falando em blog, claro que admiro muito os educados, mormente os que respondem os comentários. Evidente, que não podemos acusar de mal educados os que não respondem, já que têm seus motivos, incluindo falta de  tempo.
Já parei de seguir e comentar em muitos blogs devido a falta de cortesia de certos blogueiros.


Existe também uma coisa chamada preconceito. Certas pessoas não vão com a cara de outras,e as tratam mal, não dando chance alguma de criar vínculos de amizade. Ora, as aparências enganam, e como!
Conheci muitas pessoas, que , a principio, não me simpatizei, mas dei chances de serem minhas amigas, as tratei bem, percebendo que me enganei a seus respeitos.

E o gato, da foto? Humano? Não, gentil, não é?rs.
O gato talvez seja o animal mais polêmico da face da Terra. Odiado por uns, amado por outros.  Quanto a mim, gosto, mas nem tanto. Penso até que o forte do gato é a beleza.  É muito falado que o bichano não tem amor aos donos, só gosta da casa; o que é contestado por aqueles que o adoram.
E, pelo que pude notar, as mulheres gostam mais de gato que os homens.
Minha mãe não gostava de gatos. Minha avó materna e sua filha caçula adoravam o animal. Minha tia materna, quando jovem, tinha um, chamado Gueguelo, que foi atropelado pelo inquilino da minha avó, o que arrancou lágrimas, na minha fria e egoísta tia.

O gentil gato da foto está praticando sua gentileza com o músico do Amon Duul 2, Cris Karrer, o malucão que é o cantor da música do post, "Vamos Rir?".
Karrer toca guitarra, violão, saxofone e violino.
Na música abaixo, ele que também faz o vocal e toca harmônica(gaita).
A canção não é louca, é progressiva,e até lírica.  Gosto muito da voz de Cris Karrer.

Livrai-nos das pessoas más educadas!
Viva os gentis!



19 comentários:

  1. Bom dia,Roderick!
    Concordo contigo e penso igual...
    Agora,os bichos estão encharcados de silêncio.Não cobram de nós senão um resíduo de amor.Não nos julgam por nossa aparência e muito menos pelo cargo que ocupamos.
    E me acalma na medida que descubro que estou ligado a eles e às plantas muito mais do que a muitas pessoas.
    Perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras, Paredes!

    Muito obrigado pelo comentário.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que me irrita pro-fun-da-men-te é gente que veste o manto da sinceridade e começa a disparar grosserias. Tenho vontade de bater na cara até cansar, te juro.

    E ainda dizem : "Eu falo mesmo porque sou muito sincero." Não é de dar nojo?! Primeiro que ninguém pode ser muito ou pouco sincero, só pode ser ou não ser e depois que muitas vezes ninguém pediu a opinião do tal ser.

    Prezo muito a educação e a gentileza e sou chata, bem chata com isso. Não gosto que apareçam de surpresa na minha casa, por exemplo, gosto de me preparar pra receber bem porque (rá!) isso também é ser gentil.

    Já falei demais, vou embora porque esse cara aí ao lado tá ameaçando me bater com algo que parece um martelo...rs

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Como é bom lidar com pessoas educadas! É fácil retribuir. Mesmo com opiniões diferentes e/ou insatisfação, podemos ser educados. Se alguém que lhe presta serviços faz algo errado, vai se aprimorar se você souber como manifestar sua insatisfação. Conheço pessoas com as quais tenho que conviver, que explodem por qualquer coisa e em qualquer lugar, de forma deselegante, chegando a ofender. Como é triste isso! Mesmo quando não é conosco, a falta de educação das pessoas nos incomoda.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Luna,

    Vc me mata de rir.rs. Está com medo do Vincent Price(o homem do martelo)?rs
    Muitos "francos" nos ofendem, e como!
    Agora, eu já tive esse costume de visitar sem avisar antes...
    Vc não falou demais, falou bem, o q é correto.
    Ah, e vc é dessas blogueiras q respondem a todos q comentam. Aplaudo isso, ok?

    Marilene,

    Apesar de muitas pessoas ficarem admiradas com a minha educação, tenho um defeito grave, sou um agressivo verbal. Até q certas pessoas merecem minha agressividade, mas, minha amada mesmo já foi vítima de alguns dos meus destemperos e não merecia ser alvo de tanta ira.
    Muito nervoso, costumo exagerar, se uma determinada pessoa tem 30% de culpa, a trato como se tivesse 100% errada. Quando jovem, eu era mais tranquilo, me controlava mais, mas , agora... Isso é herança do meu pai, q era bem pior ainda do q eu.

    Obrigado, Luna e Marilene.

    ResponderExcluir
  6. Admiro muito também a pessoa que é gentil e educada. Confesso que sou meio estabanada, não sou nada meiga, mas procuro ser educada e gentil com as pessoas, não sei se consigo.. rs

    Mas se tem uma coisa que me deixa irada é a pessoa que se faz de difícil, principalmente na internet, me dá logo vontade de deixar pra lá e no cotidiano o que me irrita são os que estão bem num dia e mal no outro, conforme vc disse. Isso também me tira do sério.

    Quanto a responder comentários, acho que seu blog é unico que volto sempre pra ler a resposta, porque sempre você responde com cuidado. Já eu, bem que gostaria de responder todos, mas me falta realmente tempo. E para responder uns e outro não, prefiro não responder nenhum.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Ei Roderick!
    Estou me perguntando se sou uma dessas pessoas que a princípio vc não simpatizou.
    Cara, eu adoro animais. O meu predileto é o cachorro. Não gosto de gatos, mas admiro.
    E esse som?! Me transportou para Lumiar dos anos 70...

    ResponderExcluir
  8. Dama,

    Vc é muito educada e gentil.

    Ana,

    Sempre fui seu fã!
    O meu animal predileto é o papagaio.
    O disco foi gravado em 1978. Gostou, não?

    Ana e Dama, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Passando pra deixar um beijo pro Vincent Price. ;)

    ResponderExcluir
  10. Senhor Verden eu confesso que tenho medo de gente gentil demais, polida demais, as vezes isso me soa artificial, quase perigoso, mas isso ocorre porque sou muito acostumada a lidar com ignorancias, é fogo, mas é verdade, é muito mais fácil colocar uma pessoa ignorante em seu devido lugar do que receber de peito aberto uma atitude educada, o que me faz ter muita dificuldade na hora de uma paquera, eu não confio muito nos homens.

    Ah, Mainha diz que ignorancia é a pior pobreza, então eu tento ser educada, polida, se fala comigo tento responder, se a pessoa é presente quero ser presente também, reciprocidade é a palavra-chave!

    Enfim, é isso senhor Verden!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Roderick!
    Ótimo fim de semana,...e uma frase de Katherine Hepburn:
    Nunca deixo de ter em mente
    que o fato
    de existir
    já é divertido

    ResponderExcluir
  12. Luna,

    E ele te retribui. Não sei se vc sabe, ele foi um cavalheiro, Barbara Steele mesmo disse isso a seu respeito.

    Pandora,

    Te acho muito educada e gentil. De fato, existem os falsos, q, na verdade, são artificiais.
    É comum as mulheres não confiarem nos homens. Só entre nós, eu também não confio nas mulheres.rs

    Bom dia, Paredes!

    Não conhecia essa frase da famosa atriz.
    Paredes, vc uma vez falou q é dramático, lembra?
    Eu também sou, e, hoje, minha dramaticidade se misturou com minha amargura, no momento, não estou achando nada divertido, estou mais pra, "Há dias na vida, q a gente pensa q não vai conseguir, q é bem melhor deixar de tudo e fugir...". Mas, "tudo passa, tudo é frágio", e "nada fica, nada ficará".
    Perdão pela minha amargura.

    Luna, Pandora, Paredes,

    Um ótimo final de semana pra vcs!

    ResponderExcluir
  13. Gosto dos gatos. Às vezes eles parecem interesseiros, mas na maioria das vezes sabem demonstrar afeição. Minha gata fica 'roçando' em minhas pernas quando eu chego em casa. Parece ser amor...

    ResponderExcluir
  14. ô Gilberto, até q enfim aparece por aqui. Mas, Gilberto, será q não é pela sua ausência, no caso a falta de alimentos, como o leite? rs

    ResponderExcluir
  15. Acho que não. Minha mãe acaba cuidando dessa parte da alimentação. rs

    ResponderExcluir
  16. olá,
    estava andando aqui por justamente não ter dito um "olá" e dito também um agradecer pelas palavras que você deixou no blog.
    é pelo visto escolhi a certa pra ler.
    desculpa a demora do chegar aqui e devolver a gentileza, é que a vida vai levando a gente de uma forma as vezes que quando você vê já se passou vários dias.
    então tá,
    até.
    mary

    ResponderExcluir
  17. Nada q se desculpar, MAry, tenho é que agradecer à sua gentileza.

    Apareça sempre!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos.

Marcadores